1. Home
  2. /
  3. Tecnologia
  4. /
  5. Cloud: reduza custos e otimize tarefas na sua empresa


Tecnologia Escrito por Algar Telecom | 20 de abril de 2021

Cloud: reduza custos e otimize tarefas na sua empresa

Tempo de leitura: 4 minutos
Tempo de leitura: 4 minutos

Na última década, a relação das empresas com a tecnologia mudou completamente. Sem dúvidas, a cloud computing foi um dos motores que proporcionaram essa verdadeira transformação digital, que culminou com a adoção crescente de ferramentas inovadoras nos negócios.

Com a popularização da nuvem, empresas de todos os tamanhos puderam melhorar seus processos, reduzir seus custos e aumentar a segurança de seus dados, dentre outras vantagens. Tanto que hoje quase não há discussões sobre usar ou não a nuvem, mas sim sobre qual modelo adotar.

Continue a leitura e veja como sua empresa pode reduzir os custos e otimizar as tarefas por meio da tecnologia cloud!

Hardware e infraestrutura

Quando uma empresa migra para a nuvem, o primeiro grande impacto em seu orçamento é a significativa redução do CAPEX, ou seja, da necessidade de aquisição de equipamentos de TI. Isso porque você passa a utilizar a infraestrutura do seu provedor de serviços em nuvem.

Por exemplo, se você contrata o serviço de Cloud Storage, ou seja, armazenamento em nuvem, você diminui significativamente a necessidade de servidores locais.

O mesmo acontece se você começar a utilizar o Cloud Backup. Nesse caso, além dos servidores, você também não precisa mais gastar com mídias para armazenar seus dados, como fitas ou HDs externos.

Caso você migre sua infraestrutura para a nuvem, o impacto é ainda maior, visto que, praticamente, não há mais necessidade de um Data Center local.

Manutenção

Com a redução do hardware local, sua empresa também diminui significativamente o custo com manutenção de equipamentos.

Nesse caso, sua empresa ainda tem ganho em eficiência, visto que sua operação não ficará paralisada quando algum equipamento apresentar problemas.

Os melhores provedores de serviço Cloud, como a Algar Telecom, efetuam manutenção preditiva, ou seja, efetuam melhorias em seus equipamentos antes que eles apresentem falhas significativas.

Além disso, eles contam com infraestrutura redundante. Dessa forma, mesmo que um servidor apresente problemas, sua empresa continuará acessando os serviços normalmente, pois será redirecionada para um servidor “reserva”.

Pagamento por uso

Em geral, os serviços em nuvem são cobrados pelo uso. Por exemplo, se você contratar o serviço de Cloud Storage, você vai pagar pela quantidade de dados armazenados nos servidores do provedor.

Esse ponto é superimportante para as empresas, uma vez que elas podem contratar mais ou menos recursos, de acordo com a sua necessidade.

Se sua atividade possui épocas de pico, por exemplo, você pode aumentar a capacidade de processamento somente durante o período necessário e depois retornar à normalidade.

Nesse cenário, para garantir o funcionamento adequado da sua operação sem a nuvem, você precisaria contar com servidores com configurações acima das necessidades usuais, os quais ficariam subutilizados fora do período de pico.

Gostou de saber mais sobre como reduzir os custos e otimizar as tarefas com a cloud? Então, aproveite para conhecer mais sobre o Cloud Plus da Algar Telecom, a melhor solução de nuvem para sua empresa.

Outras despesas de TI

Ao migrar para a nuvem, sua empresa também reduz uma série de despesas, dentre as quais podemos citar:

  • Energia elétrica: em muitas empresas, o departamento de TI é o principal consumidor de eletricidade, visto que muitos equipamentos precisam estar ligados 24h por dia. É o caso dos servidores, de no-breaks e do sistema de refrigeração do data center, por exemplo. Dessa forma, ao migrar para a nuvem, os custos de energia elétrica reduzem significativamente.
  • Folha de pagamento: a redução da infraestrutura de TI local implica na redução da sua equipe de TI, uma vez que os provedores de cloud oferecem suporte 24×7 para todos os serviços hospedados na nuvem.
  • Licenciamento: alguns equipamentos necessitam de software específico para seu funcionamento, como os servidores de backup. Ao migrar para a nuvem, você paga pelo uso do serviço, ficando isento do pagamento de licenças.

Otimização de tarefas

Ao migrar para a cloud, além de reduzir custos, sua empresa otimiza as tarefas. O armazenamento de dados na nuvem, por exemplo, permite o compartilhamento rápido de arquivos, a edição simultânea e o controle de versões dos documentos.

Você ainda ganha em flexibilidade, possibilitando a seus funcionários o acesso a documentos e sistemas a partir de qualquer lugar e a qualquer momento, por meio de diversos dispositivos.

Isso contribui, principalmente, para a adoção de uma estratégia BYOD, para casos de home office, para o trabalho de funcionários externos ou em viagem etc.

Com o Cloud Backup, você pode programar os dias e os horários em que as tarefas devem ser executadas, garantindo segurança e agilidade.

Esses são apenas alguns exemplos de como sua empresa pode otimizar tarefas e ganhar produtividade migrando suas operações para a nuvem.

A melhor estratégia de Cloud para sua empresa

Nos últimos anos, houve uma crescente adoção de vários ambientes cloud, combinando nuvens privadas locais e serviços de nuvem pública.

Esse tipo de estratégia, que combina vários serviços de nuvem, de diferentes fornecedores, em uma arquitetura heterogênica é conhecido como multicloud e apresenta uma série de vantagens, tais como:

  • Maior possibilidade de redução de custo: você pode construir um ambiente cloud heterogêneo, contratando serviços de diferentes players, levando em consideração a eficiência em aplicações específicas, a segurança e o preço.
  • Menor dependência de um fornecedor: ao diversificar seus fornecedores de serviços em nuvem, você ganha autonomia, além de poder escolher os recursos que melhor se adaptam ao seu negócio.
  • Ambiente cloud sob medida: quando você para para analisar os principais players de nuvem pública do mercado, você percebe que cada um deles possui pontos fortes em diferentes serviços. Ao adotar uma estratégia multicloud, você pode contar com todos eles em sua empresa e, assim, otimizar ainda mais suas tarefas.

Cloud Plus da Algar Telecom

Com o Cloud Plus, da Algar Telecom, você pode gerenciar todos os seus serviços na nuvem em um painel único que otimiza, facilita e simplifica a sua visualização e controle.

Além disso, o Cloud Plus ainda oferece:

  • Dados Free: Transferência de dados sem custos adicionais para sua operação na nuvem Cloud Plus.
  • Pagamento em real: para que você saiba exatamente quanto vai pagar a cada mês e não arcar com os custos da variação cambial.
  • Suporte diferenciado: a Algar Telecom possui um índice de 94% de aprovação dos clientes empresariais. Isso, em grande parte, deve-se a um atendimento próximo e de qualidade.

Para saber mais sobre a nuvem e, principalmente, sobre o Cloud Plus, a nuvem da Algar Telecom, baixe o infográfico gratuito para conhecer as vantagens que ele trará para os seus negócios.

Baixar infográfico sobre vantagens do Cloud Plus da Algar Telecom

Deixe seu comentário