Receba conteúdo diretamente no Messenger Podcasts exclusivos, direto no Spotify

Você gerencia sua empresa no Excel? Veja como resolver erros de gestão!

Algar Telecom | 19 de novembro de 2019

MPE

No passado, seria quase impossível falar que o uso do Excel está entre os erros de gestão mais comuns. Afinal, uma ferramenta capaz de armazenar informações e realizar cálculos era algo revolucionário.

No entanto, a situação mudou por completo. Com a cobrança por serviços de maior qualidade e a necessidade de investimentos contínuos, as empresas não podem basear suas gestões em um limitado gerador de planilhas. Mas o seu uso é apenas um dos vários equívocos de gerenciamento ainda cometidos.

Quer conhecer outros erros de gestão repetidos por muitos gestores e entender como resolvê-los? Então continue lendo e confira neste incrível texto. Boa leitura!

Quais os erros de gestão mais comuns?

Muitos gestores e proprietários iniciaram a carreira no século passado, quando o acesso à tecnologia e a informação era limitado. Porém, ainda que hoje o cenário tenha mudado, alguns continuam utilizando estratégias obsoletas.

Para que você não caia em armadilhas, colocando em risco a estabilidade do seu negócio, conheça os erros de gestão mais repetidos e saiba como evitá-los.

Trabalhar com a intuição, “achismo” ou experiência

Por incrível que pareça, em pleno século XXI, muitos gestores ainda tomam decisões baseadas na intuição ou “experiência vivida”. Isso é um grande equívoco e traz mais incertezas do que segurança para o negócio.

O poder decisório demanda alta responsabilidade, por isso é indispensável uma análise de dados e um estudo de perspectivas. O gerente deve avaliar as circunstâncias de acordo com relatórios e informações pertinentes para justificar a sua decisão.

Sem uma análise criteriosa não há como saber se a decisão a tomar é a mais indicada para a empresa. Ou seja, a escolha deve ser embasada e efetiva.

Para isso, é preciso contar com a participação de líderes de equipe na extração de informações válidas sobre as atividades desenvolvidas. Além disso, a adoção de um sistema de gestão é crucial, pois possibilita o armazenamento e o compartilhamento de dados de forma segura.

Gerenciar o negócio pelo Excel

Há quase duas décadas, o Excel era uma ferramenta incrível, oferecendo uma maneira nova de guardar informações, realizar cálculos e desenvolver o controle de processos e atividades.

Porém, com o avanço tecnológico, a criação da internet, o aumento do fluxo de informações e maior exigência por parte dos clientes e do mercado, um sistema básico de planilhas deixou de ser a alternativa mais indicada para gerenciar um negócio.

A tão discutida integração de processos e setores é algo imperativo para qualquer empresa atual. É preciso uma solução que facilite o controle de dados e otimize a comunicação entre as equipes.

Além disso, a vulnerabilidade à falha torna o Excel uma solução limitada, impossibilitando que decisões importantes sejam tomadas a partir de tais informações.

Ignorar o fluxo de caixa

Outro erro comum em muitas empresas é a negligência na hora de controlar o fluxo de caixa. Isso acontece principalmente em pequenas e médias empresas.

Não saber exatamente quanto à empresa está recebendo e gastando é um equívoco que não pode acontecer hoje em dia. Sem esse monitoramento, é impossível criar planejamentos ou definir o destino de uma parte dos lucros.

Trata-se de uma questão básica de gerenciamento, que pode definir a saúde financeira do negócio.

Qual a importância de se trabalhar com soluções em nuvem?

Os erros de gestão apresentados no tópico anterior acontecem, em sua maioria, porque os gestores ainda não implementaram tecnologias inteligentes capazes de transformar a rotina empresarial.

As soluções em nuvem são as melhores alternativas quando se fala em alta performance no mundo corporativo. O gerenciamento a partir desse tipo de tecnologia traz benefícios práticos e reais para qualquer negócio, tais como:

  • Melhoria na comunicação;
  • Controle de gastos;
  • Integração total;
  • Acesso fácil.

Sistemas especializados não só diminuem os erros de gestão como também possibilitam o crescimento da empresa, tornando-a mais competitiva no mercado. Continuar utilizando ferramentas e conceitos ultrapassados apenas enfraquece o negócio, tornando-o vulnerável a armadilhas diárias. Não fique para trás, e conte com o melhor da tecnologia na sua empresa.

Quer uma solução completa em nuvem? Então, conheça o Gestão Financeira!

Posts relacionados:

Para melhorar sua experiência,
selecione um perfil de conteúdo: