Tecnologia Algar Telecom | 27 de fevereiro de 2020

A importância do armazenamento em nuvem para sua empresa

Tempo de leitura: 5 minutos

Se tem uma área que mostra bem como a tecnologia vem evoluindo rapidamente, essa, com certeza, é a de armazenamento de dados. Em menos de vinte anos, passamos por vários momentos de evolução rápida, saindo das mídias individuais, como disquetes e CDs, passando pela importante atuação dos Data Centers, e chegando à era do armazenamento em nuvem.

Essa evolução não mostra apenas uma mudança na forma de armazenamento de dados. Ela também vem para reafirmar como o nível de segurança se tornou um fator determinante para as empresas dos mais variados segmentos.

O risco de vazamento de informações internas, a preocupação com os dados dos usuários e a facilidade para encontrar todo tipo de arquivo em qualquer lugar fez da tecnologia de armazenamento em nuvem um dos recursos mais procurados e utilizados pelas empresas.

Mas você sabe por que essa é a maneira mais segura e acessível para proteger os dados do seu negócio? É o que vamos mostrar logo abaixo: 

soluções empreendedor

Vantagens do armazenamento em nuvem

1. A nuvem oferece maior visibilidade sobre o uso de dados e segurança

Com o modelo de armazenamento interno, as organizações possuem maior dificuldade de identificar como está o andamento do uso dos próprios dados. No modelo em nuvem, esse problema não existe, já que o acompanhamento dessas informações pode ser feito em tempo real.

Uma outra vantagem é que as soluções do mercado para armazenamento em nuvem também atualizam os sistemas rapidamente para evitar qualquer risco de ameaças à segurança da empresa.

2. A nuvem oferece um único ponto de gerenciamento para chaves de segurança

Quando se utiliza o modelo de armazenamento interno, é preciso gastar muito tempo e energia tentando manter o ambiente seguro por meio de ações de criptografia. Já com a solução no armazenamento em nuvem, esse processo fica muito mais simples, com um único ponto de gerenciamento.

Os fornecedores frequentemente oferecem controles centralizados de armazenamento em nuvem para gerenciar usuários e dados.

3. A nuvem reduz a necessidade de arquitetura de segurança local

Quando falamos de armazenamento de dados, um dos pontos de maior custo para a operação é a arquitetura local de segurança, que é extremamente necessária no modelo de Data Center. Infelizmente, mesmo com todo esse processo, ainda existe o risco de configurar algo de maneira inconsistente ou incorreta.

Por outro lado, o armazenamento em nuvem pode reduzir ou até mesmo eliminar a necessidade de contar com essa estrutura local, já que tudo é fornecido no ambiente online.

Como utilizar o armazenamento em nuvem?

Uma dica para começar a aproveitar ao máximo a tecnologia de armazenamento em nuvem é optar por um serviço de Cloud Backup. Dessa forma, você consegue proteger seus arquivos criando cópias de segurança. É a melhor forma de se sentir mais tranquilo em relação a fatores que poderiam facilmente prejudicar você, como falhas no servidor local ou quedas de energia, que causam grandes prejuízos quando se utiliza o modelo de armazenamento interno.

Lembre-se de que optar por um serviço na nuvem requer atenção especial para pontos importantes que compõem essa estrutura. Por isso, é essencial que sua empresa:

  • Determine junto dos provedores de armazenamento em nuvem como eles tratam da privacidade e segurança das informações;
  • Saiba quais os tipos de proteções estão em vigor;
  • Avalie constantemente o nível de eficiência da estrutura da nuvem;
  • Use sempre modelos de autenticação para aumentar o nível de segurança.

Agora que você já sabe por que utilizar o armazenamento em nuvem e como começar a utilizar esse tipo de serviço, chegou a hora de entender as diferenças entre um servidor local e um servidor em nuvem, analisando as vantagens e desvantagens de cada um.

Cloud BackUp

Deixe seu comentário