1. Home
  2. /
  3. Inovação
  4. /
  5. Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC): o que são e para que servem?


Inovação Escrito por Algar Telecom | 24 de agosto de 2022

Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC): o que são e para que servem?

Tempo de leitura: 11 minutos
Tempo de leitura: 11 minutos

o que é tecnologia da informação e comunicação?

O mundo evoluiu muito nos últimos anos, principalmente quando falamos em transformações digitais. Graças aos avanços desse nicho, a Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) se tornou um assunto de grande relevância.

A pandemia mundial da COVID-19 contribuiu para impulsionar mais ainda o investimento nesse setor. Segundo pesquisa da Associação Brasileira de Distribuição de Tecnologia e Informação (Abradisti), o setor de TIC teve um crescimento de 13% em 2020, tendo crescido 23% apenas no setor de TI.

Além disso, segundo previsão da IDC (International Data Corporation), até 2024, 70% das empresas latino-americanas irão otimizar suas operações para melhor executar estratégias digitais e para a implantação generalizada de recursos e operações autônomas de TI.

Trata-se de um setor que está aquecido e em ascensão, e pode-se dizer que o TIC é de suma importância para as empresas atualmente. Afinal, é através dele que há a possibilidade de obter inúmeras melhorias em seus processos e organização.

O termo pode parecer novidade, mas a sua aplicação já deve estar profundamente enraizada na rotina da empresa. As TICs são na verdade todas as tecnologias da informação e comunicação que impactam a produtividade corporativa, hoje em dia.

E não apenas as TICs que já fazem parte do fluxo de trabalho, mas aquelas que ainda são tendências, ou seja, com potencial de consolidação no mercado.

Por isso, neste conteúdo especial você vai acompanhar um guia completo sobre este setor, sua importância e benefícios para as empresas.

Soluções digitais da Algar Telecom para empresas

Leia também:

O que é TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação)?

TIC é abreviação para o termo Tecnologia da Informação e Comunicação e ele engloba tecnologias que servem como mediadoras para os processos de comunicação, e foram potencializadas graças à internet. A TIC consiste em recursos de hardware, software e telecomunicações que oferecem automações ou outras funcionalidades que ajudam a otimizar a comunicação em empresas.

Ou seja, uma variedade de dispositivos, aplicativos, redes e serviços de computação que permitem comunicação, e podem ser usados em diversos segmentos, como indústria e, até mesmo, educação.

Embora o seu significado tenha sido esclarecido, convém um complemento. Afinal, estamos falando de uma série de recursos tecnológicos que, quando utilizados de maneira integrada, promovem melhorias múltiplas ao processo produtivo.

Alguns exemplos:

  • na indústria, as TICs têm sido pensadas mais no sentido de soluções de automação;
  • no comércio, como ferramentas integradas de gestão;
  • para as fintechs, as TICs propõem segurança para lidar com o Big Data gerado intensamente.

Para isso, as TICs estão profundamente associadas ao desenvolvimento de hardwares e softwares. Muitos deles que hoje são simples — mas fundamentais — ferramentas cotidianas, como o e-mail, os fóruns online e a webcam, entre outras soluções tecnológicas que fazem parte da Transformação Digital que impulsionou este início de século.

Para que servem as TICs?

As TICs servem como um elo para integrar e promover a comunicação entre pessoas ou setores, ou seja, essa área tem um papel fundamental para o desenvolvimento empresarial. Através dela, as organizações podem trabalhar remotamente e compartilhar informações independentemente de sua localização geográfica.

A Tecnologia da Informação e Comunicação na educação também está em alta. Principalmente após o início da pandemia da COVID-19, no qual muitas escolas passaram a operar de forma remota.

Quais são as vantagens da TIC?

principais vantagens das tics

A evolução tecnológica e digital trouxe grandes mudanças para o mundo. Muitas empresas sabem da importância de investir nesse nicho e de se manter atualizado no mercado.

Maior conectividade

As TICs proporcionam um grande avanço quando falamos de comunicação remota. Hoje em dia, é possível se comunicar por mensagens de texto, videoconferência e muitos outros meios de maneira instantânea.

Redução de custos

Uma grande dificuldade das empresas é encontrar maneiras de ter menos gastos. As TICs impulsionaram o crescimento de softwares de gestão que ajudam a aprimorar a comunicação da empresa.

Isso diminui os gastos do negócio relacionados a deslocamento de funcionários, já que não é preciso viajar a outro estado ou país para realizar reuniões e, até mesmo, promover “eventos corporativos”.

Além de promover o uso da inteligência artificial para automatizar tarefas e processos, o que acaba diminuindo os custos das empresas com estruturas físicas, por exemplo.

