1. Home
  2. /
  3. Tecnologia
  4. /
  5. Mindset digital: descubra o que é e qual sua importância para as empresas


Tecnologia Escrito por Algar Telecom | 2 de janeiro de 2023

Mindset digital: descubra o que é e qual sua importância para as empresas

Tempo de leitura: 8 minutos
Tempo de leitura: 8 minutos

o que significa mindset digital e importância para as empresas

Mindset digital é um conceito que tem se tornado cada vez mais uma necessidade entre as empresas no cenário atual.

Você já deve ter notado toda a transformação digital do mercado, certo? O mindset, ou mentalidade, é exatamente o pensamento desenvolvido diante dessas novas tecnologias.

Sem essa mentalidade, o seu negócio pode ter dificuldade para se adaptar a essas inovações e, com isso, corre o risco de perder vantagem competitiva.

Para entender o que é mindset digital e descobrir como implementar uma cultura digital na sua empresa, continue a leitura deste post com a gente!

Baixe o e-book exclusivo da Algar para descobrir como a tecnologia melhora a experiência do cliente com a sua empresa

Leia também:

O que é mindset digital?

O termo mindset digital pode ser traduzido como “mentalidade digital”, funcionando como uma representação de todas as transformações trazidas pelo fortalecimento do universo virtual e comportamentos adaptados por elas.

Uma mentalidade digital caracteriza-se por uma cultura de inovação contínua, abertura à mudança, vontade de experimentar e pelo foco no aprendizado.

Em outras palavras, é uma forma de pensar que permite às organizações aproveitarem plenamente as oportunidades oferecidas pelas tecnologias e processos digitalizados.

Ao adotar esse mindset, as empresas podem liberar todo o potencial da tecnologia a seu favor e assim criar uma vantagem competitiva no mercado.

Qual é a importância do mindset digital?

No mundo de hoje, com mudanças cada vez mais rápidas, uma mentalidade digital é essencial para o sucesso.

A pandemia acelerou o processo de digitalização, conforme indicado na 33ª edição da Pesquisa Anual do Uso de TI, realizada pela FGV.

Segundo o estudo, o processo de transformação digital neste período corresponde ao esperado para um prazo de quatro anos.

Neste contexto, as empresas que investem em novas tecnologias e otimizam processos, permanecem competitivas e são capazes de ficar à frente da curva, capitalizando as últimas tendências do mercado.

O sucesso de uma organização hoje depende, em grande parte, de sua capacidade de entender e usar ferramentas digitais em seu benefício.

Aqueles que não são capazes de fazer isso terão cada vez mais dificuldade para acompanhar a concorrência e efetivamente estarão em desvantagem competitiva.

Ter um mindset digital fortalecido entre gestores e colaboradores é a base para promover essas adaptações na empresa. 

Principais vantagens do mindset digital

o que é mindset digital e principais vantagens

Há muitos benefícios em ter uma mentalidade digital. Para começar, essa mentalidade pode ajudar as empresas a entender melhor seus clientes e, dessa forma, estabelecer um relacionamento mais sólido com eles. 

Além disso, ela contribui para um melhor uso dos dados, o que reflete em diversas esferas do negócio, desde a otimização de processos internos até a tomada de decisões para melhorar o serviço prestado ao consumidor.

O mindset digital traz muitas outras vantagens para a empresa e você confere as principais delas a seguir.

Desenvolve a criatividade

A mentalidade digital promove a colaboração e o compartilhamento de conhecimento, consequentemente incentivando a criatividade também. 

Quando os colaboradores podem compartilhar suas ideias livremente, isso leva a novos insights e soluções que, muitas vezes, não seriam alcançadas de outra forma.

É assim que surge a inovação: saindo da zona de conforto, mantendo-se receptível e explorando novas opções.

Como consequência desse processo de desenvolvimento da criatividade, a empresa ganha também uma equipe mais engajada e, portanto, mais produtiva.

Essa produtividade ainda recebe os impactos positivos da transformação digital, que apresenta diversas ferramentas capazes de automatizar e simplificar processos internos na empresa.

Aumenta a adaptabilidade

O mindset digital contribui para o desenvolvimento de novos modelos de negócios, tornando as organizações mais ágeis e adaptáveis às mudanças.

Uma vez que essa mentalidade incentiva a abertura à inovação, as organizações conseguem adaptar rapidamente seus produtos e serviços para atender a demandas atuais do mercado.

