TI Algar Telecom | 11 de junho de 2021

Principais desafios em manter uma nuvem híbrida

Tempo de leitura: 5 minutos

Cada dia mais, empresas de todos os setores estão aproveitando os benefícios das nuvens pública e privada e mergulhando em uma arquitetura de nuvem híbrida.

Embora esses ambientes ofereçam um alto nível de controle, flexibilidade e segurança, eles também oferecem um novo nível de complexidade.

Essa complexidade tende a gerar novos desafios para a TI da empresa. No artigo de hoje, contamos quais são estes desafios e como superá-los para extrair o melhor da sua arquitetura híbrida!

Desafio #1: Riscos de segurança

Os riscos associados à segurança são provavelmente o maior desafio enfrentado pela sua adoção.

A razão para ter uma ambiente privada é proteger dados confidenciais. Com o modelo híbrido, as empresas precisam gerenciar simultaneamente diferentes plataformas de segurança. Neste cenário, a transferência de dados seletivos entre nuvens privadas e públicas torna-se crucial.

Isto porque dados sensíveis não podem ser “externalizados”, ou seja, armazenados em um data center público, mesmo que na nuvem.

O problema é ampliado se você tiver diferentes provedores públicos, como Microsoft e Amazon, uma vez que fica difícil entender quem tem acesso a quê e onde.

Consequentemente, o gerenciamento se torna crítico, pois as empresas precisam monitorar cuidadosamente como os dados fluem entre os ambientes públicos e privados.

Desafio #2: Lidar com vários provedores

Este talvez seja o maior desafio de gerenciar uma nuvem híbrida. Em geral, as organizações estão executando um ambiente híbrido multicloud, quando vários fornecedores, tanto público quanto privado, são combinados.

Ter vários provedores muitas vezes leva à confusão sobre qual ambiente está sendo implantado e como acompanhar os custos gerados por cada um deles.

Portanto, embora um ambiente híbrido possa ajudá-lo a gerenciar seus custos maximizando sua eficiência de carga de trabalho, ele também pode causar mais dores de cabeça porque você está lidando com mais de um provedor.

Você vai precisar ter um plano de comunicação forte entre sua equipe de TI e as equipes de seus fornecedores.

Veja mais >> TI Híbrida: entenda qual tipo de aplicação deve ir para a nuvem

Desafio #3: Gerenciar os custos de vários fornecedores

A gestão de vários fornecedores também traz um outro desafio: o controle dos custos.

Como uma infraestrutura pública permite que você consuma recursos facilmente, sua equipe pode acabar gastando mais do que imagina se não tomar cuidado.

Ela também força os usuários a prever a capacidade, dimensionando as máquinas virtuais com antecedência. Não é incomum superdimensionar a capacidade, o que adiciona despesas desnecessárias.

O gerenciamento de custos é um elemento importante para o uso bem-sucedido de recursos de nuvem híbrida. E é algo que pode ser alcançado, mas apenas quando você tem as salvaguardas certas no lugar.

Desafio #4: Conformidade com as leis de privacidade

A conformidade com as leis e regulamentos, especialmente a Lei Geral de Proteção dos Dados (LGPD), se tornou uma preocupação constante para as empresas. 

Hoje, as empresas chamadas de controladoras são responsáveis pelas ações que seus fornecedores contratados, chamados de operadores, fazem com seus dados. Isso significa que uma empresa pode ser responsabilizada pela forma com que um fornecedor armazena as informações.

É preciso ter certeza de que seu provedor de serviços cumpri com os requisitos da LGPD. Isso pode se tornar complexo em um ambiente de híbrido, com a empresa tendo que lidar com diversos fornecedores.

Todos esses desafios são críticos na hora de gerenciar um ambiente híbrido. A boa notícia, no entanto, é que uma única solução pode solucionar todos eles.

O CloudPlus da Algar Telecom é uma solução que gerencia seus ambientes de nuvem com simplicidade. Você ganha visibilidade sobre como as cagas de trabalho estão se movendo e previsão dos custos gerados.

Conheça agora mesmo o CloudPlus! Peça uma cotação agora mesmo e conheça a revolução no armazenamento em nuvem!

Deixe seu comentário