Tecnologia Algar Telecom | 22 de março de 2021

Sua empresa pode ser mais competitiva com cloud computing

Tempo de leitura: 5 minutos

A última década foi marcada por grandes avanços tecnológicos que impactaram a vida de pessoas e as operações de empresas em todo o mundo. Nesse cenário, manter-se competitivo é um desafio cada vez maior e requer inovação constante. Para  atender às demandas do cliente e aumentar a eficiência operacional, cada vez mais organizações tem recorrido à cloud computing como uma de suas estratégias principais.

Isso significa que, em vez de fazer pesados investimentos no desenvolvimento de uma infraestrutura local, as empresas estão contratando recursos de computação, como rede, processamento e armazenamento de terceiros, conforme as suas necessidades operacionais.

Essa estratégia ajuda as organizações a reduzir uma série de custos, como manutenção de equipamentos, e fornece maior liberdade financeira para que possam inovar e investir no seu core business

Não à toa, existem altas expectativas para essa inovação. Olha só!

O crescimento de cloud computing no mundo

Conforme projeções do Gartner, o mercado global de nuvem de pública continuará crescendo em 2021. Segundo a empresa, os investimentos nessa tecnologia devem atingir a marca de US$ 304,9 bilhões, 18% a mais do montante registrado em 2020.

As projeções também indicam um aumento da proporção de investimentos com TI corporativa em computação em nuvem pública, que deve representar 14,2% do mercado total de gastos com TI até 2024.

Mas, afinal, como a nuvem pode ajudar a tornar a sua empresa mais competitiva? Descubra a seguir!

Vantagens competitivas da cloud computing

De fato, é possível obter vantagem competitiva com a cloud computing em diferentes áreas, incluindo relacionamentos avançados com o cliente, tomada de decisão mais precisa e colaborações de negócios aprimoradas.

Confira os principais benefícios dessa tecnologia a seguir!

Acessibilidade sem precedentes

As limitações e restrições impostas pelas infraestruturas locais têm exercido forte pressão sobre a produtividade organizacional.

A flexibilidade oferecida pela cloud computing é uma verdadeira virada de jogo, já que os profissionais não ficam mais restritos às redes locais e podem acessar qualquer informação a partir de qualquer lugar. Eles podem até mesmo colaborar com outros membros da equipe simultaneamente.

Essa flexibilidade favorece a implementação de regimes de trabalho remoto e híbrido e contribui para a mobilidade dos colaboradores, que podem desempenhar suas funções normalmente quando precisarem se locomover para outras localidades a serviço da empresa.

Vale destacar que o trabalho remoto está sendo essencial durante a pandemia do novo coronavírus e tem permitido que as empresas continuem operando sem comprometer a saúde de seus colaboradores.

As opções de trabalho flexíveis também ajudam as empresas a atrair talentos com visão de futuro, que são motivados pela liberdade de escolher seus horários e locais de trabalho.

A flexibilidade também é apontada como um ingrediente muito importante para o aumento da produtividade e melhoria da qualidade de vida dos colaboradores.

Conheça outras formas de como a cloud computing ajuda a aumentar a produtividade clicando aqui.

Decisões mais assertivas

O crescimento exponencial de várias empresas orientadas a dados provou o quão poderosos eles podem ser e a rapidez com a qual eles produzem retorno sobre o investimento.

O mundo finalmente percebeu que os dados mais valiosos e acionáveis ​​estão em suas transações diárias e processos de negócios. Tudo o que você precisa fazer é identificá-los e entendê-los.

No entanto, “minerar” toneladas de dados não é fácil. Você precisa de ferramentas confiáveis para organizá-los e convertê-los em algo valioso.

Hoje, as melhores soluções de análises de dados são baseadas em cloud computing. Nesse sentido, ter uma solução de armazenamento em nuvem ajuda sua empresa a gerir suas informações de maneira mais eficaz e facilita a implementação de estratégias de análises integradas que ajudam você a obter uma visão geral de seus negócios.

Eficiência de custos

Talvez a vantagem mais significativa da cloud computing seja a economia de custos operacionais de TI.

O uso de servidores remotos elimina a necessidade de equipamentos internos de armazenamento e requisitos de aplicativos, bem como custos indiretos, como manutenção, atualizações de software, gerenciamento de dados, equipamentos e recursos de TI.

Os serviços baseados em nuvem também possuem uma melhor relação custo-benefício, já que são normalmente implantados em uma base de pagamento por uso. Isso significa que as empresas podem alugar exatamente o que e quando precisam e, assim, garantir um melhor retorno sobre o investimento.

Escalabilidade e Desempenho

A cloud computing foi projetada para ser dimensionada para atender aos requisitos de TI em constante mudança da empresa.

Conforme uma empresa cresce, é inevitável que mais espaço de armazenamento e largura de banda sejam necessários para lidar com o aumento do tráfego para o site.

Os servidores em nuvem podem ser implantados automaticamente para ajudar as empresas a aumentar e diminuir a escala e garantir o desempenho ideal sob cargas pesadas.

Assim, a cloud computing também melhora a velocidade do site e minimiza o tempo de inatividade.

Alta disponibilidade

Não importa o quão robustos sejam seus sistemas de TI internos, certas situações permanecem imprevisíveis. Mesmo um tempo de inatividade insignificante pode ter efeitos massivos em seus negócios, resultando em perda de produtividade, reputação negativa e redução das vendas.

Ao contratar os serviços de um provedor de nuvem, você pode definir SLAs de acordo com as necessidades de sua empresa, incluindo os indicadores de disponibilidade.

Assim, você garante que seus sistemas, aplicações e dados estarão sempre disponíveis

Agora você já sabe como a cloud computing ajuda a sua empresa a ser mais competitiva. 

Vale ressaltar que, para garantir que sua empresa usufrua de todos esses benefícios, é fundamental contar com os serviços de um provedor experiente, competente e confiável, que ofereça soluções sob medida para a sua empresa.

Nesse sentido, você pode contar com a Algar Telecom. Clique aqui e conheça o Cloud Plus, uma solução de cloud computing para infraestrutura como serviço estável, mensurável, dinâmica e de alto desempenho. 

Deixe seu comentário