Aumento de produtividade

Devido a possibilidade de comunicação instantânea, o contato entre os colaboradores da empresa ou membros de um time se torna simples. Ferramentas de videoconferência, por exemplo, tornam a troca de informações algo ágil e eficiente.

Assim, é possível resolver problemas com mais agilidade, realizar reuniões ou editar arquivos independente de onde estiverem.

Otimização do relacionamento com cliente

As TICs também proporcionam ferramentas que podem ser utilizadas diretamente no setor de atendimento ao cliente. Utilizar tecnologias que ajudam a otimizar a experiência do cliente com a marca é fundamental para manter uma boa relação com ele.

É possível estreitar o relacionamento da empresa com o cliente utilizando, por exemplo, softwares de atendimento omnichannel automatizado, além de muitas outras soluções.

Integração do ambiente corporativo

A TIC também facilita a troca de informações entre os colaboradores, e promove uma comunicação empresarial simples e mais interatividade na empresa.

Desenvolvimento de processos de aprendizagem

A inclusão digital fez com que muitas pessoas passassem a ter acesso à educação através de cursos a distância (EaD). E, além dele, muitos outros métodos e práticas foram desenvolvidos para promover um melhor ensino, como usar computadores durante as aulas, por exemplo.

 

E quais são as desvantagens das tecnologias de informação e comunicação?

A TIC, sem dúvidas, proporciona muito conforto, conveniência e otimização para as empresas. Porém, apesar das muitas vantagens, em paralelo com essa evolução digital, também é possível perceber algumas desvantagens.

Perda de empregos

Os setores de manufatura, principalmente, podem sofrer razoavelmente com a implantação de TICs, devido ao aperfeiçoamento e automação de ferramentas.

Brechas para ataques virtuais

As tecnologias que são utilizadas no digital abrem muitas oportunidades para os chamados ciberataques. O Brasil, por exemplo, é o 2º maior alvo de ataques cibernéticos no mundo, segundo relatório da empresa especializada Netscout.

Isto porque falta investimento das empresas em segurança cibernética, e o crescimento exponencial do uso de TICs nos últimos anos fortalece ainda mais a atividade de hackers online.

Treinamento de funcionários

Implementar novas tecnologias sempre demanda um tempo de adaptação da empresa. Além disso, muitas vezes há dificuldades na hora de capacitar os funcionários para utilizar novas ferramentas.

Custos altos

Para algumas empresas, implementar novas tecnologias pode ser algo fora da curva e que demanda um certo investimento. Por isso, é importante planejar bem e guardar recursos para aderir a uma nova ferramenta que pode trazer bons resultados e otimizar muito as operações do negócio.

Os desafios em usar as TICs

Vale destacar que a relevância dessa tecnologia de informação integrada é benéfica em múltiplos níveis, mas que não se limita a eles apenas.

Afinal de contas, o mercado inteiro está em polvorosa com essa dinâmica digital. É importante contar com sólidos conhecimentos no setor para que cada investimento seja uma certeza e não apostas em tendências cujo prazo de validade está próximo de expirar.

O sucesso das empresas depende exclusivamente de um suporte profissional e de qualidade, que se converta rapidamente em resultados. Da mesma maneira que as TICs, quando implementadas, impactam a rotina do seu negócio.

Quais são as TICs para empresas?

tecnologias de informação e comunicação - tics para empresas

A implementação de ferramentas voltadas as TICs para empresas é fundamental. Atualmente, há muitas soluções e estratégias de gestão e relacionamento para que as empresas possam implementar em suas operações.

1. Armazenamento em nuvem

O armazenamento em nuvem é uma prática que deixa os dados das empresas mais seguros e diminui a chance do vazamento de informações sensíveis.

2. Segurança de dados

Há ferramentas hoje em dia, como o Vision MEDRda Algar Telecom, que protege a sua empresa e permite identificar e mitigar rapidamente os ataques aos dispositivos, além de garantir a segurança de seus ativos.

3. Redes Sociais

Na era digital atual, é importante que as empresas estejam presentes nas redes sociais e outros meios de comunicação com seus clientes.

Justamente por necessitar de um conjunto de estratégias que otimizam a imagem da empresa, conseguem estabelecê-las no seu mercado de atuação e promovem muitos outros benefícios.

Por isso, o gerenciamento de redes sociais é indispensável para que as marcas saibam direcionar suas estratégias de comunicação na internet.

4. Segurança de Rede

As empresas precisam, além de tudo, garantir a segurança de seus equipamentos, como computadores, celulares corporativos, entre outros. Eles podem apresentar brechas e estarem suscetíveis a invasões e roubo de informações sensíveis.

