OneDrive: saiba o que é e como funciona a nuvem da Microsoft

O que é o OneDrive

Os serviços de armazenamento são grandes auxiliares das empresas hoje em dia. Permitem economizar espaço físico em disco e também possibilitam o uso remoto e descentralizado dos arquivos. 

Se pensarmos em um modelo de trabalho remoto, por exemplo, é impossível não pensar na necessidade de soluções como essa. 

Além disso, há ainda recursos de segurança para garantir a proteção e o controle estrito de cada informação.

Por isso, é fundamental entender melhor como funcionam esses serviços. Dentro desse assunto, um aspecto crucial é saber o que é OneDrive, o que o OneDrive faz e como esse sistema vai auxiliar a sua empresa nessa questão.

Neste conteúdo, vamos aprofundar sobre as características do OneDrive, suas vantagens, diferenciais e seus recursos. Confira!

Conheça a solução de pacote office para empresas e impulsione a sua produtividade!

Leia também:

O que é o OneDrive?

O OneDrive é uma solução de armazenamento em nuvem da Microsoft. É uma ferramenta que oferece espaço em disco para salvar arquivos na cloud, como um serviço, a partir de uma taxa referente ao pacote contratado.

Possui características similares a outros serviços da cloud computing: é um sistema gerenciado pelo provedor, que, portanto, oferece ao cliente a comodidade de apenas contar com a parte de usuário mesmo.

Inicialmente, toda empresa ou usuário dispõe de uma versão gratuita, com uma quantidade fixa de armazenamento. Então, se precisar de mais armazenamento, a companhia pode simplesmente contratar um pacote mais amplo.

O OneDrive é uma aplicação interessante para usar como um complemento ao espaço em disco já disponível. Inclusive, pode ser sincronizado com as versões mais recentes do sistema operacional da Microsoft, o Windows. 

Nesse caso, o sistema utiliza o drive como uma forma de compensar a falta de espaço local, de forma automática.

Além disso, há a vantagem de uso descentralizado, a partir de qualquer dispositivo, com apps e com a versão web. 

Veremos mais recursos adiante com maiores detalhes para entender o que o OneDrive faz. 

O que é possível salvar no OneDrive?

Assim como no caso de outras plataformas de armazenamento, o OneDrive oferece uma variedade incrível de opções de arquivos para salvar. É possível fazer upload de praticamente qualquer tipo de documento digital para o espaço.

A questão a se pensar é o espaço disponível que foi contratado. Arquivos maiores ocupam maior espaço, naturalmente. Nesse caso, é preciso pensar na velocidade da internet, para que a empresa consiga subir os arquivos e recuperá-los rapidamente.

A grande vantagem é que é possível buscar esses arquivos de qualquer dispositivo com muita facilidade. 

Quais são as funções e os recursos do OneDrive?

Agora que você já sabe o que é OneDrive, vamos aprofundar nas funções e recursos que temos disponíveis para saber como funciona o OneDrive. 

Compartilhamento de documentos

Um dos mais importantes é a capacidade de compartilhamento de arquivos. Com o OneDrive, é possível acessar documentos independentemente do dispositivo, a qualquer momento, uma vez que eles ficam disponíveis na nuvem.

Ou seja, é diferente de ter arquivos salvos localmente, por exemplo. Nesse caso, sempre que precisar que outra pessoa da empresa visualize o mesmo documento, o colaborador só precisa enviar um link.

É possível compartilhar pastas inteiras ou apenas determinados arquivos. Esse controle é feito pela empresa e pode facilitar a administração dos direitos de visualização e a hierarquia de acesso. 

Backup de arquivos

Outra ótima função é o controle de backups. As cópias de segurança podem ser gerenciadas com muito facilidade por quem usa a solução da Microsoft. Por isso, geralmente quem busca entender o que é OneDrive já se interessa por essa função.

O backup consiste em criar uma instância segura de arquivos, salva em um local diferente. O foco é obter redundância, ou seja, a existência de duas versões do mesmo documento para garantia caso haja problema com um deles.

A solução do OneDrive facilita isso por permitir acesso e recuperação rápidos, controle de proteção e de acesso, capacidade de visualizar e gerenciar o ciclo de vida dos dados, bem como recursos para cuidar de dados sigilosos e sensíveis.

