Diante dos rumos que o mundo tomou com a pandemia, uma tendência já importante se tornou ainda mais relevante: o anywhere office.
Significa poder trabalhar em qualquer lugar do mundo, em uma estrutura corporativa flexível que permita isso.
A vantagem é justamente essa agilidade e facilidade, o que proporciona diversos outros benefícios em série para as pessoas e para as organizações. Por sua vez, a empresa precisa fornecer isso, se desenvolvendo de acordo com o mercado e com a necessidade.
Segundo um levantamento feito pela CNN Brasil, esse modelo está associado a um estilo de vida, o dos nômades digitais, que podem chegar a 1 bilhão de pessoas no mundo até 2035.
Para saber mais sobre o conceito e sobre como essa tendência está se tornando mais forte, acompanhe.
Baixe gratuitamente materiais exclusivos da Algar, feitos especialmente para ajudar na gestão da sua empresa.
O anywhere office significa “escritório em qualquer lugar”. Ou seja, é um modelo de trabalho descentralizado e flexível que permite que as pessoas trabalhem de quaisquer locais do mundo, não somente em uma sede específica.
É muito similar ao regime de home office, ou trabalho remoto. Nesse caso, os colaboradores deixam de comparecer a escritórios para trabalhar direto de suas casas.
Contudo, o anywhere office é uma flexibilidade ainda maior desse conceito. Representa o trabalho de qualquer lugar, independentemente se é em casa ou não.
Nesse sentido, inclui locais para onde a pessoa viaja, escritórios na cidade e muito mais (veremos melhor isso em tópicos a seguir).
Aqui vale até um parêntesis: os colaboradores podem trabalhar enquanto viajam, indo de um lugar a outro, explorando novas regiões. Nesse sentido, eles ficam livres para transitar e podem ser mais felizes enquanto trabalham.
Essa nova modalidade anuncia algo até então inédito na forma como as pessoas enxergavam o trabalho: não é preciso se mudar (mudar de endereço) por conta do emprego.
As pessoas podem morar onde quiserem e permanecer empregados, ligados à sua profissão e a uma empresa.
Para garantir isso, as empresas precisam focar em soluções precisas de comunicação remota, em segurança e proteção de dados e em estratégias de treinamento e educação.
Nesse sentido, o grande pilar continua sendo as tecnologias de computação em nuvem, que permitem acessar aplicações remotamente, compartilhar dados, colaborar mesmo a distância e garantir a descentralização das empresas.
As soluções de cloud possibilitam reduzir custos, tornar as empresas mais ágeis e modernas, de modo que seja possível gerenciar bem esse modelo e muitos outros decorrentes.
Veremos mais a seguir e você entenderá melhor como assegurar a implantação do anywhere office de forma eficiente.
Leia também:
Na pandemia, o conceito de anywhere office ganhou ainda mais força.
Com a necessidade de trabalhar remotamente e de ficar em casa por conta do isolamento social, criou-se uma demanda por novos regimes de trabalho, maior flexibilidade e melhores condições para os trabalhadores.
Por isso, vimos muitas organizações explorarem o conceito de anywhere office, com as pessoas buscando alternativas para o padrão de ir ao escritório.
Mesmo que não fosse possível sair de casa, aos poucos a flexibilização foi chegando, com a pandemia melhorando.
Então, a tendência das empresas continuou em priorizar o trabalho seguro, com as medidas de proteção e as pessoas longe de centros de aglomeração.
Nesse sentido, o anywhere office e o home office se tornaram tendências reais, visto que as empresas aprenderam a lidar com a demanda por comunicação, segurança e agilidade, típicos desse novo momento.
Uma vez que as companhias estão mais maduras e já seguem naturalmente nesse sentido, podem agir efetivamente para alcançar melhores resultados.
Elas já entenderam a redução de custos que esse modelo representa e as outras vantagens e estão dispostas a continuar investindo nele.
Por isso, depois da pandemia, o conceito de anywhere office e a estratégia de trabalhar em qualquer lugar do mundo permanecem fortes.
Veremos agora as vantagens do anywhere office para as empresas de diversos portes e tipos.
Um dos pontos mais importantes é a redução de custos que o modelo representa para a empresa. O fato de não precisar ter sedes físicas e manter estruturas com todos os gastos que elas trazem já é um benefício para a gestão financeira das companhias.
