Artigos Algar Telecom | 7 de julho de 2020

Transforma Já: governança focada em eficiência com alta performance

Tempo de leitura: 5 minutos

A tecnologia hoje está completamente integrada ao mundo corporativo. Não há um setor dentro de uma empresa que não utilize uma solução tecnológica para a otimização ou mesmo para a execução rotineira de um processo. Diante desse cenário, uma governança de TI se faz extremamente necessária para garantir a qualidade e a alta performance de todos os setores.

Estratégias de governança corporativa não são novidades no mercado. Elas são aplicadas por empresas que buscam um aperfeiçoamento interno, possibilitando que os profissionais gerenciem suas rotinas e melhorem seus resultados. A governança de TI foca justamente no setor que age como suporte para as outras áreas, agregando valor a cada uma.

Quer saber como uma governança focada em eficiência e alta performance pode fazer toda diferença para o seu negócio mesmo nos momentos mais instáveis? Continue lendo e entenda mais!

O que é a governança de TI?

Como dito, a governança de TI é a estratégia que foca na expansão e no aperfeiçoamento da estrutura tecnológica de uma empresa. O trabalho é desenvolvido a partir da criação de diretrizes e rotinas que possibilitem o crescimento tecnológico e a solidificação de um ambiente que prime pela excelência diária.

Na prática, uma governança de TI bem-sucedida permite que os outros setores, através de soluções inteligentes, tenham:

Portanto, se a sua empresa não trabalha com uma governança de TI, deveria começar agora mesmo. Em tempos “normais”, talvez você acredite que as ferramentas adotadas aleatoriamente sejam suficientes, que falhas sejam aceitáveis e que não há problema em gastar um pouco mais além do orçamento previsto.

Porém, em situações adversas, principalmente macroambientes, você percebe que esses detalhes fazem toda a diferença para o crescimento do negócio ou até mesmo para a sua continuidade.

Por isso, mesmo que a sua empresa não tenha um histórico de gestões inovadoras, “transforma já”. Dê os primeiros passos para garantir soluções que reduzam os custos e aumentem a eficiência.

Leia também: Governança de TI – boas práticas para alinhar a tecnologia aos negócios

Quais são os benefícios das políticas de governança de TI para o seu negócio?

Em geral, a governança de TI cria uma base tecnológica para cada setor. É um trabalho em conjunto: os gestores dos outros setores, que também estão trabalhando dentro de uma governança corporativa, identificam suas necessidades, e a parte de TI aponta as melhores soluções para saná-las.

Cada setor representa uma peça de um grande quebra-cabeça, que, quando juntas, formam um projeto sólido e bem-sucedido.

Mas quais são os benefícios em médio prazo desse trabalho mais técnico e coletivo? Confira alguns exemplos logo abaixo!

Fim das decisões intempestivas e precipitadas

Um erro bastante comum em muitas empresas é o investimento precipitado em ferramentas e estratégias. Em longo prazo, decisões equivocadas acabam causando grandes impactos negativos no negócio.

Esse tipo de situação praticamente inexiste dentro das políticas de governança de TI. Como vimos, há um trabalho inteligente de identificação das carências tecnológicas de cada setor e uma definição calculada sobre a solução mais adequada. Com o suporte de especialistas, a tendência é você acertar cada vez mais nas decisões importantes.

Alinhamento entre produtividade e contenção de gastos

Na governança de TI, as escolhas das soluções são moldadas de acordo com a rotina de trabalho das equipes, trazendo maior efetividade para os serviços e diminuindo os gastos com desperdícios e falhas.

Na prática, você passa a ter uma empresa alinhada à inovação e à alta performance de maneira real. E, como dito anteriormente, isso faz toda a diferença para a competitividade e estabilidade da sua marca, mesmo em momentos de instabilidade do mercado.

Por fim, vale destacar que uma governança bem estruturada deve somar lideranças internas a especialistas externos, pois os líderes conhecem a empresa enquanto os técnicos trazem o conhecimento especializado.

Assim, com a expertise das soluções de internet de alto desempenho, segurança de dados e gestão de cloud da Algar Telecom, você consegue inovar o seu negócio por meio da tecnologia, mantendo a produtividade em alta e a operação estável e segura. Transforme já!

Gostou do artigo? Que tal agora conhecer 5 maneiras de implementar a inovação tecnológica na sua empresa?

https://www.algartelecom.com.br/empresas?utm_source=blog&utm_medium=banner&utm_campaign=algarempresa

Deixe seu comentário