Inovação Algar Telecom | 31 de julho de 2020

Como inovar em tempos difíceis?

Tempo de leitura: 5 minutos

Afinal, como inovar em tempos difíceis? Esse foi o tema da live que a Algar Telecom promoveu com o Gustavo Caetano, que foi eleito uma das 10 mentes mais inovadoras do país e foi considerado o Mark Zuckerberg brasileiro pela Business Insider. E, hoje, é um influencer oficial do LinkedIn, ao lado de grandes nomes como Bill Gates.

Em um bate-papo com a Analista de Comunicação Sênior Renata Carvalho e com o Diretor de Negócios MPE Aislan Mendonça (ambos da Algar Telecom), Gustavo compartilhou algumas de suas ricas experiências.

Veja agora quais foram as principais dicas da live e aprenda como inovar em tempos difíceis!

Saiba expor a sua ideia para os investidores

Para aprender como inovar em tempos difíceis é importante saber defender a sua ideia para os investidores. Apresente-a com paixão e venda o seu produto.

Não podemos ter medo de vender a nossa proposta no mercado por considerar que alguém pode copiá-la. Um erro muito grande dos empreendedores é exatamente esse: não dar novas ideias por terem medo de não conseguir desenvolvê-las por completo; outra pessoa vir e copiar.

“Enquanto você fizer isso, é só algo que está na sua cabeça e não tem valor nenhum, pois uma ideia não tem valor sem a sua execução. Gustavo Caetano

Portanto, é essencial que os empreendedores tirem os seus sonhos da sua cabeça, não importa se vai dar certo. Tente e corra atrás do que você acredita.

Leia também: 4 passos para criar uma cultura de inovação na sua empresa

Saiba receber “não”

Convenhamos: não é legal ter uma ideia brilhante, apresentá-la para o mercado e só receber “não” por parte das parcerias e investidores, correto? Mas Gustavo salienta que, antes de receber um “sim”, recebeu várias respostas negativas de diversas empresas (mais de 50!).

Para ele, o mais importante é compreender os motivos pelos quais as pessoas disseram não e questionar: “como você me daria um sim”? Nesse aspecto, tenha humildade para entender o que faria o cliente dizer sim em uma segunda oportunidade; assim, é uma boa oportunidade para saber como inovar em tempos difíceis.

Aislan ainda completou: “o não é uma faculdade, porque você vai tirando vários aprendizados e os replicando. É importante aprender sempre e encontrar soluções em tempos difíceis”.

Desenvolva a criatividade para saber como inovar na crise

Nesse momento de pandemia é importante, primeiramente, ter empatia com as pessoas. Afinal, muitas estão sofrendo com os efeitos negativos da crise. Por isso, desenvolva a criatividade e encontre uma forma para levar luz e esperança a elas.

Gustavo ressalta: “as pessoas pensam que inovar é o processo de criar algo que não existe, fazer algo que ninguém fez ainda. A inovação, geralmente, é a arte de simplificar, de cortar e de tirar atritos”.

Entenda quem é o seu cliente

É preciso ter em mente que o seu cliente não pode ser categorizado como “homem, 44 anos”. É necessário compreender as suas dores e os seus problemas e saber resolver isso.

Assim, você pode criar conteúdos e materiais de qualidade para que ele veja que a sua empresa é especialista no assunto, tornando-se uma referência no segmento.

Dessa forma, o consumidor procura a sua empresa — ao invés de a sua empresa ter que bater de porta em porta.

Para Aislan:“é bom trazer algo novo para alguém te ouvir; se você não resolver uma dor, o cliente não vai te ouvir”.

Não tenha medo de experimentar o desconhecido para saber como inovar na crise

Gustavo relatou que a sua maior mudança na pandemia foi experimentar o desconhecido. Ele deu o exemplo das lives: antes da pandemia ele não tinha feito nenhuma e, agora, mais de 100.

Esta live teve a duração de uma hora e respondeu à dúvida de alguns empresários de forma interativa. Assista a transmissão completa abaixo:

Confira outras dicas rápidas e importantes:

  • crie um diferencial competitivo para sair do comum e da guerra de preço;
  • não fique em cima do muro: determine se você está no mercado para brigar por preço, valor ou por lock-in;
  • crie uma ótima rede de relacionamentos para a sua ideia ir a diante;
  • não confunda custo com investimento quando procurar aprender como inovar em tempos difíceis;
  • não corte custos onde você deve acelerar;
  • identifique o nível de satisfação do seu cliente em todos os pontos da jornada de compra;
  • ajude as empresas a saírem da crise e conte histórias inspiradoras; e
  • experimente o seu produto/serviço para ter a visão do cliente e propor melhorias nos processos.

Conheça o Empreendedor Labs

A live é um projeto do Empreendedor Labs da Algar Telecom, que visa contribuir com os pequenos e microempresários por meio de conteúdos ricos e que gerem valor aos seus negócios.

Gostou de aprender como inovar em tempos difíceis? Então, clique aqui e conheça o Empreendedor Labs! Nele, você encontrará ótimas iniciativas, tendências de mercado e ferramentas que facilitem o seu cotidiano.

https://www.algartelecom.com.br/empresas?utm_source=blog&utm_medium=banner&utm_campaign=algarempresa

Deixe seu comentário