5 vantagens de oferecer autoatendimento ao cliente nas empresas

Escrito por humanos

Muitas empresas sofrem por ter um atendimento ineficaz, deixando os clientes insatisfeitos e, consequentemente, perdendo ótimas oportunidades de negócio. Por isso, oferecer o autoatendimento ao cliente tem se tornado uma tendência cada vez mais presente nas organizações. Afinal, essa é uma estratégia inteligente para otimizar o fluxo de trabalho.

O autoatendimento é um serviço em que os clientes realizam o seu próprio atendimento, sem precisar de um vendedor ou atendente. Com ele, é possível melhorar o relacionamento com os consumidores, criando uma experiência positiva. Além disso, ele aumenta a produtividade do time e melhora toda a gestão de atendimento da empresa.

Você se interessou pelo assunto? Então, confira 5 vantagens do autoatendimento para clientes agora mesmo!

1. Otimiza a velocidade dos atendimentos

Quando o cliente tem a oportunidade de resolver o seu próprio problema ou dúvida, os colaboradores ficam livres para investir na solução de questões mais complexas e que exigem um acompanhamento pessoal aprofundado. Dessa forma, o time se sente mais motivado para prestar um atendimento personalizado, diferenciado e eficaz para o cliente. Além disso, a equipe se torna mais produtiva, já que não precisa lidar com enormes filas de espera.

2. Melhora a produtividade do seu time

Quando o cliente tem a oportunidade de resolver o seu próprio problema ou dúvida, os colaboradores ficam livres para investir na solução de questões mais complexas e que exigem um acompanhamento pessoal aprofundado.

Dessa forma, o time se sente mais motivado para prestar um atendimento personalizado, diferenciado e eficaz para o cliente. Além disso, a equipe se torna mais produtiva, já que não precisa lidar com enormes filas de espera.

Leia também: 3 recursos para automação do atendimento ao cliente

3. Reduz as taxas de abandono de carrinho

Imagine que um cliente tenha inserido alguns produtos no carrinho. No entanto, ficou com algumas dúvidas e resolveu enviar uma mensagem por e-mail para a sua empresa. Se ele não obtiver uma resposta imediatamente, ele pode acabar desistindo da compra, concorda?

Por isso, saiba que oferecer o autoatendimento ao cliente reduz as taxas de abandono de carrinho. Afinal, com apenas alguns cliques ele já resolve o seu problema e pode finalizar a compra.

4. Proporciona autonomia ao cliente

Quando o cliente tem mais autonomia, ele se mantém mais conectado com a sua empresa. Afinal, ele percebe que a sua marca investe em tecnologia para promover uma experiência incrível. Isso porque ninguém gosta de perder horas em uma fila de atendimento.

Por isso, saiba que o autoatendimento aumenta o nível de satisfação do cliente, já que ele pode resolver o seu problema de forma autônoma. Além disso, ele obtém respostas rápidas, visto que o autoatendimento funciona 24 horas por dia e 7 dias na semana.

5. Melhora o nível de satisfação dos consumidores

Você sabia que, de acordo com um estudo realizado pelo State of the Connected Customer, 80% dos clientes apontam que a experiência oferecida por uma determinada marca é tão importante quanto a qualidade dos seus produtos e serviços?

Por isso, saiba que, quando você investe em um autoatendimento eficaz, você está melhorando o nível de satisfação dos consumidores.E, ao oferecer experiências positivas, ele se torna um promotor do seu negócio.

Conheça a Gestão de Atendimento da Algar Telecom

Uma ótima solução para promover o autoatendimento ao cliente é investir na URA personalizada da Algar Telecom. Com ela você melhora o relacionamento com os seus clientes por meio de uma plataforma online e profissionaliza todo o atendimento telefônico. Você pode clicar aqui e saber mais!

Agora que você já conhece as vantagens do autoatendimento, que tal aprender também por que você deve oferecer um serviço diferenciado? Boa leitura!

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