Criptografia de dados empresariais: como garantir segurança

Para manter a segurança da empresa, a criptografia de dados é muito utilizada e impede que terceiros acessem informações confidenciais. Ou seja, esse processo transforma a mensagem em um conteúdo impossível de ser lido e compreendido, sendo necessária uma chave para conseguir verificar o que consta no documento.

Essa é uma maneira benéfica de garantir que a empresa continue segura contra roubos, alterações em dados ou comprometimento de informações importantes. Para ter a proteção desejada, é indispensável escolher uma solução adequada para a companhia e que realmente atenda a todas as necessidades.

O que é a criptografia de dados?

A criptografia de dados é o ato de modificar o formato de um arquivo para outro que se impossibilita de ser acessado sem descriptografá-lo. Essa é uma maneira de proteger documentos essenciais à empresa, por exemplo, contra invasões que podem ocorrer a qualquer instante.

Nesse caso, a criptografia é utilizada com frequência para manter dados financeiros e documentos confidenciais devidamente protegidos contra crimes cibernéticos. Se um desses conteúdos cair em mãos erradas, podem ser espalhados para terceiros ou, ainda, a empresa precisar pagar um resgate para ter as informações de volta.

Por que a criptografia de dados é importante para as empresas?

Com a criptografia para dados empresariais, é mais prático proteger informações sensíveis para que pessoas não autorizadas acessem o conteúdo. Mesmo que aconteça de elas terem acesso, muito dificilmente conseguirão descobrir como descriptografar os arquivos, porque estão em formatos incompreensíveis.

É por meio da criptografia de dados que os setores financeiros e industriais de uma companhia se mantêm seguros contra invasões e vazamento de dados, o que evita possíveis penalizações relacionadas à violação de informações. Por isso, é indispensável contar com a equipe da Algar Telecom para auxiliar a sua empresa a permanecer mais protegida com as soluções que possuímos, como Anti-DDoS e SOC.

Onde ela pode ser usada no ambiente corporativo?

A criptografia de dados pode ser usada em diferentes áreas do meio corporativo para manter as informações devidamente protegidas e impedir que usuários maliciosos tenham acesso a esse banco de dados. Caso problemas como esses aconteçam, são enviados alertas em tempo real de cibersegurança para saber se a empresa está segura devido às funcionalidades exclusivas do SIEM.

Assinatura digital

Todas as assinaturas digitais podem ficar à mostra na internet e ao alcance de agentes maliciosos. Porém, por meio dos serviços que oferecemos, você tem a oportunidade de manter esse tipo de dado devidamente criptografado e protegido com ajuda do WAF.

Armazenamento de documentos

Com a criptografia e segurança de redes, é mais prático mover os documentos presentes no computador ao sistema em nuvem. Desse modo, esse tipo de informação é mantida devidamente segura contra hackers, o que previne que acessem e vazem os conteúdos para terceiros.

Segurança na comunicação

Existem informações sigilosas tidas em conversas com os funcionários ou até mesmo com clientes que precisam ser protegidas com ajuda da criptografia em dados. Para isso ser realizado, você pode contar com a Algar Telecom, que sabe exatamente como auxiliar o seu negócio a se manter seguro no meio digital.

A criptografia de dados é realmente segura?

Todo o processo de criptografia de dados é seguro, principalmente ao se usar as strings responsáveis por tornarem a invasão de hackers mais desafiadora. Seria necessário realizar um ataque de força bruta para ter acesso às informações, o que levaria tempo e recursos dos agentes maliciosos.

No entanto, uma empresa que não sabe o que é criptografia de dados ou que não fez a inclusão do recurso costuma apresentar o dobro de vulnerabilidade do que as marcas que já possuem esse tipo de proteção. 

Como aplicar no seu negócio?

A maneira mais adequada de aplicar a criptografia de dados na sua empresa é por meio dos serviços de segurança da informação da Algar Telecom. Os nossos profissionais vão te explicar mais a respeito das soluções em infra e segurança para garantir que o seu negócio permaneça protegido.

Política de segurança

Para manter as informações seguras, é indispensável ter uma política de segurança efetiva que especifique a importância de manter os dados seguros contra o acesso de terceiros. Se isso acontecer, deve-se deixar em evidência que o profissional pode receber uma penalização por não cumprir as regras ou, então, as demais orientações.

Treine a sua equipe

Realizar treinamentos constantes ajuda a manter os profissionais alinhados com as necessidades da empresa e os fazer compreender a importância de manter os dados protegidos. É ideal realizar treinos que apresentem mais sobre a LGPD, por exemplo, e o que pode acontecer se informações de clientes e demais usuários forem expostas no meio digital.

Armazenamento na nuvem

O armazenamento em nuvem é mais eficiente para a criptografia de dados por proporcionar flexibilidade, confiabilidade e excelente desempenho para acessar as informações. É uma maneira eficiente de também diminuir os custos relacionados ao TI e proporcionar uma experiência inovadora ao seu time.

CDP

CDP significa plataforma de dados do cliente e é um software responsável por desenvolver um banco acessível para gerenciar informações dos compradores. Assim, é possível analisar, fazer rastreamentos e gerenciamentos de interações tidas com cada um desses perfis. Esse é um fator que ocorre por meio da centralização dos sistemas de comunicação em um só, permitindo a verificação de dados de maneira rápida.

Conheça as soluções de segurança da Algar Telecom

O Security Operations Center (SOC) da Algar Telecom permite monitorar com segurança diversos dados digitais da empresa e receber alerta em tempo real para se prevenir contra ataques. É fornecido um portal de acesso para auxiliar o seu negócio e também é feito o envio de relatórios periódicos sobre tentativas de acessos nas máquinas da companhia.

Além dessa opção, contamos com o SD WAN Super Seguro, que oferece recursos exclusivos como bloqueio de vírus e spyware, balanceamento dos links e também bloqueio contra invasões. Para proporcionar uma experiência inovadora, você também pode contar com a performance aprimorada, que tem a função de melhorar o desempenho de aplicações ativas em WAN.

Escolha a Algar Telecom para realizar a criptografia de dados, auxiliar a manter as informações devidamente protegidas e permitir que os colaboradores atuem com mais segurança! Basta entrar em contato hoje mesmo conosco para tirarmos as suas dúvidas, entendermos as suas necessidades e apresentarmos a solução ideal ao seu negócio.

Avalie este post