5. Gestão e produtividade

Em tempos de pandemia, é preciso encontrar maneiras de manter os colaboradores integrados e ter uma gestão eficiente de funcionários. Para isso, há ferramentas no mercado que ajudam as empresas a realizar controle de jornada e manter a conectividade entre as equipes.

Quais são os impactos da TIC nas empresas?

Agora que você já sabe de todos os benefícios e sobre a evolução da Tecnologia da Informação e Comunicação, deve estar se perguntando como isso realmente funciona nas empresas de fato.

Muitas das tecnologias de informação e comunicação proporcionam às empresas:

  • Redução de custos;
  • Melhor comunicação com o cliente;
  • Melhor comunicação interna;
  • Automação de processos;
  • Baixo índice de erros;
  • Maior segurança de dados;
  • Maior mobilidade;
  • Gestão otimizada;
  • Maior produtividade.

Portanto, é nítido o quanto novas tecnologias são importantes para as empresas e devem ser implantadas de acordo com suas necessidades.

Como implementar TICs nas empresas?

Há alguns fatores que ajudam a direcionar as empresas quando o assunto é implementação de novas tecnologias.

Entenda a necessidade da sua empresa

Quais são as dificuldades do seu negócio? Muitos processos manuais? Dificuldade de assegurar a proteção de dados?

É importante procurar saber o que sua empresa precisa melhorar e como as TICs podem ajudar nestes aspectos.

Converse com funcionários, entenda os processos e a rotina de trabalho para saber sobre suas necessidades e entenda o que procurar nas ferramentas.

Ache a ferramenta correta

Após mapear tudo que sua empresa precisa, você terá uma base para começar sua procura pela solução ideal.

Pesquise, busque indicações, entenda as particularidades das soluções e o que elas oferecem que podem realmente ajudar o seu negócio.

Eduque seus colaboradores

Algo essencial para otimizar o uso dessas ferramentas antes e após sua implementação, é educar seus funcionários. Ter certeza de que eles entendam porque a solução é necessária e como ela ajudará no seu dia a dia e na empresa no geral.

Além disso, prestar todo o suporte necessário para que eles saibam como utilizar a solução contratada, garantindo que ela realmente traga resultados positivos para o negócio.

Monitore o uso e os resultados

Mais importante ainda é ter certeza de que a ferramenta está sendo utilizada da maneira correta e como ela está afetando a empresa.

Ou seja, monitorar e analisar os resultados que ela está trazendo para facilitar novas tomadas de decisão e realmente otimizar o dia a dia do negócio.

Quais são as Novas Tecnologias da Informação e Comunicação?

novas tecnologias de informação e comunicação

A pandemia da COVID-19 causou muitas mudanças no mundo, principalmente em quesitos econômicos.

Para evitar sentir os efeitos da crise financeira nos últimos meses, muitas empresas precisaram se adaptar através de ferramentas que facilitam sua comunicação e seus processos no dia a dia.

Além disso, o mercado tecnológico está em crescimento constante, e investir nele se tornou algo essencial para as empresas, além de se tratar de um diferencial competitivo. Implementar novas ferramentas ou otimizar as tecnologias já existentes é importante para que as organizações se mantenham inovadoras e atuais.

Por isso, confira a seguir algumas tendências do mercado de TIC para 2021.

1. Inteligência Artificial

Segundo o panorama de mercado de TI na América Latina, feito pela IDC, haverá uma luta por inteligência artificial superior e o talento em dados se intensificará em um curto prazo. Ao que tudo indica, a demanda por talentos de IA está acompanhando o crescimento do resto do mundo. Porém, faltam profissionais qualificados nessa área.

Segundo um estudo feito pela mesma corporação, os países da América Latina irão demandar mais de 225 mil especialistas em IA e cientistas de dados entre 2020 e 2023.

2. Armazenamento em nuvem

O uso de servidores locais já não é algo visto com bons olhos pela maioria das empresas. Além de gerar muitos custos, eles estão sujeitos a acidentes como raios, panes e incêndios. Isso coloca todos dados mais importantes da sua empresa em risco.

Diante disso e por conta de todos os seus benefícios, as organizações têm passado a dar preferência às soluções de TIC com base na nuvem. Mais do que garantir a segurança dos seus dados, fazer uma migração para a nuvem gera economia, menor latência, mais elasticidade e permite que os colaboradores acessem informações de onde estivem.

3. Automatização

A IDC ainda estima que, até 2023, ter um ecossistema de nuvem, com análises em tempo real com gestão de custos será fundamental para a automação de negócios na América Latina e para a evolução do setor de TI.

4. Experiência Total (TX)

Segundo estudo feito pela Gartner, a tendência é que as empresas invistam em fornecer uma experiência total a seus clientes conforme as interações se tornam mais móveis, virtuais e distribuídas.

