TI Algar Telecom | 29 de outubro de 2020

Como proteger os dados da sua empresa com o Cloud Backup

Tempo de leitura: 5 minutos

Com a transformação digital, as ferramentas tecnológicas passaram a desempenhar um papel central nas estratégias de negócio. Nesse cenário, os dados são bens altamente valiosos que precisam ser muito protegidos. A Algar Telecom pode ajudar você nessa missão, oferecendo serviços eficazes e seguros, como o Cloud Backup.

Como se sabe, a realização de backup é um processo muito importante para a continuidade dos negócios. É por meio dessas cópias de segurança que as empresas conseguem recuperar dados que, de alguma forma, tenham sido perdidos.

No passado, isso significava discos rígidos externos, parceria com empresas de armazenamento de dados de terceiros ou configuração de servidores alternativos para sua empresa.

O backup em nuvem, no entanto, mudou a maneira como os consumidores e proprietários de negócios armazenam, usam e acessam esse tipo de dados.

Segundo um estudo do Gartner, o segmento de serviços de gerenciamento e segurança em nuvem, incluindo o backup, deve movimentar cerca de US$ 14,7 bilhões no mercado global em 2020, um aumento de quase US$ 2 bilhões em relação a 2019.

A seguir, você vai conhecer mais sobre essa solução e entender por que ela tem sido cada vez mais buscada por empresas de todos os tamanhos. Confira!

Qual a importância do backup?

Sua empresa gera muitas informações importantes, que estão sob constante ameaça. Além de proteger seus dados contra ataques cibernéticos, como o ransomware, você precisa estar preparado para incidentes como queima de servidores, desastres naturais, incêndios, erros de colaboradores etc.

Nesse sentido, nenhuma solução é tão eficaz quanto o backup ou, mais especificamente, o backup em nuvem. Isso porque você cria uma cópia de segurança de seus dados importantes, que podem ser recuperados rapidamente, sempre que for necessário.

Quando o backup é feito localmente, você precisa se preocupar com políticas de disaster recovery, bem como com a proteção de seu servidor.

Com soluções como o Cloud Backup, você não tem esse tipo de problema, visto que ele é abstrato e descentralizado. Isso significa que, uma vez feita a cópia de segurança, você não precisa se preocupar com a proteção física.

Isso fica a cargo da Algar Telecom, que possui uma infraestrutura segura e estrategicamente localizada, a fim de garantir alta disponibilidade, redundância e resiliência.

Especialmente para pequenas empresas, é uma grande vantagem poder armazenar seus dados de backup em uma infraestrutura robusta e que atende a rigorosos padrões de segurança. Para conhecer outros benefícios, clique aqui.

Cloud Backup e armazenamento em nuvem são a mesma coisa?

Algumas pessoas acreditam que, ao armazenar os dados na nuvem, não é preciso realizar procedimentos de backup. No entanto, isso não é verdade.

Apesar do armazenamento em nuvem ser muito seguro, ele não é e nem substitui um backup. Vale ressaltar que o propósito do backup e o do armazenamento são totalmente diferentes.

O armazenamento em nuvem é uma alternativa ao armazenamento local e oferece uma série de vantagens, tais como uma infraestrutura segura e escalável e a redução de custos, pois livra a empresa da compra e manutenção de servidores.

Já o Cloud Backup é uma cópia de segurança dos seus dados. Ou seja, ao contrário dos dados armazenados em nuvem, que são acessados constantemente, os backups serão utilizados somente quando for necessário recuperar uma informação perdida.

Logo, os documentos armazenados na nuvem podem ser alterados, deletados e substituídos no decorrer das atividades da sua empresa. Caso alguma dessas mudanças seja feita indevidamente ou por engano, os dados podem ser recuperados a partir do backup.

Para saber outras diferenças entre armazenamento e backup em nuvem, clique aqui!

Quais as principais vantagens do Cloud Backup?

Como citado anteriormente, uma das grandes vantagens do Cloud Backup é que ele é descentralizado. Dessa forma, mesmo em casos de tragédia, como um incêndio que comprometa toda a infraestrutura da sua empresa, seus dados ainda estarão seguros.

Mas essa não é a única vantagem. Confira outras a seguir!

Capacidade ilimitada

Hoje, vivemos a era do Big Data, na qual as empresas produzem e utilizam um imenso volume de dados em suas operações. 

Diante disso, quando o backup é feito localmente, é extremamente importante estar atento à capacidade de seus servidores ou mídias de backup, para não correr o risco de deixar parte de seus dados de fora do procedimento.

Já com o Cloud Backup você não precisa ter esse tipo de preocupação. Com essa solução, sua capacidade de armazenamento pode ser ajustada conforme a sua necessidade e você só paga pelo que utilizar.

Pagamento em moeda nacional (Real)

Muitos provedores de nuvem oferecem soluções de backup em nuvem que são faturadas em dólar. Com isso, as empresas ficam refém da variação cambial e não conseguem ter uma estimativa precisa de quanto irão gastar por mês, o que pode prejudicar o fluxo de caixa.

Já o Cloud Backup, da Algar Telecom, é uma solução faturada em moeda local. Desse modo, sua empresa sabe exatamente quanto vai gastar no fim do mês e não tem custos adicionais com a variação cambial.

Autonomia na gestão

O Cloud Backup oferece recursos intuitivos e visuais para que você possa localizar os arquivos que precisam ser restaurados de maneira rápida e fácil.

Você pode, por exemplo, analisar os históricos de ações e recuperar as informações através da internet, utilizando qualquer dispositivo. É mais agilidade e mobilidade para a sua empresa.

Rotinas automatizadas

O Cloud Backup permite que você crie rotinas de backup e automatize o processo. Dessa forma, você não corre o risco de ficar sem suas cópias de segurança devido a esquecimento ou indisponibilidade de sua equipe de TI.

Além disso, esse recurso libera mais tempo para suas equipes de TI, que podem se dedicar a outras atividades de maior valor agregado.

Confiabilidade

A Algar Telecom é uma empresa com mais de 66 anos de atuação e que conta com um índice de satisfação de 94% dos seus clientes corporativos. Isso, por si só, diz muito sobre a qualidade dos serviços que a empresa oferece.

Além disso, a Algar Telecom conta com uma infraestrutura robusta, softwares de proteção avançados, data centers estrategicamente localizados e uma equipe técnica de alto nível para garantir a proteção dos seus dados.

Essas são algumas vantagens que você pode obter ao migrar o seu backup para a nuvem da Algar Telecom. Clique aqui para conhecer outros benefícios.

Aproveite e conheça também os planos e valores do Cloud Backup e comece a utilizá-lo agora mesmo!

Deixe seu comentário