Armazenamento de arquivos com proteção extra

Outro ponto é a proteção reforçada que a Microsoft oferece. Nesse quesito, temos mecanismos de criptografia e de monitoramento que favorecem um acompanhamento constante e preciso dos dados. 

Além disso, a própria nuvem já traz funções de redundância e de gestão dos servidores, de modo a garantir os três pilares da segurança: controle de acesso, integridade e disponibilidade. 

Para o controle de acesso, há a gestão de quem visualiza o quê, com o compartilhamento que permite adicionar restrições.

Para a integridade, é possível trabalhar com os backups e com recursos para proteger os arquivos. 

Para a disponibilidade, há a já comentada redundância de servidores e outros mecanismos de proteção que visam garantir que a informação estará sempre disponível e acessível.

Colaboração em equipe

Outra função importante do OneDrive é a colaboração em equipe. Com outras ferramentas do pacote Office, que ficam salvas no drive, é possível colaborar em arquivos ao mesmo tempo. 

Ou seja, uma equipe com pessoas remotas consegue colaborar em uma tarefa sem perder tempo e sem problemas de sincronização.

A gestão de projetos atualmente requer cada vez mais esse tipo de agilidade e facilidade. Por isso, trata-se de um recurso incrível para as organizações. 

Acesso a arquivos sem prejudicar o armazenamento do computador

O armazenamento local é limitado, compromete diretamente a capacidade do computador de solucionar problemas e de lidar com as operações do dia a dia. 

Por isso, é bom usar o armazenamento na nuvem, pois a empresa economiza as máquinas e as mantêm apenas focadas nos processos cotidianos mais críticos.

Isso inclusive é bom para evitar confiar somente nos discos rígidos das máquinas. Assim, é possível usufruir melhor da capacidade de colaboração e compartilhamento dos arquivos da cloud, com outros recursos que comentamos. 

Quais são as vantagens de usar o OneDrive?

para que serve o onedrive e suas vantagens de uso

Veremos agora quais são as vantagens de entender como usar a nuvem da Microsoft.

Mobilidade

Um dos principais pontos do OneDrive é a sua facilidade em relação à mobilidade. Ou seja, os arquivos podem ser acessados facilmente por dispositivos móveis ou qualquer dispositivo desktop, sem nenhum problema. 

Assim, a empresa não terá problemas de produtividade e conseguirá, de fato, otimizar o dia a dia com disponibilidade das informações importantes.

Segurança

Outro ponto é a segurança. Com o OneDrive, as empresas contarão com recursos poderosos de proteção da Microsoft, que envolvem criptografia para os dados, controle de acesso, links de compartilhamento temporários, relatórios, etc.

Além disso, podemos mencionar também a opção de cofre pessoal, um avançado mecanismo para proteger dados sensíveis de maneira reforçada. 

Como já foi falado, a própria computação em nuvem representa essa maior defesa contra os ataques virtuais. Isso é muito bom para que a empresa se mantenha consistente, saudável e com uma boa reputação. 

Sincronização com computadores locais

Um dos diferenciais mais vantajosos do OneDrive é, sem dúvidas, a sincronização com os computadores. 

Isso que é um recurso também pode ser considerado uma vantagem: a possibilidade de conectar o HD com a nuvem e fazer quase uma extensão do armazenamento.

Assim, é possível garantir maior produtividade no dia a dia, menos gargalos e maior fluidez na gestão de arquivos. Da mesma forma, isso funciona como uma forma de reforçar a segurança desses documentos.

Backup das alterações

O OneDrive facilita os backups e as cópias para ambientes mais seguros. Inclusive, com esse recurso da sincronização, fica mais fácil já levar os documentos para a nuvem automaticamente, no próprio sistema do Windows.

Os backups automáticos também são ótimas formas de reforçar a segurança. Afinal, eles ocorrem sem um esforço manual, não requerem que os colaboradores lembrem exatamente de fazê-los. 

Isso é imprescindível para garantir que a empresa esteja preparada em uma situação de contingência. 

Melhor aproveitamento das máquinas

A maior produtividade se estende também ao melhor aproveitamento de máquinas. Com a nuvem funcionando como uma extensão para salvar os arquivos, é possível melhorar os resultados dos computadores, o que ajuda a garantir maior eficiência nas operações diárias.

