Tecnologia Algar Telecom | 9 de julho de 2020

Benefícios do Cloud Backup para pequenas empresas

Tempo de leitura: 5 minutos

O estudo A Verdade na Nuvem, realizado pela Veritas Technologies e divulgado em 2019, revela que 69% dos arquitetos e administradores de nuvem esperam ou vão adotar alguma forma de computação sem servidor. Para isso, é necessário que os dados sejam gravados em backup.

O Cloud Backup aumenta a segurança e a acessibilidade das informações e, além disso, evita que as pequenas empresas tenham que lidar com processos que podem impactar as suas atividades. O serviço ainda oferece diversos outros benefícios. A seguir, você vai conhecer os principais deles. Acompanhe!

Cloud backup: 4 benefícios para as pequenas empresas

O backup periódico ajuda a proteger os dados da empresa e a manter as informações acessíveis para quando for necessário. No entanto, organizações que não utilizam os serviços em nuvem precisam realizar essa atividade de forma manual. Ou seja, as informações ficam a mercê de uma falha humana, como o esquecimento, por exemplo.

Ao adotar o cloud backup, as empresas ganham benefícios que tornam a rotina mais segura, eficiente e automatizada. Confira alguns desses benefícios na listagem que preparamos!

1. Aumenta a segurança de dados

O cloud backup evita a ocorrência de situações que possam colocar os dados da empresa em risco. Os dados corporativos são armazenados na nuvem, assim como o backup. Isso evita, por exemplo, que unidades e drives de armazenamento sejam roubados.

Outro risco que é eliminado é o de uma falha ou pane no sistema físico. As informações que estão armazenadas na nuvem ficam disponíveis para todos que têm requisitos para acessá-las. O backup em nuvem é feito de forma programada e automática e, portanto, não depende da ação de um profissional. Isso evita que a atividade não seja realizada por esquecimento.

Leia também: A importância do armazenamento em nuvem para sua empresa

2. Dados acessíveis o tempo todo

O cloud backup salva as informações em diferentes servidores. Dessa forma, evita que, em caso de falha de sistema, a empresa fique impossibilitada de acessar seus dados. Assim, aumenta a disponibilidade das informações, permitindo que elas estejam sempre acessíveis aos profissionais.

Vale destacar que apenas pessoas com credenciais de acesso conseguirão encontrar e visualizar as informações. Ou seja, os dados estarão sempre disponíveis, mas apenas para quem tem autorização para acessá-los.

3. Evita sobrecarga dos servidores

Empresas que realizam backup em servidores físicos costumam agendar essa atividade para momentos em que não há profissionais no escritório e as máquinas não estão sendo utilizadas. Por isso, é bastante comum que a tarefa seja feita durante a madrugada, à noite ou bem cedo.

Essa estratégia é adotada para evitar que a sobrecarga nos sistemas impeça a utilização de outros recursos. Com o Cloud Backup, isso não é necessário, pois o backup pode ser realizado a qualquer momento do dia, mesmo enquanto os profissionais estão em atividade.

4. Impulsiona a escalabilidade do negócio

Pequenas empresas precisam ter flexibilidade para aumentar ou reduzir o volume de recursos necessários para suas operações. Isso permite que a empresa consiga responder rapidamente às demandas do mercado sem precisar de grandes investimentos.

Com o backup em nuvem, a empresa ganha escalabilidade, pois consegue manter seus sistemas em funcionamento, podendo aumentar ou reduzir o espaço de armazenamento de forma ágil e quase instantânea.

O que as empresas esperam do cloud backup?

O relatório da Veritas Technologies revela que as empresas têm certas expectativas com relação ao cloud backup. Um dos recursos que elas esperam de uma solução é a capacidade de gerenciamento de uma ampla gama de workloads, na nuvem e fora dela.

O que essas empresas precisam é de uma solução que facilite a rotina e, ao mesmo tempo, garanta que as informações estejam protegidas. Ou seja, uma solução que mantenha os arquivos em segurança e contra imprevistos, como quedas de energia, problemas técnicos, falhas no servidor e outras ocorrências que podem causar prejuízos à operação.

A Cloud Backup da Algar Telecom é uma solução completa, simples, intuitiva e segura. A empresa paga pelo que usa, pode reduzir ou aumentar seu armazenamento quando precisar, consegue gerenciar os recursos online e, ainda, escalar o negócio. Conheça a solução!

Deixe seu comentário