Posts Algar Telecom Algar Telecom | 23 de novembro de 2021

Controle de ponto: O que é e como escolher um?

Tempo de leitura: 5 minutos

Atualmente, com tantas maneiras de se efetuar um controle de ponto,  você não precisa mais sofrer para controlar as horas trabalhadas pelos seus colaboradores. 

Agora, se esse é o seu caso, talvez seja o momento de começar a buscar ferramentas que te auxiliem de maneira prática e dinâmica no processo de gestão de pessoas. E é claro, vamos te ajudar nessa missão dando ótimas dicas neste artigo. Confira abaixo!

O que é um sistema de Controle de Ponto? 

O Controle de Ponto nada mais é do que o processo de registro e gestão de horas trabalhadas de um funcionário em uma empresa. 

É por meio dele que se faz o cálculo de pagamento do salário conforme o tempo de trabalho prestado naquele mês, e, também, se verifica atrasos, faltas, jornadas de trabalho alternativas (como em viagens) e horas extras.

Por que ter um Controle de Ponto?

Se você ainda está em dúvida sobre porquê ter um Controle de Ponto eficiente, selecionamos abaixo alguns itens importantes para que você comece a levar em consideração a contratação de um controle de ponto para o negócio.

É lei

Segundo o Art. 74 da Consolidação das Leis do Trabalho, um estabelecimento comercial que possui mais de 10 funcionários deverá ter um sistema que anote os horários de entrada e saída de seus colaboradores, seja ele manual, mecânico ou eletrônico.

Caso você tenha menos funcionários, ainda assim, vale investir na adoção desse modelo. Afinal, ele facilitará sua vida na hora de calcular horas trabalhadas para efetuar o pagamento de salários. 

E, à medida que sua empresa crescer, você já terá um sistema estruturado, evitando estresses com a lei. 

Segurança para o funcionário e empresa

Apesar da visão negativa que o Controle de Ponto pode ter por boa parte dos profissionais no mercado, é importante conscientizá-los de que esse não é um sistema de “vigia”. 

Ele é apenas um método encontrado para garantir que o funcionário receba tudo aquilo que lhe é de direito e que a empresa pague o que realmente lhe deve. Assim, evita-se fraudes de ambos os lados.

Otimização em Recursos Humanos

Já falamos anteriormente e vamos repetir. Ter um sistema que te dê o suporte necessário na hora de efetuar o pagamento de salário é essencial para a área de Recursos Humanos de uma empresa. 

Ninguém quer ter que passar pelo desconforto de atrasar o pagamento de colaboradores por conta da  dificuldade de fazer o cálculo de horas trabalhadas, né? Inclusive, conforme os modelos disponíveis, você poderá verificar aquele que melhor se adequa às necessidades do seu negócio.

Quais são os controles de ponto disponíveis no mercado?

Sua empresa é grande? Tem um alto fluxo de pessoas? Há funcionários em home office? Essas e outras tantas questões devem ser levadas em consideração na hora de escolher um controle da jornada de trabalho que melhor atenda as necessidades de seu negócio. 

Confira a seguir os tipos existentes e verifique qual é a melhor opção para você.

Controle de Ponto Manual

Esse modelo é caracterizado por ser feito manualmente pelo funcionário. Pode ser através de um cartão de ponto dado pela empresa, onde o funcionário anota, com caneta ou uma máquina própria para isso, seu horário de chegada, almoço e saída. 

Os pontos negativos são que, se você tiver muitos funcionários, poderá ter grandes filas nos horários de chegada e saída, prejudicando o colaborador. 

Além disso, podem ocorrer rasuras por conta de erros durante o preenchimento, prejudicando a verificação por parte do departamento de Recursos Humanos no fim do mês.

Também entram nessa categoria planilhas de controle de horas, onde o funcionário preenche seus horários de entrada e saída. A desvantagem nesse sistema é que o colaborador poderá preencher qualquer horário, mesmo que este  não corresponda à  realidade de sua jornada de trabalho.

Controle de Ponto Mecânico

Através da tecnologia de um relógio cartográfico, o funcionário insere um cartão específico na máquina, que carimba o horário de entrada, intervalo e saída. 

Esse estilo também não é muito prático, já que poderá gerar filas no início e final do expediente, conforme o quadro de funcionários da empresa. 

Além disso, a conferência no final do mês para o pagamento continua sendo trabalhosa, o que poderá fazer com que aumente a ocorrência de erros de cálculos durante o processo. 

Controle de Ponto Eletrônico

Um dos mais conhecidos e amplamente utilizado no últimos anos, o controle de ponto eletrônico pode ser feito através de crachá, biometria ou senha. 

Esse sistema pode ser utilizado também em controle de acesso como portões e catracas. Todavia, ele necessita de uma ferramenta específica para que seja possível a captação de dados. 

Caso você queira reduzir filas, precisará de alguns espalhados pela empresa. Com isso, prepare o bolso para manutenção das máquinas e reposição de crachás (se esse for o modelo adotado).

Controle de Ponto Digital

Com a chegada da pandemia, esse sistema teve um boom de empresas adeptas. Afinal, com muitos funcionários trabalhando de casa, diversos departamentos de Recursos Humanos tiveram que pensar em maneiras de se adaptar à nova realidade. 

O Controle de Ponto Digital é vantajoso, pois fica online, podendo ser acessado de qualquer dispositivo que tenha acesso à  internet. Além disso, tanto a empresa quanto o funcionário podem ter acesso ao quadro de horas do mês. E, dependendo da plataforma, há a possibilidade de se extrair relatórios personalizados.

Controle de Ponto Algar Telecom

É importante que ao contratar um sistema de controle do ponto, você escolha uma marca de confiança e com credibilidade, para evitar dores de cabeça futuras. 

A Algar Telecom trabalha com sistemas de gestão de ponto digital de altíssima qualidade por um ótimo custo benefício. Através de ferramentas de geolocalização e selfie do colaborador, junto de um sistema de criptografia, um dos modelos mais seguros do mercado atual. 

Sua interface produtiva, simples e intuitiva, possibilita que funcionários consigam fazer sua marcação com facilidade, eque o departamento de RH retire relatórios exclusivos sobre a jornada de trabalho de cada colaborador. Além disso, é uma plataforma totalmente legal, evitando que você tenha problemas com a justiça. Não deixe de conferir os planos disponíveis!

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