Tecnologia Algar Telecom | 29 de junho de 2020

SD-WAN: as vantagens da conexão exclusiva para Edtechs

Tempo de leitura: 5 minutos

Já não é novidade que a SD-WAN tem muito potencial para ajudar as organizações geograficamente distribuídas a otimizar os custos de comunicação e a segurança da informação. O que você talvez ainda não saiba é que essa tecnologia também oferece muitas vantagens para o setor educacional, ao criar conexão exclusiva para Edtechs.

De fato, a transformação digital levou as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) a todos os tipos de instituições de ensino, que hoje utilizam a internet para levar conhecimento aos seus alunos.

Nesse novo cenário, é fundamental ter uma banda larga adequada para atender a demanda e manter os custos razoavelmente baixos. A seguir, você vai descobrir as vantagens da conexão exclusiva para Edtechs e entender como isso é possível utilizando SD-WAN. Confira!

O que é, de fato, SD-WAN?

SD-WAN é a sigla de Software-Defined Wide Area Network, que pode ser traduzido por “rede de longa distância definida por software”. Trata-se de uma abordagem inteligente usada para distribuir o tráfego por WAN.

Essa tecnologia se baseia nas regras das redes programáveis para determinar automaticamente a rota mais eficiente entre os vários data centers e sites remotos.

Ou seja, o principal objetivo da SD-WAN é classificar e potencializar o tráfego de rede, permitindo que as empresas implantem soluções que exigem muita largura de banda, além de prover conexões mais seguras.

Os principais benefícios incluem:

  • Maior largura de banda a um custo menor, pois o tráfego da rede pode ser provisionado para obter velocidades ideais, além de ser possível priorizar o tráfego de aplicações essenciais.
  • Gerenciamento centralizado por meio de um console simples, o que reduz a necessidade de configuração manual e equipe de TI em diferentes localidades.
  • Visibilidade total da rede, pois o controlador oferece aos operadores uma visão holística.
  • Mais opções para o tipo de conexão e para a seleção de fornecedores, uma vez que a rede pode residir no hardware SD-WAN e usar conexões públicas e privadas para rotear seu tráfego.

Leia também: Transformação digital: passo a passo para digitalizar o seu negócio

Como a SD-WAN pode ajudar as Edtechs?

Para que as Edtechs prosperem, elas precisam oferecer a maior largura de banda possível para seus usuários. Os conteúdos e aulas disponibilizados pela internet devem ser acessados de forma fluida, para garantir uma boa experiência para o usuário.

Uma maneira eficiente para otimizar sua conectividade e gerenciamento é criar uma conexão exclusiva para Edtechs por meio de uma SD-WAN.

Esse recurso proporciona diversos benefícios para equipes de TI, estudantes e professores. Conheça alguns deles a seguir!

Quais os principais benefícios de uma conexão exclusiva para Edtechs?

Uma conexão exclusiva para Edtechs significa, em outras palavras, ter um backbone que seja ao mesmo tempo acessível, seguro e ágil o suficiente para atender a todas as demandas dos usuários, independentemente da localização. Conheça os benefícios mais detalhadamente!

Controle de banda

A largura de banda pode ser aumentada ou reduzida facilmente à medida que os requisitos dos negócios evoluem, dando às Edtechs agilidade para garantir uma boa experiência aos seus alunos.

Economia

A SD-WAN oferece uma camada adicional de confiabilidade, garantindo que a conectividade à internet (fibra, DSL e Ethernet) esteja amplamente disponível e seja rápida de implantar.

Isso é feito por uma fração do custo de circuitos MPLS equivalentes, obtendo serviço de WAN confiável a um custo acessível.

Além disso, as SD-WANs podem ser incorporadas ao hardware e à infraestrutura existentes, limitando o investimento em novas ferramentas.

Arquitetura em nuvem otimizada

As Edtechs, em sua grande maioria, centralizam suas operações na nuvem, como a infraestrutura, as aplicações, os dados etc. A SD-WAN otimiza as redes, possibilitando uma conexão rápida a esses aplicativos baseados na nuvem..

Além disso, ela elimina as desvantagens de backhaul das redes MPLS tradicionais e fornece conexões seguras e de alto desempenho à nuvem. Ou seja, com a SD-WAN, as experiências ao usar os aplicativos baseados em nuvem são aprimoradas.

Facilidade de adoção e gerenciamento

Criar uma conexão exclusiva para Edtechs é uma tarefa relativamente simples e rápida. As soluções SD-WAN são fáceis de implantar e oferecem configuração automatizada e monitoramento de tráfego, o que facilita o gerenciamento.

Agora, você já conhece algumas das principais vantagens da conexão exclusiva para Edtechs proporcionadas pela tecnologia SD-WAN.

Aproveite e conheça a SD-WAN da Algar Telecom, a solução ideal para você aumentar a conectividade da sua Edtech de maneira inteligente!

SD Wan

Deixe seu comentário