Tecnologia Algar Telecom | 16 de dezembro de 2021

6 Erros que sua empresa não pode cometer na segurança de rede

Tempo de leitura: 5 minutos

Existem alguns erros de segurança de rede que podem ser fatais para a sua empresa, e é fundamental evitá-los para ter um sistema otimizado e protegido.

Diariamente, organizações de todos os tamanhos e segmentos lidam com milhares de dados e informações importantes para as suas atividades.

No entanto, caso essas operações de compartilhamento dentro e fora da rede não sejam seguras, aumenta-se as chances de problemas como vazamento de dados e invasões criminosas.

Por isso, é importante se atentar para algumas falhas comuns cometidas dentro das empresas, e saber como corrigi-las o mais rápido possível.

Confira nosso conteúdo especial sobre o assunto, onde trazemos os 6 erros de segurança de rede mais perigosos para o sistema de dados da sua empresa, e como contorná-los.

Por que devemos evitar cometer erros de segurança de rede?

Na era da internet, as informações se tornaram tão importantes quanto qualquer propriedade física.

Inclusive, muitas possuem importância financeira, como dados sigilosos sobre as operações que ocorrem dentro da rede de grandes corporações ou informações dos clientes.

Por esse motivo, é fundamental investir na proteção de dados e garantir que o compartilhamento que ocorre na rede interna e externa da empresa seja livre de falhas comuns.

Além disso, um sistema sem erros de segurança de rede também é sinônimo de um negócio bem-sucedido, que opera com um fluxo mais otimizado e apresenta um funcionamento mais ágil.

Assim, evitar cometer erros de segurança de rede é essencial não apenas para proteger os dados da sua empresa, mas também para combinar sistemas, operações e controles internos a fim de proporcionar uma rotina de atividades mais eficiente dentro da organização.

Os 6 principais erros de segurança de rede

Depois de entender a importância se zelar pela proteção das conexões do seu negócio, veja os 6 principais erros de segurança de rede que podem prejudicar a sua empresa:

1. Não ter acesso identificado

Embora o modelo convencional de acesso seja eficiente para alguns casos, é preciso investir mais na identificação dos usuários que se conectam aos servidores da empresa.

Isso porque o padrão “usuário e senha” não oferece proteções de alto nível, e muitos criminosos digitais encontram maneiras de penetrar na rede quebrando essas barreiras mais fracas.

Assim, é importante ter um acesso identificado, criando códigos exclusivos para cada usuário autorizado a entrar no sistema, além de etapas mais elaboradas de login.

2. Não contar com armazenamento em nuvem

Realizar o armazenamento dos dados em servidores locais é um dos principais erros de segurança de rede cometidos pelas organizações.

Embora sejam mais práticos, os servidores locais não possuem altos níveis de proteção, além de não serem acessíveis fora da empresa, o que restringe algumas operações.

Além disso, não ter um armazenamento em nuvem pode ser prejudicial no caso de ataques aos servidores internos da empresa, pois todas as informações estarão salvas em apenas um lugar.

Por isso, é fundamental ter armazenamentos externos, em sistemas de nuvem que sejam confiáveis.

3. Não realizar backup em nuvem

Além de não ter armazenamento externo, um dos erros de segurança de rede mais críticos das empresas é não realizar backup em nuvem.

Uma rotina eficiente de cópias de segurança pode evitar problemas de recuperação de dados em momentos de imprevistos, como quedas de energia, acidentes ou bloqueios na rede.

Ainda, é importante ressaltar que backups locais ainda estão sujeitos a ataques e roubos de informações, caso os criminosos levem todo o equipamento físico, por exemplo.

Nesse caso, optar pela nuvem é uma alternativa mais segura e eficiente.

4. Falta de política de segurança

As políticas de segurança são fundamentais em qualquer empresa, e não ter um protocolo bem definido é um dos principais erros de segurança de rede dos negócios.

Basicamente, trata-se de regras de uso e compartilhamento de dados e recursos tecnológicos na empresa, definidos para um maior controle de acesso.

Dessa forma, é mais fácil instituir uma política comum para os funcionários seguirem, aumentando a proteção das informações.

Além disso, no caso de imprevistos ou problemas na rede, ter uma política de segurança ajuda na tomada de decisões e resoluções.

5. Não desenvolver uma política de roteamento

As políticas de roteamento para empresas são responsáveis por determinar protocolos e prioridades no direcionamento de dados com segurança.

Por exemplo, são esses sistemas que definem quais os endereços de envio de dados, ou quais os servidores secundários que entram em ação no caso de inatividade.

Não ter uma política de roteamento pode ser prejudicial para a conexão interna e externa da empresa, aumentando sua vulnerabilidade virtual, sendo um dos grandes erros de segurança de rede.

6. Adiar atualizações de sistemas

Por fim, adiar as atualizações de sistemas também é um dos principais erros de segurança de rede que podem comprometer a empresa.

Isso porque as atualizações trazem melhorias e correções importantes para evitar problemas de conectividade e proteção nos equipamentos da empresa.

Assim, embora possam ser procedimentos demorados, adiar as atualizações compromete a segurança dos sistemas e servidores.

Além disso, eles também ficam desatualizados, podendo apresentar falhas de compatibilidade com programas e softwares em sua versão mais atual.

Esse evento não apenas compromete a segurança da empresa, como também sua produtividade, pois ela deixa de utilizar sistemas mais tecnológicos e eficientes.

Vale a pena corrigir os erros de segurança de rede na empresa?

Ainda que muitos dos erros de segurança de rede pareçam burocracias pouco importantes, é fundamental se atentar para a correção desses processos, por mais irrelevantes que pareçam.

Mesmo os pequenos procedimentos podem oferecer um impacto considerável nas rotinas e na proteção das atividades da empresa.

Por isso, para ter uma rede confiável e segura, além de manter a produtividade do negócio em alta, vale a pena se atentar para esses erros de segurança de rede, e corrigi-los o quanto antes.

Dessa forma, a sua empresa poderá operar com mais confiança, protegendo os seus dados da maneira correta, e reduzindo a vulnerabilidade do seu sistema dentro e fora da internet.

Deixe seu comentário