Ou seja, combinar a experiência do cliente, experiência do funcionário e experiência do usuário para revolucionar os resultados da empresa.

5. Internet de Comportamentos

internet de comportamentos, ou Internet of Behaviors (IOB), se aperfeiçoa com ajuda das tecnologias que captam dados que as pessoas geram no seu cotidiano. Informações como:

  • Dados comerciais de clientes;
  • Mídias Sociais;
  • Implantação de reconhecimento facial em domínio público;
  • Rastreamento de localização.

Ou seja, dados que podem ser utilizados pelas organizações para influenciar o comportamento humano. A Gartner estima que, até 2025, mais da metade da população esteja sujeita a um programa de internet de comportamentos.

6. Operações espalhadas geograficamente

Se espera que as empresas invistam em modelos operacionais que permitam o trabalho em qualquer lugar. Isto é, através de experiências virtuais aprimoradas para clientes e funcionários.

7. Qualquer coisa como serviço (XaaS)

Essa é uma estratégia que consiste em sourcing em nuvem, abrangendo a aquisição de um leque completo de serviços de negócios e TI por assinatura. Segundo a Gartner, 95% de novos investimentos em TI serão voltados para XaaS por parte de agências governamentais.

8. Valorização de pessoas

Segundo a IDC, até 2022, cerca de 65% dos donos de negócios e CEOs, a fim de estender sua produtividade e tomada de decisão, capacitarão digitalmente seus funcionários de linha de frente de dados, segurança e IA.

9. Backup em nuvem

O backup em nuvem é mais uma das soluções de TIC que toda empresa inovadora deve utilizar. Vale apontar que armazenamento e backup em nuvem não são as mesmas coisas. Enquanto a primeira só armazena e permite que arquivos sejam acessados de qualquer lugar, a segunda faz o backup de dados automaticamente.

Ao contar com o um cloud backup, a empresa garante total proteção e sigilo das informações, sem precisar de infraestrutura e gestão interna para isso. E, independentemente das falhas e desastres que possam acontecer, os dados estão totalmente seguros.

10. Monitoramento dos serviços de TI

Apenas contar com as melhores soluções de TIC não basta. Isso porque elas demandam constante controle e monitoramento para evitar possíveis problemas e prejuízos para as empresas.

Sendo assim, contar com serviços de rede gerenciados uma boa dica. Ela permite que problemas sejam resolvidos antes de derrubarem o sistema, reduz o tempo de correções emergenciais e ainda colabora com os processos de tomada de decisão.

11.  Comunicação unificada

Dentre as melhores soluções de TIC, está a comunicação unificada. A grande vantagem é que esse tipo de solução, como o nome sugere, unifica todos os canais de comunicação da empresa (chat, voz e vídeo). E, por ser baseada na nuvem, basta estar conectado à internet.

Com a comunicação unificada, a sua empresa evita investimentos em infraestrutura padrão, reduz os gastos com ligações, manutenção e equipe de suporte. Acima de tudo, esse tipo de solução ainda garante um aumento expressivo na produtividade das equipes.

12. Ferramentas móveis

Em um contexto no qual as pessoas só precisam de um computador para conseguir trabalhar, a mobilidade se torna um fator primordial. Diante disso, há cada vez mais soluções de TIC que disponibilizam ferramentas online bastantes úteis.

Esse é o caso das ferramentas do Office, por exemplo, que as empresas utilizam diariamente. A boa notícia é que hoje elas podem ser usadas para acessar, editar e compartilhar arquivos por meio de qualquer dispositivo. Além disso, é possível adicionar usuários e serviços de acordo com as necessidades da organização

O mercado de TICs em expansão

Só no país, o mercado de TICs teve um crescimento de 2,2% em 2018. Sinal evidente de que as empresas estão se mobilizando nesse cenário digital que vai guiar os rumos mercadológicos.

Antecipar-se às tendências e saber rapidamente como associá-la à sua demanda e necessidades, é crucial para gerar vantagem competitiva.

A questão é: quais desses TICs revolucionários têm o poder de impulsionar a sua marca, de modo que se distancie cada vez mais da concorrência?

Soluções digitais da Algar Telecom para empresasConclusão

As TICs chegaram para ficar — esse é um fato irremediável seja em curto, médio ou longo prazo. E muitas dessas tendências  estão em evidência para proporcionar uma verdadeira transformação nas etapas produtivas do seu negócio. Entre as principais:

  • inteligência artificial;
  • Big Data usado de maneira analítica;
  • Internet das Coisas (ou IoT, do inglês Internet of Things);
  • soluções na nuvem;
  • blockchain.

Existem outras ainda e que se traduzem em mais eficácia, com um número reduzido de custos e de erros.

Deixe seu comentário