1. Home
  2. /
  3. Posts Algar Telecom
  4. /
  5. Backup na nuvem: proteja os dados da sua empresa contra imprevistos


Posts Algar Telecom Escrito por Algar Telecom | 16 de abril de 2021

Backup na nuvem: proteja os dados da sua empresa contra imprevistos

Tempo de leitura: 4 minutos
Tempo de leitura: 4 minutos

O backup na nuvem é uma excelente opção para proteger os dados da sua empresa e evitar a perda ou corrupção dos mesmos.

Além disso, o uso de backup na nuvem traz outros benefícios para a sua empresa que podem refletir no orçamento e também na segurança dos seus dados.

Afinal, erros humanos acontecem, assim como desastres naturais que podem impactar nas informações da sua empresa. Para completar, o Brasil é um dos países com o maior número de ciberataques do mundo, ficando em nono lugar.

Segundo um relatório publicado pela SonicWall, foram 3,8 milhões de ataques do tipo ransomware somente em 2020. Ou seja, quando criminosos “sequestram” os dados de uma empresa ou pessoa e exigem um resgate para devolvê-los. Fora isso, 94% das empresas que sofrem uma perda massiva de dados acaba fechando.

Então imagine: como sua empresa lidaria se perdesse agora com todos os seus dados? Se sua resposta não for “usar o backup para recuperar os dados”, então você tem um problema.

Para saber como evitar e aumentar a segurança dos seus dados, continue lendo!

O que é backup na nuvem?

Antes de mais nada vamos apresentar o que é o backup na nuvem. Ao contrário do backup comum, que se caracteriza por uma cópia dos seus dados feita em uma mídia física, como um HD externo; o backup na nuvem também é uma cópia, mas dessa vez salva na nuvem, ou seja, na internet.

Enquanto no backup tradicional sua empresa pode ter imprevistos com cópias corrompidas ou equipamentos que parem de funcionar, com o backup na nuvem isso não é um problema.

O intuito de ter essas cópias de segurança é poder recuperar ou restaurar seus arquivos sempre que precisar, assim é possível evitar danos e prejuízos decorrentes da perda dos dados originais.

E quando isso é feito na nuvem, tudo fica ainda mais fácil. Mas antes, saiba os riscos que sua empresa corre quando não tem uma política de backup implementada.

Quais riscos sua empresa corre sem backup?

Existem muitas coisas que podem acontecer com os dados de uma empresa. Isso também serve, inclusive, para backups físicos, isso porque os erros ou danos podem ser de origens diferentes, como tecnologia, humana ou até natural.

  • Discos rígidos corrompidos, que podem ocasionar na perda total ou parcial dos seus dados;

  • Queima de HD deixando o hardware de backup inoperante;

  • Desastres naturais, como incêndios, enchentes, desabamentos etc.;

  • Furtos ou roubos de equipamentos;

  • Uso errado dos dados, com alterações ou exclusões indevidas;

  • Ciberataques, como vazamento, sequestro ou invasão do banco de dados.

Além dos prejuízos no processo e produtividade da empresa com a perda dos dados, ainda existe dois grandes riscos:

  • Prejuízos financeiros;

  • Impacto negativo na reputação.

A perda de dados por um ataque pode ser determinante para afundar uma empresa, tanto pela perda de uma matéria-prima vital para o seu trabalho, quanto pela opinião pública.

Um exemplo disso, são os dados alarmantes do mundo empresarial que a organização WorldBackupDay reuniu:

  • 70% das pequenas empresas que sofrem uma perda grande de dados quebram em até 12 meses;

  • 94% das empresas que sofrem uma perda catastrófica não sobrevivem;

  • 43% dessas empresas nunca conseguirão reabrir;

  • 51% delas irão fechar em até dois anos devido à perda;

  • 77% das fitas de backups possuem erros;

  • 50% das fitas de backup falham.

O cenário é global, mas a preocupação deve ser local.

Vazamento de dados e a LGPD

Outro detalhe importante é que devido à Lei Geral de Proteção de Dados, quando uma empresa tem informações de seus clientes vazadas é preciso notificar tanto o Governo quanto cada um dos clientes prejudicados. Caso contrário, ela pagará uma multa, podendo até mesmo responder judicialmente por isso.

Vantagens do backup na nuvem

Você já percebeu como o backup é importante para ajudar na segurança dos dados da sua empresa, mas você sabe por que escolher a nuvem para guardá-lo?

Vamos apresentar as vantagens do backup na nuvem e como ele pode ser uma evolução do backup físico.

Escalabilidade

Aumente ou diminua o tamanho necessário para efetuar o backup em nuvem sem precisar contar com uma infraestrutura física que precise acompanhar isso.

Disponibilidade

Seus backups estão disponíveis a qualquer hora ou local e sempre que sua empresa precisar. Enquanto os físicos precisam estar presentes para fazer ou restaurar os dados, além de contar com imprevistos como a queima ou inutilização de servidores e HDs externos, o backup na nuvem pode ser acessado de qualquer lugar, mesmo que a equipe esteja em cidades ou países diferentes.

Facilidade

Dependendo da sua configuração de backup em nuvem é possível escolher entre diferentes versões do seu backup para restaurar. Além disso, a implementação do processo de recuperação dos arquivos também é bem mais simples, e pode ser até automatizada.

Economia

Como sua empresa não precisará contar com uma infraestrutura específica para o backup, nem com um sistema de gestão especialmente para isso ou atualizações constantes de equipamentos, é possível reduzir custos. Além disso, em muitos sistemas de cloud backup sua empresa paga somente pelo o que usar.

Agilidade

O backup na nuvem pode ser implementado quase que imediatamente, levando pouquíssimo tempo para começar a rodar. Já o físico precisaria contar o tempo de compra, instalação e configuração de todo o equipamento e sistemas para ser operacional.

Segurança

Além de se preocupar com os danos físicos que uma infraestrutura de backup local pode ter, como incêndios ou roubos, uma empresa precisa pensar na segurança online dos dados. Ao contratar um cloud backup é possível contar com a segurança já providenciada pelo provedor do serviço, que geralmente envolve criptografia dos dados.

Backup na nuvem x armazenamento: qual a diferença?

Se a sua empresa considera o armazenamento de dados a mesma coisa que o backup, então está errado. Isso porque, ambos são bem diferentes e podem ter um alto impacto nas operações da sua empresa e na segurança dos dados.

Baixe o e-book gratuito e saiba mais sobre armazenamento e backup em nuvem.

Deixe seu comentário