SMS Marketing: O que é e 10 Estratégias para vender mais

Escrito por humanos

o que é sms marketing

Você sabia que cerca de 90% das mensagens de textos são lidas em até três minutos? Fato é que as pessoas estão sempre com seus celulares perto e com fácil acesso. 

É muito raro encontrar alguém que não tenha um número de telefone ou que não o use para se comunicar.

Por isso, a maioria das marcas no momento focam grande parte de seu orçamento nos canais digitais de comunicação. 

Ou seja, nesta era digital em que estamos vivendo, o SMS acabou ficando para escanteio nas estratégias de marketing das empresas.

Porém, o SMS Marketing surgiu como uma boa alternativa para as empresas que desejam atingir diretamente o seu público. Há muitas estratégias e muitos benefícios que esse método pode trazer. 

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O que é SMS Marketing?

SMS Marketing é o uso de mensagens de texto para celulares com o objetivo de divulgar e vender produtos e serviços.

Ou seja, através de mensagens curtas, é possível informar o destinatário sobre oportunidades, novidades e ofertas do seu negócio.

Quais as vantagens do SMS Marketing?

vantagens do sms marketing

O SMS tem suas vantagens, principalmente por ser uma estratégia barata e que possui grande taxa de abertura pelos prospects.

Através dele, você pode se comunicar com seus clientes em qualquer momento do dia, de maneira eficiente. 

Sua taxa de conversão é mais alta e o investimento é relativamente baixo considerando o número de clientes acionados.

Além disso, as mensagens de texto da campanha podem ajudar a empresa a direcionar os clientes para outros canais de comunicação. Isso ajuda a manter o contato com o consumidor e impacta-lo em diferentes canais. 

Maior taxa de abertura de disparos

A grande vantagem do SMS é que ele pode impactar qualquer pessoa que possui um número de telefone. Afinal, muitas poucas pessoas não possuem um celular atualmente.

Isso porque o SMS tem uma taxa de abertura grande, cerca de 98%, mais vantajosa do que a taxa de abertura de e-mail, por exemplo. 

Essa taxa de abertura e sucesso no disparo das mensagens torna-se ainda mais simplificado com uso de ferramentas como a SMS Solutions da Algar Telecom. 

Aumento da taxa de conversão e vendas

Devido a sua grande taxa de abertura, a probabilidade de conversão se torna consequentemente maior. É muito provável que seu lead clique no link disponível na mensagem e realize a ação desejada.

Ou seja, se é divulgada alguma condição especial ou desconto, por exemplo, há grandes chances de que suas vendas aumentem.

Fidelização do cliente

O SMS marketing pode ser usado principalmente para estreitar o relacionamento que a empresa tem com o cliente. É possível divulgar promoções, plano de fidelidade e até mesmo pesquisas de satisfação. 

Essas estratégias fazem com que o consumidor se sinta valorizado e o incentiva a comprar novamente de sua empresa, o que consequentemente ajuda na sua fidelização.

Entrega rápida

O uso do SMS como estratégia de marketing é vantajoso pelo seu custo-benefício. Além de ser direto, prático e com valor de investimento baixo, a entrega da mensagem é imediata.

Diferente de campanhas focadas em e-mails, que precisam que a pessoa tenha uma conexão com a internet para receber, a mensagem por SMS é disparada de forma imediata, sem risco da mensagem cair em uma caixa de spam.

Basta a pessoa olhar para a tela do celular para ver a notificação da mensagem por SMS, o que gera uma taxa alta de abertura.

Customização

Além de poder ser enviado para muitos contatos de maneira simultânea, também existe a possibilidade de personalizar o SMS para cada cliente.

Na SMS Solution da Algar Telecom, por exemplo, é possível utilizar diversas variáveis em seu texto, como nomes, CPFs, datas de nascimento, dados da compra do usuário (como o status de pedido), etc.

Isso traz mais proximidade com o cliente e é uma ótima maneira de conseguir estreitar os laços, já que ele será tratado pelo nome.

Baixo custo

Por fim, uma das principais vantagens do SMS marketing para as empresas é o seu baixo custo quando comparado com outras estratégias.

Mesmo departamentos de marketing que possuem um orçamento apertado podem perfeitamente investir nessa solução e se beneficiar de seus resultados.