Ou seja, em suma, a empresa conseguirá usar seus recursos ao máximo para agilizar os processos, eliminar custos e adiantar as demandas. 

Interface user friendly

O OneDrive também se destaca por sua facilidade de uso. É uma plataforma muito simples de utilizar e de se acostumar, independentemente da versão ou do ambiente em questão. No celular, no PC, na web. 

Dessa forma, a empresa consegue adotar a ferramenta sem perder tempo para se adequar a ela, o que é ótimo para a produtividade. Também haverá menos erros, algo que auxilia a gestão dos arquivos e o controle dos dados importantes. 

Compatibilidade com Windows e Mac

Outra vantagem é a compatibilidade do sistema com o Windows e com o Mac. Com o Windows é muito fácil de compreender: isso se dá porque os dois sistemas são da mesma empresa, a Microsoft. 

Então, é possível, como já foi falado, usar a nuvem da Microsoft como uma extensão do Windows.

O interessante é justamente a integração com o Mac, o que torna o OneDrive ainda mais vantajoso por ser multiplataforma. Esse aspecto faz com que o sistema seja atraente para muitas pessoas, independentemente da solução que utiliza.

Compatibilidade com o Office

Outro ponto vantajoso muito interessante é a integração com o Office, o famoso pacote das soluções de escritório. Ou seja, no Drive, você já possui automática integração com o Word Online, com o Powerpoint, com o Excel e com outras aplicações desse universo.

Assim é possível enviar arquivos, controlar o acesso, facilitar a integração e a edição, bem como gerenciar o sigilo, fazer backups, entre outros. 

O OneDrive facilita todos esses esforços ao permitir que eles sejam centralizados. 

Como usar OneDrive office 365?

Já falamos sobre o que é OneDrive, como funciona o OneDrive, discorremos um pouco sobre os recursos e apresentamos as vantagens atreladas a esses recursos. Agora, precisamos comentar como é possível instalar e usar essa solução. 

Confira a seguir. 

OneDrive para celular

No celular, dá para baixar o app do drive para fazer sincronizações diretas, subir arquivos com facilidade e fazer downloads para o espaço local. 

OneDrive para computador

Também é viável baixar a aplicação para computador e gerenciar os recursos da sincronização com as pastas. O app fica disponível para gerenciar na barra de tarefas, bem fácil de usar.

Planos e preços do OneDrive para empresas

Vamos falar de preços agora. Para entender o que é OneDrive e sua importância para as empresas, é preciso conferir os recursos que são oferecidos e os preços atrelados.

Temos dois principais planos. O OneDrive Business mais simples, por 32 reais por usuário/mês; e um mais robusto, por 64 reais por usuário/mês.

A opção mais robusta possui vários recursos muito interessantes:

  • definir data de validade para acesso;
  • bloqueio de download de arquivos compartilhados;
  • sincronização de pastas de arquivos;
  • backup automático;
  • senhas para links de compartilhamento;
  • colaboração;
  • criptografia;
  • auditoria de dados.

Dúvidas frequentes

o que é onedrive: dúvidas frequentes

O que é o OneDrive e para que serve?

O OneDrive é a ferramenta de armazenamento na nuvem da Microsoft. Serve para guardar arquivos com o máximo de segurança e disponibilidade. 

É seguro usar o OneDrive?

Sim, é uma aplicação que traz uma série de recursos interessantes para proteger e reforçar a segurança das empresas. 

Onde ficam armazenados os arquivos do OneDrive?

Os arquivos ficam armazenados em servidores remotos, descentralizados. 

Quais as desvantagens do OneDrive?

O OneDrive oferece pouco armazenamento para quem quer começar de graça. Além disso, pode não ser uma opção ideal para quem busca o máximo de sigilo, pois os dados podem ser acessados pela Microsoft. 

Soluções digitais da Algar

Conclusão

Entender o que é OneDrive e para que serve o OneDrive é importante para que as empresas saibam como usar essa solução de armazenamento. A partir da configuração da aplicação, é possível obter melhores resultados e proteger os dados.

Com relação aos recursos, a aplicação oferece disponibilidade, controle de acesso, capacidade de compartilhamento em tempo real e muito mais. 

Avalie este post