Entender como funcionam as ferramentas que surgem e ter esse mindset ativo é o caminho para saber como aproveitá-las da melhor maneira possível para maximizar o desempenho do seu negócio.

Além disso, com acesso aos dados e análises, as empresas com mentalidade digital são capazes de tomar decisões mais assertivas que podem ajudá-las a melhorar sua performance de acordo com as tendências. 

Incentiva a educação colaborativa

Como falamos no primeiro item dessa lista, uma das principais vantagens da mentalidade digital é a sua capacidade de estimular a colaboração entre os profissionais da empresa.

Ao estruturar um ambiente aberto a novas ideias, a educação colaborativa é automaticamente incentivada entre a equipe.

Essa liberdade traz segurança para que os colaboradores compartilhem ideias, se comuniquem de maneira clara sobre os processos e falem sobre suas experiências.

Tudo isso enriquece a tomada de decisões da empresa, trazendo ideias de pessoas com conhecimentos diferentes e contribuindo também para solucionar problemas de maneira mais rápida. 

Como o mindset digital se relaciona com as áreas da tecnologia?

A mentalidade digital tem relação direta com as áreas da tecnologia, chegando para fortalecer ainda mais conceitos como a TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação), por exemplo.

Dentro disso, soluções como a inteligência artificial, a IoT (Internet of Things), big data e o machine learning, tornam-se grandes aliadas do ser humano para otimizar atividades diárias.

Com o Big Data, por exemplo, é possível armazenar, processar e analisar o grande volume de dados recebido diariamente de maneira automatizada. 

Já com a inteligência artificial, a empresa consegue otimizar o atendimento ao cliente com o auxílio de uma tecnologia que entende e aprende com o consumidor, resultado em uma experiência muito mais humanizada – mesmo que realizada por uma máquina.

Sem a mentalidade digital, não seria possível promover nenhuma dessas tecnologias e muito menos aproveitá-las em seu máximo potencial.

Como desenvolver o mindset digital?

Como desenvolver o mindset digital?

Pensar em como desenvolver a mentalidade digital na empresa é pensar em como a tecnologia pode ser usada para melhorar processos e produtos, assim como estar disposto a experimentar novas ideias.

Fazer isso nem sempre é fácil, pois exige que a organização pense de forma diferente sobre seus negócios, além de investir em treinamento e recursos. 

Mas os benefícios são claros: uma mentalidade digital pode ajudar as empresas a se tornarem mais eficientes e inovadoras, o que significa também maior capacidade de competir no século XXI.

Se sua empresa deseja ficar à frente no mercado, confira as dicas a seguir para entender como fortalecer a cultura digital no seu negócio.

Incentive uma mudança de raciocínio

Para promover o mindset digital, é importante incentivar os funcionários a pensar fora da caixa e estar abertos a novas ideias.

Ao promover um ambiente aberto à mudança, as empresas podem desenvolver a adaptabilidade necessária para ter sucesso no mundo digital.

Treinamentos e estímulo ao desenvolvimento pessoal são ótimas formas de trabalhar a criatividade. 

Substituir moldes tradicionais já obsoletos por metodologias ágeis de trabalho, que se preocupam com a motivação dos colaboradores e com o sucesso do cliente, também é um caminho para mudar a lógica. 

Organize uma cultura de inovação na empresa

Uma das coisas mais importantes que as empresas precisam fazer para desenvolver uma mentalidade digital é incentivar uma cultura de inovação. 

A cultura organizacional é o norte de qualquer negócio, por isso, quando o objetivo é implementar um mindset digital, estruturar essa cultura de inovação é um passo indispensável.

Isto significa criar um ambiente onde os colaboradores se sintam confortáveis para experimentar coisas novas, independente de serem projetos bem sucedidos ou não.

Um passo para isso é investir em novas tecnologias, mas é importante fortalecer essa cultura entre os colaboradores também, incentivando a mudança de raciocínio, como compartilhamos na dica anterior.

Estimule a autonomia da sua equipe

Para promover a inovação, as empresas precisam dar a suas equipes a autonomia para experimentar e assumir riscos.

Neste contexto, é importante incentivar que os colaboradores compartilhem suas ideias livremente. 

Para isso, estruturar um ambiente colaborativo e aberto ao diálogo é fundamental para que os profissionais da equipe sintam-se seguros para exercer essa autonomia.

