Inovação Algar Telecom | 6 de julho de 2020

Transforma Já: inovação é a maneira mais rápida de otimizar custos

Tempo de leitura: 5 minutos

 No dicionário, inovação é definida como “a criação de algo novo”. Já no mundo empresarial, a inovação está muito ligada à transformação digital e à utilização da tecnologia para aprimorar processos, diminuir custos financeiros e trazer excelência para os negócios.

Porém, a inovação e a transformação digital não se limitam à implementação tecnológica. Inovar também significa trazer à tona novas maneiras de desenvolver produtos e serviços. Horários flexíveis, home office e liderança participativa também fazem parte da inovação no mundo empresarial.

Mas é claro que a tecnologia tem papel de destaque na transformação digital das instituições. E, quando focamos na necessidade de redução de custos, isso fica ainda mais evidente. Graças à tecnologia remota, as empresas conseguem controlar os seus gastos sem precisar diminuir sua rotina.

Quer entender melhor sobre o assunto? Continue lendo e veja como a transformação digital já se tornou algo mais que essencial para sua empresa!

Por que a transformação digital é tão importante para o seu negócio?

Possivelmente você já vem escutando há algum tempo que a transformação digital é algo importante para qualquer empresa do século XXI. Uma verdade que se torna mais concreta a cada dia que passa.

O fato é que aqueles que ainda se mostravam incrédulos em relação à necessidade da inovação nas empresas, provavelmente, tiveram um choque de realidade muito grande nos dias de hoje.

Agora, em 2020, com a pandemia do coronavírus e a obrigatoriedade de distanciamento social, as práticas e as ferramentas da transformação digital nunca foram tão urgentes.

“Transformação já!”: esse é o grito que deve ecoar em todos os negócios que não estavam preparados antes de 2020. Hoje, inovação não é mais uma questão de luxo ou de escolha, é algo essencial para a continuidade das empresas.

No cenário atual, além de contratempos na operação, as empresas enfrentam dificuldades em termos financeiros. E a inovação é a melhor alternativa para ajudá-las nesses dois fatores.

Graças a práticas modernas, como o home office e a implementação de tecnologias remotas, as empresas conseguem manter suas atividades funcionando ao mesmo tempo em que adaptam os seus custos à nova realidade.

Aquelas que já trabalhavam com a transformação digital certamente estão sentindo menos os impactos da crise. Se esse não for o seu caso, “transforme já”!

Leia também: Período de home office – como reduzir a geração de resíduos dentro de casa?

Como a inovação pode ser a melhor solução para otimizar custos?

Mesmo sem pandemias ou outros fatores mais extremos, a verdade é que o mercado não é uma linha constante. Oscilações fazem parte da rotina de qualquer setor, com altas e quedas muitas vezes repentinas.

Por isso, para garantir a sobrevivência do seu negócio, é necessário estar sempre um passo à frente. O controle de custos, por exemplo, é algo que deve ser feito continuamente. Mas você não será bem-sucedido nesse objetivo sendo repetitivo em suas ações. É preciso inovar.

Entenda, a seguir, como algumas práticas da transformação digital podem ajudar você a diminuir gastos durante a pandemia ou em qualquer outro momento.

Serviço de telefonia mais barato e mais eficiente

A telefonia ainda é considerada o canal de comunicação mais humanizado. Por isso, é importante mantê-la para oferecer uma experiência completa ao seu cliente. E a boa notícia é que esse serviço não precisa mais ser tão oneroso quanto no passado.

Hoje, a inovação já conta com o ToIP, uma telefonia mais rápida, completa e com menores tarifas. A ferramenta também oferece uma comunicação mais limpa e com condições diferenciadas, como a integração completa entre redes de dados e voz.

Ao assinar o serviço de uma empresa especializada, você pode ter tarifas reduzidas para ligações de longa distância e gratuidade de chamadas entre a matriz e suas filiais.

Mais economia com tecnologias em nuvem

Não há como adotar a transformação digital sem contar com as soluções em nuvem. Esse tipo de tecnologia é, basicamente, a resposta para aqueles que buscam otimização e contenção de gastos.

A primeira grande vantagem que a nuvem oferece é a economia interna. Ao contar com soluções cloud, você deixa de utilizar papéis, hardwares e outros itens físicos, gastando menos e acabando definitivamente com o desperdício.

Além disso, você ganha em mobilidade. Os trabalhadores em home office, por exemplo, passam a contar com praticamente todo o suporte de arquivos e informações da empresa. Não obstante, as soluções em nuvem trazem maior segurança para os seus dados. Não há riscos de invasões de hackers ou perdas por causa de ferramentas obsoletas.

Como você viu, a transformação digital já está batendo à sua porta há muito tempo. Não é preciso esperar que uma pandemia aconteça para começar a inovar. Transforme já!

A Algar Telecom entende a importância da transformação digital. Por isso, trabalha lado a lado com seus parceiros, a fim de ajudá-los a otimizar custos e aprimorar processos utilizando a tecnologia.

Gostou do artigo? Que tal conhecer agora 4 passos para criar uma cultura de inovação e ainda tornar a sua empresa mais digital?

https://www.algartelecom.com.br/empresas?utm_source=blog&utm_medium=banner&utm_campaign=algarempresa

Deixe seu comentário