Isso acontece porque o custo por disparo é bem pequeno e, com o auxílio de ferramentas como o SMS Solution da Algar Telecom, é possível fazer disparos em massa sem gastar uma grande quantidade de dinheiro.

Além disso, por se tratar de um texto relativamente pequeno, ele também não exige tanto trabalho prévio para sua elaboração.

Ou seja, o conteúdo pode ser escrito em pouco tempo, o que economiza bastante o tempo da sua equipe de marketing, que vai poder se concentrar em outras tarefas mais importantes para o sucesso da estratégia da empresa.

Como implementar o envio de SMS Marketing?

sms corporativo como implementar

Após entender melhor como o SMS marketing pode ajudar a sua empresa, o que você precisa para implementá-lo em suas estratégias? Confira um passo a passo a seguir.

Defina o seu público alvo

Antes de tudo, é ideal que a empresa tenha um bom conhecimento sobre o seu público alvo e como se comunicar com ele da maneira correta. 

Cada público tem suas particularidades e necessita de uma abordagem diferente. A geração Millennials, por exemplo, prefere se comunicar por mensagens de texto.

Portanto, é importante ter esse ponto definido para que suas campanhas obtenham o resultado desejado.

Seja direto

Um detalhe importante é que o envio de SMS marketing não pode ultrapassar o limite de 160 caracteres. 

Portanto, pense bem no objetivo da mensagem e como comunicá-la da melhor maneira possível, prestando muita atenção à ortografia.

Ao mesmo tempo, procure passar a sua mensagem de maneira atrativa e que seja chamativa para o cliente. 

Insira backlinks

Uma parte importante para que o envio de SMS traga resultados é inserir backlinks para direcionar os clientes à ação desejada. Ou seja, se o intuito é vender um produto específico, insira um link para o produto.

Para ajudar, há vários sites, como o Bitly onde é possível encurtar os links mais longos para que a mensagem não ultrapasse o limite de caracteres.

Monitore resultados

Esse é um passo essencial para ajudar a nortear as estratégias de suas mensagens de texto. Por exemplo, caso uma comunicação esteja gerando muitas conversões você pode aumentar seu investimento.

Já no caso de um SMS que não está gerando vendas, é possível retirá-lo de sua comunicação e de sua estratégia. Ter KPIs bem definidos será muito importante para sua estratégia.

10 estratégias de SMS Marketing para aumentar suas vendas

estratégia de sms marketing

Depois de entender melhor como implementar o envio de mensagens em seu planejamento de marketing, você já pode se aprofundar em outros detalhes.

Portanto, separamos 10 estratégias de SMS Marketing que com certeza, vão te ajudar a chamar a atenção do seu prospect. Confira abaixo!

1. Ofertas e promoções

Uma ótima estratégia para aumentar as vendas de sua empresa através do SMS é divulgar ofertas e descontos para o cliente. Por exemplo, no caso de datas promocionais como Black Friday ou descontos pontuais.

2. Cupons especiais

Oferecer cupons é uma boa maneira de garantir vendas e chamar o seu consumidor para um produto ou serviço. É ideal inserir um prazo de validade para os mesmos, e um link explicativo para que ele possa se informar e realizar a compra.

3. Lançamentos ou reposição de produtos

A empresa também pode fazer a divulgação de lançamentos exclusivos e avisar clientes sobre reposição de produtos. Isso ajuda a impulsionar novas vendas e incentiva os clientes a comprarem novamente.

4. Divulgação de eventos

No caso de eventos ou webinars, a empresa pode fazer o envio de SMS com lembretes, contendo dia e horário. Assim, você interage com o seu lead e aumenta suas chances de conversão através do backlink disponibilizado.

5. Pesquisas de satisfação

Fazer pesquisas de satisfação é uma ótima maneira de manter contato e interagir com o consumidor. Com ela, sua empresa também consegue aumentar a fidelização de clientes e aumentar a chance de recompra.

​​6. Horário Comercial

O horário de disparo do SMS marketing também é importante para o seu sucesso. Por isso, para que a estratégia seja eficiente, alinhe a mensagem de texto aos hábitos diários do seu público-alvo, relacionando o seu produto ao serviço.

De acordo com um estudo feito pelo Mobile Marketer, as segundas-feiras costumam ter um índice mais baixo de respostas e os horários de deslocamento ao trabalho, como das 6h30 às 8h30, também são as que devem ser evitadas.

