Soluções Algar Telecom | 13 de setembro de 2021

Entenda o papel dos endpoints na segurança da sua rede

Tempo de leitura: 5 minutos

Com o passar do tempo, as empresas entenderam o alto nível de importância de assegurar a proteção de sua rede. A movimentação proporcionada pela migração de trabalho para o home office desenvolveu a necessidade de ter soluções ainda mais assertivas quanto ao assunto, considerando o aumento dos ataques no país.

No quesito cibersegurança, os últimos anos foram de muita evolução. Novas tecnologias e também diferentes ameaças surgiram. Assim, políticas e ações de segurança digital também tiveram que se aperfeiçoar. 

Para conseguir abranger novas camadas de proteção para o fluxo de dados e de rede, criou-se a segurança de endpoints. Ela trabalha ativamente na infraestrutura da rede, bloqueando ataques de maneira proativa, provenientes de diferentes dispositivos conectados.

O que é um endpoint e para que ele serve?

Para entender melhor qual o papel que os endpoints desempenham para a segurança do seu negócio, é preciso compreender o que é um endpoint. 

De maneira simplificada, ele seria o ponto de extremidade da sua rede. São todos aqueles dispositivos finais que estão conectados a um terminal. Os mais comuns aos ambientes empresariais são computadores, notebooks, tablets, smartphones e estações de trabalho.

Assim, os endpoints servem como pontos de conexão a uma rede. E por transmitirem informações a ela, podem sofrer vulnerabilidades com a invasão dos principais ciberataques. Considerando este ponto, surge o Endpoint Security como uma estratégia de segurança.

Como funciona o Endpoint Security?

A estratégia e abordagem endpoint security, também chamada de endpoint protection, destina-se à proteção das extremidades de rede. Na prática, oferece proteção aos serviços e dispositivos conectados a ela, evitando invasões. 

Esse tipo de solução de segurança tem como principal característica a proatividade. Sendo também um diferencial quanto aos antivírus. Pois no caso do endpoint security, evita-se ataques que tecnologias de criptografia não são capazes de detectar.

A tecnologia se apresenta como software instalado na máquina que realiza o gerenciamento da rede empresarial. Para ser integrada aos dispositivos, eles devem também receber um software específico para acessar essa rede.

Com este sistema de segurança instalado, é possível realizar o gerenciamento e monitoramento dos servidores e dos pontos de extremidade conectados. Isso possibilita que eventuais vulnerabilidades sejam prevenidas. 

Quais são os benefícios da segurança de endpoints?

Analisando seu funcionamento, nota-se a importância do endpoint security para todas as empresas. Já que a solução atua proativamente, assegurando proteção antes mesmo da probabilidade de um ataque

Mas não é só essa vantagem que há na segurança de endpoints. Conheça outros benefícios:

Protege os dispositivos finais de riscos

Com a implantação do endpoint security, a empresa garante proteção dos dispositivos conectados a ela contra riscos e brechas de ameaças em potencial. Seu caráter proativo age antes que um ciberataque venha a acontecer.

Facilidade de implementação

A tecnologia tem como base a relação servidor-cliente. Dessa forma, sua instalação é facilitada, conectando um software na máquina que gerencia o sistema e outro nos dispositivos externos, que seriam os pontos de extremidade.

Bloqueio de implementação

Por ser capaz de identificar algumas ações que causam vulnerabilidade, a segurança de endpoint bloqueia atividades indesejadas. Assim, há o controle de acessos de dispositivos não autorizados.

Melhor custo-benefício

Soluções de segurança de endpoint tendem a delegar menor investimento, considerando que o foco é a proteção da rede, um sistema. Além disso, elas são mais eficientes e seguras, principalmente, para trocas de informações à distância.

Qual é o melhor serviço de Endpoint Gerenciado?

Proporcionar recursos preventivos a ameaças, gerenciamento de serviços e acessos, monitoramento de dispositivos e relatórios de eventos de ameaças podem ser considerados pontos de análise na hora de escolher o melhor serviço de segurança de endpoint.

A Algar Telecom reuniu todas essas características e desenvolveu o Endpoint Gerenciado Vision MEDR. A solução evita que criminosos invadam sistemas e criptografem os dados, protegendo a empresa contra esquemas de sequestro de dados e extorsões. 

Além disso, Vision MEDR acompanha o avanço da tecnologia, de criação e atualização de vírus, assimilando e respondendo aos ataques em tempo real. Impedindo assim, que hackers encontrem brechas no sistema, diminuindo riscos de invasões.

Vantagens do Endpoint Gerenciado Vision MEDR

O Endpoint Gerenciado Vision MEDR garante segurança para o trabalho, prevenindo as empresas contra ataques cibernéticos agindo de forma pré-ativa, ou seja, sendo ativada antes de um cibertaque. Mas, muito além disso, conta com diferenciais exclusivos:

  • Recuperação de todos os dados ao estado anterior ao ataque cibernético;
  • Integração rápida e engajamento contínuo por meio de relatórios;
  • Time especializado de analistas de SOC 24×7, 365 dias do ano;
  • Contrato por assinatura sob medida para as necessidades da empresa.

A solução possui Inteligência Artificial Avançada para interromper as ameaças e também autoimunizar os demais endpoints da rede contra invasões. Contando com verificação de ataques e contenção imediata de dispositivos. 

Compreendendo todas as vantagens da segurança de endpoints, conheça os detalhes do Vision MEDR e proteja a sua empresa de ciberataques que podem prejudicar o desenvolvimento do seu negócio. 

Deixe seu comentário