Além disso, não ter que arcar com custos de transporte e outros benefícios relacionados também é uma ótima estratégia.
Para o colaborador, há uma redução de custos com transporte também, como a gasolina, principalmente em empresas que não oferecem o benefício.
Outro ponto positivo é a flexibilidade. O modelo de trabalho remoto representa uma estratégia em que os colaboradores ficam mais livres para cooperar de qualquer lugar, o que faz as empresas se tornarem mais ágeis, flexíveis e modernas.
Ou seja, é possível se adaptar a novas tendências, à modernização das empresas e do mercado, ao uso de novas soluções e ao crescimento.
Por exemplo, a empresa pode contratar pessoas de qualquer lugar do mundo e expandir as operações facilmente, sem grandes problemas.
Assim, fica mais fácil escalar as operações e se tornar maior, de acordo com a demanda.
O anywhere office requer que as barreiras de espaço e localização sejam demolidas. Ou seja, é possível colaborar com outras pessoas, até mesmo trabalhando em tempo real, mesmo com uma distância geográfica enorme.
Isso torna as empresas mais flexíveis, facilita as contratações e faz com que as informações fluam mais rápido, sem gargalos.
Vale citar também o aumento de produtividade que esse regime oferece.
Com os colaboradores mais felizes, sem ter que enfrentar trânsito ou até mesmo aproveitando para viajar enquanto trabalham, é possível extrair mais do trabalho deles, com melhores índices de produção.
Assim, a empresa consegue atender melhor às demandas e necessidades de produção, tornando-se uma empresa mais consistente. Nesse sentido, é viável melhorar a forma como as operações são realizadas também, pensando sempre na qualidade.
Outro ponto extremamente importante é a retenção de talentos. Uma empresa que apoia o anywhere office consegue facilmente atrair pessoas e também retê-las, visto que a proposta de liberdade e flexibilidade é muito bem vista aos olhos de vários trabalhadores.
Os profissionais conseguem conciliar o trabalho com outras decisões da vida pessoal, bem como com mudanças como ida para morar em outros locais, etc.
Além do que falamos, é preciso destacar que esse modelo de trabalho descentralizado e remoto favorece o aumento da liberdade das pessoas. Ou seja, é possível viver melhor, tendo mais facilidade para tomar decisões importantes.
No geral, há maior liberdade com relação ao trabalho em si também. Ou seja, é possível trabalhar sem gestão sempre próxima, com cobrança muito exacerbada que rende pressão e problemas de estresse.
Essa liberdade também contribui com o aumento da qualidade do trabalho e da produtividade.
É notável que a ideia de trabalhar em qualquer lugar do mundo trouxe consigo uma revolução na forma como se enxergam os empregos.
As empresas sabem que isso é um atrativo e já oferecem vagas remotas. Empregados priorizam isso quando procuram emprego e já filtram as opções.
Ou seja, o impacto do anywhere office é gigantesco.
Há empresas que aproveitam essa disrupção e já nascem digitais, com custo reduzido, para se manter flexíveis e consistentes.
Nesse caso, com os colaboradores remotos, é até mais fácil montar um staff, sempre prezando pela eficiência e pela qualidade dos trabalhos realizados.
Estima-se que até 2030, os escritórios flexíveis, aqueles que servem de apoio para o anywhere office, tenham uma participação expressiva de 30% em todo mercado imobiliário, em comparação aos 5% atuais.
Agora, vamos conferir as modalidades do anywhere office para entender melhor como esse conceito funciona na prática.
Primeiro, temos o home office, o mais tradicional e comum dos modelos. Consiste no trabalho em casa, com um escritório que geralmente é montado em alguns dos cômodos.
Nesse modelo, se destaca a comodidade e a praticidade de estar no mesmo lugar onde se descansa.
Também é um modelo consideravelmente mais barato, já que não envolve nenhum tipo de deslocamento para trabalhar. Geralmente, a estrutura em casa já envolve elementos que são comuns, como uma cadeira e uma mesa. Então, até se aproveita o que se tem.
