1. Home
  2. /
  3. Posts Algar Telecom
  4. /
  5. Gestão de pessoas: melhores práticas para pequenas empresas


Artigos Escrito por Algar Telecom | 20 de novembro de 2019

Gestão de pessoas: melhores práticas para pequenas empresas

Tempo de leitura: 3 minutos
Tempo de leitura: 3 minutos

A gestão de pessoas é a metodologia que tem como finalidade administrar, direcionar e otimizar a eficiência do capital humano de uma empresa, através de técnicas e processos inteligentes.

Hoje, há um entendimento sobre a importância de uma boa gestão do corpo efetivo de uma instituição. Em geral, quando os funcionários são trabalhados de acordo com suas habilidades, há um aumento de produtividade natural e implantação de um ambiente saudável.

Mas, quais são essas práticas essenciais? Para responder essa pergunta, criamos este artigo mostrando os pilares de uma boa gestão de pessoas. Continue lendo e saiba como engajar e melhorar a performance do seu time. Boa leitura!

Garanta uma boa comunicação

A comunicação é a base para que haja um entendimento entre todos os colaboradores dentro do mesmo ambiente. Com o trabalho da gestão de pessoas, os profissionais precisam se sentir livres para trocar informações entre si e com os gestores.

O líder deve garantir que o acesso até ele seja simples e direto, encorajando o diálogo e um feedback bilateral. Isso é importante não apenas para melhorar o fluxo de informações dentro da empresa, mas também para evitar conflitos pessoais e profissionais. A boa comunicação transforma o ambiente e traz uma perspectiva positiva para a rotina geral.

Incentive o trabalho em equipe

Nenhum profissional consegue chegar ao sucesso trabalhando sozinho. Essa ideia deve sempre ser reforçada dentro da gestão de pessoas. A importância do trabalho em equipe é um ponto de alta relevância.

Porém, aqui, a participação dos gestores não deve se limitar a reprodução teórica da mensagem. Como líderes coordenadores de outros colaboradores, eles têm papel fundamental na fomentação do conceito de coletividade.

Através de seus feedbacks, os gestores podem incentivar a disputa e a concorrência exagerada entre os liderados ou trabalhar a individualidade de cada um ao mesmo tempo em que reforçam a mensagem da participação em equipe.

Fora isso, é interessante criar momentos e situações que tragam maior harmonia e sinergia, por exemplo:

  • Confraternizações de aniversários;
  • Eventos sazonais;
  • Premiações.

Identifique as competências e habilidades

É dever da gestão de pessoas analisar cuidadosamente os profissionais a fim de identificar competências compatíveis com os valores da empresa. Essa é uma forma de integrá-los a um ambiente mais agradável.

Mas, para isso, é preciso ter bem definidos conceitos como a cultura, os valores e a missão da instituição. De outra forma, é impossível saber se o colaborador ou candidato apresenta competências que estejam dentro da expectativa.

Porém, esse processo não se deve focar em um único perfil. Afinal, profissionais diferentes podem ser adequados para trabalhar em equipe e desenvolver suas competências e habilidades coletivamente.

Trabalhe com capacitação e treinamento na gestão de pessoas

Um profissional só pode desenvolver um trabalho de excelência quando se mostra devidamente preparado. Sem o reforço de conhecimento e atualizações pertinentes, é impossível que haja um desenvolvimento de qualidade do serviço.

Investir em treinamentos e capacitação é uma estratégia que só traz benefícios. Além de melhorar a performance diária, também aumenta o engajamento, com os funcionários se sentindo mais valorizados pela empresa.

Aqui, o trabalho da gestão de pessoas consiste em apontar qual é o tipo de treinamento mais adequado para cada profissional. O objetivo é que o investimento traga resultados ainda mais expressivos, com mais confiança para o colaborador e produtividade para a empresa.

Quando a gestão de pessoas é desenvolvida com sucesso, os funcionários se sentem realmente partes de uma equipe e de um projeto maior. Para isso, é preciso desenvolver uma liderança acessível, inteligente e prática. Então, analise as dicas apresentadas e melhore cada vez mais a performance dos seus funcionários e da sua empresa.

Gostou do artigo? Para entender ainda mais sobre a gestão de pessoas do século XXI, confira o nosso vídeo sobre a transformação digital em Talentos Humanos.

empresas

Deixe seu comentário