Tecnologia Algar Telecom | 5 de março de 2020

Como o SOC ajuda a prevenir o vazamento de dados de clientes

Tempo de leitura: 5 minutos

Não é de hoje que as organizações têm de lidar com um grande volume de informações de clientes que são utilizadas para diversas finalidades. Porém, com o aumento do uso de sistemas digitais de armazenamento e processamento de dados, cresce também a preocupação com a proteção desse tipo de informação, uma vez que um vazamento pode ser muito prejudicial para a imagem de uma empresa. Nesse sentido, a adoção de um Security Operations Center (SOC) vem se tornando uma estratégia cada vez mais utilizada.

Um SOC é capaz de eliminar diversas vulnerabilidades e tornar o ambiente de TI de sua empresa muito mais seguro. Mas como ele faz isso? Continue a leitura para descobrir!

A importância da proteção de dados

Hoje, os dados de clientes são ativos muito valiosos para as empresas. Eles podem ser utilizados em estratégias, como customização da experiência do cliente,  que são capazes de tornar os negócios muito mais competitivos e lucrativos.

Essa, por si só, é razão mais que suficiente para investir em ações eficazes de proteção de dados. No entanto, não é a única. Um vazamento de informações é extremamente prejudicial para a imagem da empresa, que pode vir a perder clientes e ter dificuldade para captar novos.

Além disso, com a publicação da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que entra em vigor a partir de agosto deste ano, as empresas passarão a ter que cumprir uma série de exigências para garantir a segurança de dados sensíveis dos cidadãos. Caso contrário, elas podem vir a sofrer severas punições.

Recentemente, duas grandes empresas brasileiras sofreram com o vazamento de dados de clientes.

A primeira, do setor de Saúde, apresentou falha no banco de dados que permitia o acesso a informações, como nome, CPF, endereço, histórico médico e exames.

Já a outra, do setor de Telefonia, apresentou falha de segurança no sistema de arquivos, o que expôs os dados pessoais de aproximadamente 24 milhões de clientes.

Ambos os casos poderiam ter sido evitados com uma solução de SOC eficaz.

Leia também: Conheça as 3 principais vulnerabilidades de segurança encontradas em grandes empresas

Como o SOC ajuda na proteção de dados de clientes

Você pode implementar ótimas soluções de segurança cibernética e seguir as melhores práticas estabelecidas e ainda assim não conseguir tornar sua empresa invulnerável.

Por isso, contar com ferramentas de proteção em sua infraestrutura de TI é muito importante, pois com elas a sua empresa vai ser capaz de identificar quando essas defesas forem violadas e responder o mais rápido possível.

Entenda as vantagens de utilizar um SOC:

Análise de vulnerabilidades

Quando você adota uma solução SOC, profissionais especialistas em segurança da informação efetuam uma análise detalhada de sua rede a fim de identificar vulnerabilidades e evitar ataques.

Monitoramento contínuo

Incidentes de segurança não têm hora para acontecer. Por isso, por meio de uma abordagem SOC, sua empresa conta com monitoramento 24/7 para garantir que sua empresa esteja sempre protegida.

Além disso, você sempre terá profissionais disponíveis para tomar as melhores decisões, de forma ágil e eficaz.

Tratamento de riscos

As soluções de SOC contam com ferramentas que são capazes de classificar incidentes, conforme a sua gravidade.

Dessa forma, é possível elaborar planos de ação efetivos para resolver qualquer tipo de problema, causando o mínimo de interrupção possível na operação de sua empresa.

Investigação de incidentes

Sempre que acontece algum tipo de incidente de segurança, o SOC atua para resolvê-lo da forma mais rápida possível. Depois, por meio de registros e relatórios, é feita uma investigação para identificar as possíveis causas.

Assim, é possível mapear todas as vulnerabilidades e agir para que outros incidentes não venham a acontecer.

Conheça a solução de SOC da Algar Telecom

Para garantir a proteção dos dados de seus clientes, nada melhor do que contar com os serviços de uma empresa especializada.

A Algar Telecom oferece uma solução de SOC para monitorar e gerenciar a segurança de suas redes de forma efetiva e sob medida para o seu negócio.

Assim, sua equipe de TI pode dedicar tempo a outras atividades que igualmente agreguem valor à sua empresa. Além disso, você tem a certeza de que sua rede está protegida contra todos os tipos de ameaças.

Gostou do conteúdo? Agora que você já sabe como o SOC é capaz de evitar que os dados de seus clientes fiquem expostos, chegou a hora de conhecer 4 formas de se prevenir contra vazamento de dados.

algar banda larga

Deixe seu comentário