Os escritórios flexíveis de coworking são ambientes compartilhados por várias pessoas, com intuito de trabalhar remotamente. Assim, é um espaço já frequentado por pessoas que trabalham nesse modelo, mesmo que sem nenhum vínculo.
Esses locais são equipados com uma estrutura para um trabalho confortável, como cadeiras, mesas e tomadas.
Existe também a possibilidade de contratar um escritório específico para atender a uma demanda de uso. Nesse caso, é como ter um coworking, só que com maior privacidade e exclusividade.
É possível ainda personalizar o local para atender ao gosto específico da pessoa quando estiver trabalhando.
Outro local interessante são os cafés — espaços típicos para comer alguma coisa e tomar um café, enquanto se conversa ou enquanto se trabalha. Muitos aproveitam para levar seus computadores portáteis e já resolverem suas tarefas diárias nesse tipo de ambiente.
Geralmente, é um local aconchegante, feito para atrair e segurar as pessoas. Nesse sentido, pode ser propício para a concentração e para o foco.
Agora, veremos as características dos profissionais e dos gestores que conseguem se adaptar bem a essa modalidade de trabalho.
Os profissionais do anywhere office são pessoas mais disruptivas, geralmente mais jovens, modernas, focadas em um trabalho mais flexível e inovador. São pessoas que gostam de desafios, gostam de experimentar coisas novas e descobrir novidades.
Geralmente, esse perfil está associado a certas profissões, como tecnologia ou cargos relacionados. São pessoas com um perfil mais autônomo e organizado, capazes de gerenciar bem a própria rotina.
Por outro lado, os gestores devem ser pessoas também mais flexíveis e modernas, que saibam bem como acompanhar times descentralizados e remotos.
É preciso lidar com o desafio da barreira temporal e geográfica, bem como aproveitar bem as soluções que diminuem esses gaps.
O gestor que entende os impactos do anywhere office deve estar pronto para aprender novas estratégias a cada dia. Da mesma forma, deve estar pronto para evoluir e mudar de filosofia, de modo a alcançar melhores resultados.
Veremos agora as melhores dicas para implantar essa estratégia em sua empresa.
Primeiro, é preciso obter uma capacitação de todos os envolvidos, principalmente dos líderes. Com isso, a empresa pode de fato saber como lidar com os desafios e com as necessidades inerentes desse tipo de estratégia.
A capacitação das pessoas da liderança é importante para que todos consigam ser educados de acordo com os princípios do anywhere office. Ou seja, para que o modelo realmente funcione.
Isso inclui saber como acompanhar os resultados, saber gerenciar o trabalho a qualquer hora, saber estimular a autonomia e organização dos liderados, etc.
Outro fator é incorporar a estratégia à cultura da empresa para que isso seja algo natural, intrínseco. Ou seja, o ingresso nesse universo deve ser eficiente, com uma cultura que seja suficientemente flexível para fornecer o suporte.
Se uma empresa sabe mudar, consegue replicar seus processos e escalar para crescer de forma remota, ela não terá problemas. Se a empresa é fincada em autonomia, autogestão e organização, mesmo que com forte comunicação, também não terá surpresas.
Outro ponto fundamental: a tecnologia. Quando se pensa em modalidade remota de trabalho, principalmente uma totalmente descentralizada, é preciso reforçar a segurança da empresa e garantir um apoio tecnológico para a comunicação.
Nesse sentido, torna-se imprescindível ter uma forte base tecnológica para garantir a estabilidade do dia a dia.
Por fim, é importante contar com as soluções mais eficazes de comunicação. Nesse sentido, destaca-se, sobretudo, a computação em nuvem, como um apoio consistente à gestão.
A cloud computing deve oferecer o apoio para que as pessoas consigam compartilhar, colaborar em tempo real, dialogar entre si, participar de videochamadas, etc.
Com as plataformas que oferecem recursos com pacotes, é possível obter esse suporte de infraestrutura por preços mais em conta.
O anywhere office é uma tendência real que traz vários benefícios importantes para empresas e para clientes. Representa uma disrupção do trabalho que pode trazer maior produtividade, menos custos e maior agilidade operacional.
É preciso ter o perfil dos profissionais certos, tanto dos colaboradores quanto dos gestores. É preciso também contar com o apoio de soluções em nuvem para o suporte de comunicação.
Deixe seu comentário