TI Algar Telecom | 30 de julho de 2020

Por que terceirizar o SOC da sua empresa?

Tempo de leitura: 5 minutos

À medida que as ameaças digitais se tornam cada vez mais sofisticadas, contar com soluções de segurança eficazes e com profissionais altamente especializados se torna essencial. Nesse sentido, a adoção do SOC (Security Operations Center) tem se mostrado a resposta ideal para garantir a proteção dos dados empresariais e a alta disponibilidade dos sistemas.

Essa solução é muito eficaz contra o vazamento de dados. Dessa forma, ela ajuda a evitar prejuízos financeiros, perda de credibilidade da empresa no mercado  e problemas de conformidade com regulamentos, como a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Em resumo, o SOC pode ser definido como o centralizador de soluções de segurança cibernética de uma empresa. Ou seja, uma instalação dotada de equipamentos, ferramentas avançadas e equipe especializada, que tem por objetivo detectar, registrar e responder a possíveis ataques que a organização possa sofrer.

Para contar com essa solução, as empresas podem desenvolver uma estrutura própria ou contratar um serviço de uma empresa especialista. A seguir, você vai conhecer os motivos pelos quais é muito mais interessante optar pela terceirização. Confira!

Por que terceirizar o SOC da sua empresa?

Para empresas de todos os tamanhos, a terceirização do SOC tem se mostrado uma opção muito mais atrativa e com melhor retorno de investimento. Conheça alguns motivos!

Menor custo

Para estabelecer um SOC in-house, sua empresa precisa contar com especialistas em cada uma das áreas abordadas.

Hoje, encontrar profissionais especializados em segurança cibernética e com conhecimento em abordagem SOC é um verdadeiro desafio. Por isso, sua empresa deve estar disposta a oferecer propostas salariais muito atrativas.

Além disso, manter e desenvolver as habilidades desses especialistas em novas tecnologias, ameaças, padrões e processos requer tempo e um orçamento significativo.

Sua empresa também precisa realizar grandes e constantes investimentos em infraestrutura de segurança de TI, o que envolve equipamentos, licenciamento de ferramentas avançadas e atualizações de softwares.

Já com um SOC terceirizado, sua empresa só precisa realizar pagamentos mensais pelos serviços prestados. Isso significa economia e melhor distribuição dos gastos ao longo do ano, possibilitando um melhor controle do fluxo de caixa.

Leia também: Comece 2020 protegido com o SOC

Experiência compartilhada

O SOC terceirizado possui múltiplas equipes empenhadas em garantir a segurança de uma série de empresas. Isso faz com que eles tenham um conhecimento muito mais abrangente acerca de ameaças, vulnerabilidades e métodos de proteção.

Ou seja, sua empresa pode aproveitar os serviços otimizados com base nas tendências e detecções de ameaças realizadas para outros clientes. Isso ajuda sua empresa a estar muito mais protegida contra as mais diversas modalidades de ataques.

Mais tempo para se dedicar ao seu core business

O envolvimento da equipe de TI local com tarefas relacionadas ao SOC  torna o setor menos produtivo. Isso porque os colaboradores precisam dedicar parte do seu tempo de trabalho a treinamentos, atualizações, certificações e demais questões de segurança.

Já ao contratar um SOC terceirizado, você permite que eles tenham muito mais tempo para se dedicar à atividade principal da sua empresa.

Isso significa que eles poderão resolver os incidentes do dia a dia com muito mais rapidez, além de poder se dedicar ao desenvolvimento de soluções que otimizem os processos internos e gerem novas oportunidades de negócio.

Escalabilidade e flexibilidade

Um SOC in-house, muitas vezes, acaba sendo um fator limitador para as empresas. Por exemplo, toda vez que uma nova solução tecnológica precisa ser implantada, faz-se necessário uma análise completa e detalhada para saber exatamente quais processos serão impactados e como isso interfere na segurança.

A partir disso, é necessário avaliar se é necessário uma remodelagem dos processos de SOC para garantir que a empresa esteja protegida. Quando isso é feito internamente, esse processo leva um tempo considerável, uma vez que sua equipe ainda precisa lidar com todas as requisições diárias.

Dentre outras coisas, isso impede que sua empresa possa reagir rapidamente às mudanças de mercado, fazendo com que ela perca competitividade e, até mesmo, oportunidades de negócio.

O SOC terceirizado, por sua vez, consegue dar respostas muito mais rápidas, tornando sua empresa mais responsiva, sem abrir mão da segurança. Isso porque os prestadores de serviço de SOC possuem equipes muito mais estruturadas e com conhecimento amplo em diferentes cenários. Isso possibilita análises avançadas em um curto espaço de tempo.

Documentação

Em SOCs internos, na maioria dos casos, as equipes encontram-se sobrecarregadas resolvendo os incidentes de segurança e atendendo as demandas internas.

Frequentemente, isso impede a elaboração adequada de uma documentação acerca dos ataques enfrentados, dos procedimentos adotados, do volume de incidência etc. Essas informações são imprescindíveis para a elaboração de estratégias de segurança mais eficazes e de prevenção de ataques.

Como um SOC terceirizado, mesmo que os ataques ocorram, a corporação estará preparada para se reerguer diante de uma possível perda de dados.

Agora você já conhece alguns dos motivos que tornam a terceirização do SOC uma alternativa muito mais atraente para as empresas.

Aproveite para conhecer também os processos desempenhados no SOC e como eles ajudam a tornar seu ambiente empresarial mais seguro!

Deixe seu comentário