Algumas formas de fazer isso são:

  • reconhecimento e valorização do trabalho;
  • uso de plataformas que estimulem a troca de ideias;
  • ações que promovem a integração entre os colaboradores;
  • lideranças flexíveis, prontas para receber sugestões e capazes de estimular a evolução.

Dessa forma, conforme o time ganha espaço para contribuir com a gestão, o mindset digital se torna uma consequência natural do processo.

Esteja atento às possibilidades do mercado

Saber quais são as ferramentas que podem trazer benefícios para o seu negócio e entender como usá-las é um passo importante no desenvolvimento da mentalidade digital.

Para isso, faça uso de dados e análises. Eles desempenham um papel vital para ajudar a empresa a tomar melhores decisões.

Fique atento às tendências e inovações que surgem no mercado, procurando obter informações aprofundadas sobre elas para entender como elas se alinham às demandas do público.

Promova uma gestão flexível

Em um mundo digital, as empresas precisam promover estilos de gerenciamento flexíveis que sejam responsivos à mudança e, principalmente, que abram espaço para os colaboradores desenvolverem sua autonomia.

A mudança começa pela mentalidade dos líderes, que devem ser capazes de estabelecer uma cultura colaborativa e focada na inovação. 

Para isso, a liderança deve motivar a equipe, engajando os profissionais a serem mais abertos à mudança e sempre reconhecendo os resultados alcançados. 

Por que o mindset digital é essencial para o futuro das empresas?

É inegável que a cultura do customer centric, ou consumidor no centro, tem se destacado cada vez mais e a tendência é que ela siga assim.

Com isso, o foco na experiência do cliente é uma realidade a qual as empresas precisam se adaptar e o mindset digital contribui para otimizar esse ponto.

Além de ajudar a entender o comportamento, as expectativas e necessidades do público, essa mentalidade alinha o pensamento da empresa a transformação digital vivenciada pelos consumidores.

Neste contexto, buscar novos modelos de negócio, pensar em novas soluções, assim como formas de inovação de processos e produtos ou serviços, é um passo importante para o futuro das organizações que desejam acompanhar o desenvolvimento do mercado.

Quais são os impactos de não promover uma cultura digital na sua empresa?

impactos de não promover uma cultura digital na sua empresa

Negar as influências da transformação trazida pelo ambiente digital é colocar o sucesso do seu negócio em risco, especialmente quando pensamos a longo prazo.

A tendência é que as mudanças continuem acontecendo de maneira cada vez mais rápida, o que deixa um ponto bem claro: quem não se adaptar, pode ficar para trás.

Ignorar os recursos digitais é também ignorar todo o potencial de otimização para o seu negócio, disponível graças a tecnologia.

Como consequência, a empresa sente diversos impactos negativos, como por exemplo:

  • produtividade reduzida;
  • recursos mal aproveitados;
  • contato limitado com o público;
  • perda de participação no mercado;
  • alcance reduzido dos clientes em potencial.

Não estar presente no ambiente digital hoje, momento em que e-commerces e lojas virtuais crescem cada vez mais, é perder mercado e deixar de alcançar uma grande parcela do público que está nesses canais.

Para se ter uma ideia, 87% dos brasileiros já fazem compras online e outros 75% utilizam as redes sociais para procurar produtos. 

Os dados são da pesquisa “Social Commerce 2.0”, realizada pela All In em parceria com a Opinion Box.

Muito além disso, a transformação digital mudou também o comportamento do consumidor e as expectativas em relação à experiência de compra. 

O dinheiro, por exemplo, perdeu espaço para cartões com tecnologia de aproximação e pagamentos por QR Code. 

Tudo isso só pode ser oferecido pelas empresas que abrem espaço para as novas soluções do mercado e tem um mindset digital para usá-las da melhor maneira para benefício do seu negócio.

Conclusão

O mindset digital é um conceito que trata de mais do que apenas usar tecnologia: trata-se de aproveitar a tecnologia de uma forma que impulsione o valor do seu negócio.

Hoje, vemos um processo de digitalização cada vez mais forte no universo corporativo e mais do que nunca, desenvolver uma mentalidade aberta a essas mudanças é fundamental.

Neste artigo, além de entender o que significa mindset digital, você também conferiu dicas especiais para desenvolvê-lo na sua empresa.

É importante lembrar que este é um processo contínuo e não algo que pode ser alcançado da noite para o dia. 

Com o compromisso e esforço certos, qualquer empresa pode desenvolver uma mentalidade digital e colher os benefícios dessa cultura. 

Deixe seu comentário