Artigos Algar Telecom | 26 de junho de 2020

Por que a transformação digital deve garantir a segurança de dados?

Tempo de leitura: 5 minutos

A transformação digital é um passo obrigatório para qualquer empresa que deseja sobreviver no mercado. Hoje é imprescindível acompanhar essa tendência global de digitalização nas operações. Mas, embora a maioria já esteja aderindo, nem sempre a preocupação com a segurança de dados e informações acompanha esse processo.

O fato é que há muitas empresas que ainda não entendem a importância desse cuidado com os dados. Essa negligência e o despreparo para a gestão de dados tornou necessário o surgimento da Lei Geral de Proteção de Dados, a LGPD, que traz novas exigências para a segurança de dados dos clientes.

Por isso, empresas e instituições precisam encontrar o quanto antes soluções de proteção, tanto para evitar ataques quanto para garantir a obediência à lei. Pensando nisso, mostramos, a seguir, como garantir esse nível de segurança e fazer uma transição para o digital sem riscos. Confira!

Não focar na segurança de dados é mesmo um problema?

Antes de partir de fato para as soluções que você pode implementar, é importante deixar claro que o foco na segurança de dados é essencial para qualquer operação. O risco com as informações é apenas um dos problemas que uma empresa pode enfrentar caso não mantenha esse direcionamento. Também existe o risco financeiro!

Na Europa, onde a GDPR (lei de proteção de dados que serviu de base para a criação da LGPD) já está em vigor há algum tempo, existem empresas que sentem na pele os custos de não trabalhar com foco na segurança de dados:

  • em Londres, uma farmácia foi multada em 275 mil libras (equivalente a 1 milhão e 900 mil reais) por não trancar os containers em que armazenava os documentos de clientes;
  • em Berlim, uma imobiliária foi multada em 14,5 milhões de euros (equivalente a 94 milhões de reais) por manter um sistema de armazenamento de dados que não permitia a remoção de dados desnecessários para a prestação de serviços.

Os dados são da reportagem de Milena Maltese Zuffo para o portal Istoé Dinheiro e comprovam que as empresas têm muito a perder caso não façam um trabalho detalhado de segurança de dados na sua operação.

As multas por não conformidade podem chegar a 2% do faturamento, limitadas a R$ 50 milhões.

Leia também: Transformação digital: passo a passo para digitalizar o seu negócio

Como garantir a segurança de dados?

Entendendo a importância da segurança de dados, fica claro que é preciso buscar soluções que ajudem as empresas a garantir um alto nível de proteção.

E a transformação digital pode ajudar nisso, trazendo justamente essa capacidade de inovar e implementar sistemas que possibilitem ajustar as ações da empresa às novas necessidades.

Nesse sentido, já estão nascendo no mercado opções que permitem a mensuração e o controle dos riscos, como são os casos das ferramentas de gestão do consentimento e anonimização de dados pessoais direto no banco de dados, assim como a conformidade da empresa e de sua área de TI com as normas e regulamentações exigidas.

Contudo, sabemos que a maior parte dos riscos pode vir através de violações na conexão de rede com a internet. Por isso, buscar uma solução focada no controle da rede também deve ser uma prioridade do seu negócio.

Conheça o Proteção Web da Algar Telecom

Para ajudar as empresas a garantirem conformidade com tudo que a LGPD determina, a Algar Telecom desenvolveu a solução Proteção Web. Essa solução de segurança acompanha o seu pacote de banda larga e faz o bloqueio das violações de forma automática.

Esse trabalho é feito por meio de tecnologias inovadoras como o Machine Learning, que faz a detecção inteligente e aprende quais são os novos riscos existentes ao longo do tempo. Com essa solução, você garante total proteção, acesso a relatórios e vários outros benefícios além da adequação à nova lei.

Para conferir todos os detalhes do Proteção Web, veja como a solução pode garantir a segurança de dados do seu negócio!

Deixe seu comentário