Artigos Algar Telecom | 15 de abril de 2021

Como automatizar o backup de dados da sua empresa?

Tempo de leitura: 5 minutos

Uma das melhoras formas de automatizar backup é utilizando a tecnologia em nuvem, com soluções que salvam as informações da sua empresa em servidores remotos da internet. Um processo que resulta em risco zero para perda de dados.

Ainda que o armazenamento seguro de informações nem sempre esteja entre as prioridades de muitos gestores ou proprietários, a verdade é que em tempos de transformação digital e utilização massiva da internet, esse tipo de estratégia pode ser a diferença entre sucesso e fracasso para qualquer negócio.

A ideia de que “informação é poder” nunca foi tão verdadeira. O volume de dados gerados é muito grande, e utilizar esse fator a favor da sua empresa é fundamental.

Mas como é possível automatizar backup sem ter que se preocupar a todo tempo com esse detalhe? E quais são os benefícios práticos? Para saber mais, confira o nosso artigo completo sobre o assunto?

Boa leitura!

Por que automatizar backup na sua empresa?

As empresas sempre tiveram informações sigilosas que precisavam ser guardadas a “sete chaves”. No passado, isso era feito através de anotações, formando pilhas de papéis e documentos.

Mais para frente, os dados críticos passaram a ser armazenado em disquetes, CDs, CPUs e outros periféricos tecnológicos. Todos cumprindo parcialmente a sua função, mas completamente vulneráveis a falhas humanas, furtos, invasões ou mau funcionamento.

Além disso, esses modelos antigos de armazenamento sempre foram suscetíveis à participação humana. Se o responsável se esquecesse de realizar o backup, toda informação gerada no dia, na semana ou até no mês poderia ser perdida.

No mundo atual, com o fluxo rápido de informação e inovação, você não pode correr esse tipo de risco. É por isso que automatizar backup se torna uma ação fundamental. Quanto mais seguro os seus dados, maior poder estratégico a sua empresa tem.

Como os serviços em nuvem permitem automatizar backup?

Atualmente, não é preciso ter um “lembrete” para fazer backup. Existem inúmeras ferramentas que fazem isso de forma prática e rápida, porém nem todas entregam um serviço completo.

Para automatizar o backup com segurança e com zero risco de perda, a melhor escolha são os serviços cloud.

O backup em nuvem traz uma integração completa no armazenamento dos dados, possibilitando um salvamento seguro e completo de ponta a ponta. Além disso, é o tipo de solução que traz recursos como:

  • Processo automático;
  • Chave de segurança;
  • Criptografia.

Quais as vantagens do backup em nuvem?

Além dos recursos já citados, automatizar backup em nuvem traz outras vantagens próprias para a sua empresa, tais como:

  • Fim da perda por falhas, invasões, entre outros: como não há dados guardados em periféricos ou em CPUs, você não corre mais risco de invasões ou perda por mau funcionamento;
  • Fim da taxa de erros: não há mais necessidade da intervenção humana, o processo acontece de forma automática e sem nenhum tipo de falha nesse sentido;
  • Praticidade: o armazenamento em nuvem é algo prático e rápido. Tudo acontece de forma automática e a sua equipe não precisa ser expert na solução para utilizá-la diariamente.

Outra vantagem perceptível ao optar por esse tipo de estratégia é o ganho produtivo da sua equipe e a redução de custos. Não há mais necessidade de deslocar um profissional para fazer a tarefa, o que já evita perda de mão de obra ou investir em atualizações e novas infraestruturas.

Além disso, e mais importante, não se perde mais o trabalho da semana ou do mês. Todos os planejamentos, metas e ideias ficam salvos na nuvem para serem utilizados sempre que necessário. É praticamente o fim do retrabalho na sua empresa.

Enfim, com o mercado tão globalizado, não dá para ficar sem as vantagens do backup em nuvem. Não se trata de um luxo, automatizar backup é uma forma inteligente de garantir as informações sigilosas da sua empresa e assegurar a produtividade diária da sua equipe.

Para saber mais sobre vantagens e como automatizar o backup de dados, baixe o nosso e-book gratuito abaixo.

Deixe seu comentário