Afinal, as pessoas estarão dirigindo ou se deslocando em transportes coletivos, reduzindo a chance da mensagem ser efetiva.

7. Lembre do aniversário do seu cliente

Um pensamento muito importante que as marcas precisam ter em relação às estratégias de SMS marketing é que o relacionamento com o cliente precisa ser muito bem trabalhado, de forma humanizada e amigável. 

Por isso, lembre-se do cliente, para que ele lembre de você!.

Enviar um SMS desejando felicidades no dia do aniversário é uma forma simples e eficiente de valorizar o seu cliente.

Além do “parabéns”, é possível pensar em campanhas de cupons de desconto e brindes para esse dia especial.

8. Peça autorização antes do envio

Ninguém gosta de receber mensagens que não solicitou, não é mesmo?

Portanto, lembre-se de sempre pedir a autorização do cliente antes de começar a mandar mensagens para ele.

Isso porque a estratégia de SMS marketing é um tipo de inbound marketing, ou marketing de atração, uma estratégia não-invasiva, que busca atrair o cliente, e não se tornar um inconveniente em sua vida. 

9. Envie mensagens curtas

Lembre-se: SMS é um meio de comunicação muito rápido, portanto não adianta mandar mensagens longas através desse método.

Ao invés disso, foque em mensagens curtas, de leitura rápida, fácil compreensão e que, preferencialmente, tenham um título curto, que pode ser lido rapidamente no próprio preview do celular de quem recebe.

10. Cuidado com o SPAM

É muito importante que você tenha em mente que o seu objetivo com o SMS marketing é chamar a atenção para algum produto ou serviço da sua empresa.

Por esse motivo, lembre-se que chamar a atenção é algo muito diferente de enviar mensagem atrás de mensagem várias vezes em um dia.

Esse tipo de ação tem um nome, e se chama SPAM. E ninguém gosta de receber SPAM.

Apostar nesse tipo de estratégia é um erro, pois isso pode render até mesmo um bloqueio ao número da empresa e, nesses casos, é muito difícil estabelecer contato novamente.

O que diz a legislação com o envio do SMS marketing

lei sobre sms marketing

Existem diversas normas que foram estabelecidas pela Agência Nacional de Telecomunicações, a Anatel, sobre o envio de SMS marketing.

A principal delas diz que o empresário precisa estar ciente de que o envio de mensagens não é permitido para qualquer pessoa.

De acordo com Art. 3o, XVIII da Resolução no 632/2014 da Anatel, nenhuma empresa prestadora pode mandar mensagem de texto publicitária sem que o consumidor tenha aprovado o envio previamente.

Por esse motivo, é preciso configurar a plataforma para que o cliente possa mandar uma mensagem com a palavra “PARE”, por exemplo, para que o seu número de celular seja descadastrado do sistema de envio em massa.

Essas regras são válidas desde 2012 e foram criadas pois diversos consumidores começaram a receber um volume muito grande de SMS marketing e, frequentemente, as mensagens não eram de seu interesse, o que fez com que as normas fossem elaboradas.

De acordo com o Código de Defesa do Consumidor (CDC), a depender do caso, a empresa pode receber multas milionárias como consequência ao descumprimento das regras.

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Conclusão

As empresas que acham que o uso de SMS marketing é um recurso ultrapassado, estão enganadas.

Essa ainda é uma das maneiras mais eficientes, práticas e com ótimo custo-benefício de manter uma comunicação ativa para fidelização dos clientes.

Com uma mensagem curta e objetiva, que pode ser utilizada em paralelo a outras campanhas de marketing mais robustas, é possível atingir um número impressionante de até 98% de entrega.

Para que o seu cliente receba suas mensagens, basta que ele esteja com acesso a uma rede de telefonia, ou seja, independente de uma conexão com internet ou WiFi, seu público receberá seu SMS Marketing.

Agora, para que suas estratégias de SMS Marketing tenham os resultados desejados, é ideal contar com uma ferramenta especializada.

O SMS Solution, da Algar Telecom, é uma plataforma de comunicação digital que sua empresa utiliza para se comunicar com seus clientes através de SMS. Nossa plataforma otimiza seus custos de envio, e pode realizar disparos de mensagens para qualquer operadora.

Achou interessante? Saiba mais sobre o SMS Solution e todos os seus benefícios.

 

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