Receba conteúdo diretamente no Messenger Podcasts exclusivos, direto no Spotify

Processos que podem ajudar no SOC

Algar Telecom | 6 de março de 2020

Diariamente, as empresas precisam lidar com ameaças cibernéticas que se transformam e se expandem constantemente. À medida que os dados ganham cada vez mais importância para as estratégias de negócio, surgem leis visando proteger informações pessoais dos consumidores e outras várias estratégias de proteção aos dados mais eficazes, como o SOC.

Em poucas palavras, o SOC (sigla em inglês para Security Operation Center) é uma plataforma que permite a supervisão e administração da segurança de dados por meio de ferramentas de coleta de informações, correlação de eventos e intervenção remota.

O principal objetivo dessa solução é detectar, analisar e remediar incidentes de segurança cibernética usando ferramentas tecnológicas e um conjunto de procedimentos eficazes para esse fim.

Continue a leitura e descubra quais os processos desempenhados no SOC e como eles ajudam a tornar seu ambiente empresarial mais seguro!

1. Detecção, entendimento e ações contra ameaças nos endpoints

Endpoints, como laptops, desktops e servidores, geralmente são os primeiros pontos de entrada para os invasores.

É muito provável que sua empresa – neste momento – tenha uma variedade de endpoints conectando-se à sua rede. Por essa razão, detectar, corrigir e inibir ameaças, incluindo dispositivos não-autorizados que se conectam à sua rede é um enorme desafio.

Nesse sentido, ter uma política de controle de acesso efetiva é essencial para prevenir ataques e garantir que somente pessoas autorizadas tenham acesso à rede e aos dados da empresa.

Soluções como SmartFi Pro também podem ser incorporadas para definir perfis de acesso e gerenciar os acessos ao Wi-Fi de sua empresa de forma segura.

Finalmente, é importante contar com uma solução de monitoramento 24 horas para detectar qualquer comportamento suspeito em seus endpoints. Esse é um processo essencial em uma solução de SOC.

2. Implantação de segurança cognitiva

A chave para combater as ameaças avançadas de hoje é implantar uma arquitetura de segurança adaptável e integrada que combine machine learning com fontes de ameaças em tempo real.

As soluções de computação cognitiva podem aprender continuamente com centenas de fontes de conhecimento de segurança, muitas das quais – anteriormente – inutilizáveis ​​pelas ferramentas de segurança tradicionais.

Isso permite aos especialistas em segurança preencher lacunas, melhorar a produtividade e aumentar a precisão. Dessa forma, essa estratégia presente nas soluções de SOC permite combater mesmo as novas ameaças de forma eficaz.

3. Detecção preventiva

Está claro que prevenir, detectar e responder a ameaças contínuas na rede é uma das principais prioridades dos profissionais de segurança.

Mas e se você pudesse detectar e lidar com ameaças antes que elas se tornassem ciberataques?

Em uma solução de SOC isso pode ser uma realidade. Para isso, as equipes de segurança devem adotar soluções de análise de inteligência que incorporem uma abordagem proativa para identificar e corrigir vulnerabilidades.

4. Orquestração e automação de respostas a incidentes

Boa segurança inclui prevenção, detecção e resposta. É assim que uma solução de SOC trabalha.

Com a ajuda de uma plataforma de resposta a incidentes, você pode alinhar pessoas, processos e tecnologias para aumentar a resiliência.

Essas soluções integram os sistemas de TI e segurança existentes da organização em um único hub. Assim, é possível orquestrar e automatizar seus processos de resposta a incidentes, tornando os alertas de segurança instantaneamente acionáveis ​​ao adicionar inteligência e contexto de incidentes.

Eles também se adaptam às condições do incidente em tempo real e garantem que as etapas repetitivas da triagem sejam concluídas para garantir que a solução adotada seja efetiva.

5.  Implementação de boas práticas e de soluções de especialistas em SOC

As pessoas são o elo mais fraco em qualquer defesa de segurança. Por isso, as equipes dessa área devem implantar as melhores práticas alinhadas ao orçamento e à tolerância a riscos.

Treinamentos também devem ser adotados para conscientizar os colaboradores sobre ações que colocam a empresa em risco. Essa iniciativa funciona também para que eles saibam identificar e como agir diante de incidentes.

Além disso, é importante contar com os serviços de SOC oferecidos por empresas especialistas, como a Algar Telecom.

A solução de SOC da Algar Telecom ajuda na implementação e otimização de tecnologias e processos que podem gerenciar efetivamente sua infraestrutura de segurança. 

Assim, você conta com as melhores ferramentas, procedimentos e equipe altamente treinada para atender a todas suas necessidades.

Se você ficou interessado, clique aqui e saiba tudo sobre o gerenciamento de segurança da Algar Telecom!

 

Posts relacionados:

Para melhorar sua experiência,
selecione um perfil de conteúdo: