Receba conteúdo diretamente no Messenger Podcasts exclusivos, direto no Spotify

Vazamento de dados: confira 4 formas de se prevenir

Algar Telecom | 18 de outubro de 2019

MGE

Vazamento de dados tem se tornado cada vez mais frequente. No entanto, mesmo com o crescente aumento de ameaças, muitos gestores de pequenas empresas ainda não sabem como se proteger ou o que fazer, caso um incidente ocorra.

Violações de segurança não são apenas preocupantes, mas também onerosas, além de serem prejudiciais à reputação da marca. Por isso, esse é um assunto que merece especial atenção e que precisa ser corretamente abordado para garantir a continuidade do negócio.

Confira a seguir algumas formas eficazes para prevenção contra vazamento de dados!

1. Conscientização dos colaboradores sobre vazamento de dados

Os erros humanos ainda são um dos maiores causadores de vazamento de dados. Além disso, muitas ameaças podem ser identificadas e evitadas se seu time estiver atento a elas. Logo, ensinar práticas e recomendações de segurança cibernética aos funcionários é um dos métodos mais eficazes para evitar incidentes. 

As empresas podem reduzir significativamente o risco de uma violação alertando suas equipes quanto à necessidade de adotar procedimentos relativamente simples. Dentre eles, podemos citar o uso de senhas complexas, a não abertura de anexos em e-mails de remetentes desconhecidos, formas seguras de descartar informações confidenciais etc.

2. Utilização de ferramentas de segurança

Embora seja obvio, é importante ressaltar a necessidade da utilização de ferramentas de proteção contra ataques cibernéticos, tais como firewalls, softwares anti malware e antivírus.

Nesse sentido, vale lembrar que os antivírus gratuitos podem não ser a opção mais adequada para sua empresa. Para proteger seus dados de forma efetiva é essencial o uso de uma solução profissional.

3. Políticas de acesso

A política de acesso é uma importante ferramenta para evitar vazamento de dados. Ela visa garantir que cada colaborador tenha acesso somente aos recursos, informações e ferramentas necessárias para a realização de suas atividades.

Dentre outras coisas, aqui você precisa definir como será a gestão e o controle do acesso à internet. O recomendável é que a equipe de TI utilize ferramentas para bloquear sites perigosos e outros que não sejam necessários para a realização das atividades diárias na empresa. Assim, além de aumentar a segurança no ambiente de trabalho, você também contribui para o aumento da produtividade.

Mantenha seus softwares atualizados

Na maioria dos casos, as atualizações disponibilizadas pelos desenvolvedores de softwares envolvem alguma correção de falhas de segurança. Por isso, para evitar vazamento de dados, é essencial que todas as ferramentas utilizadas na empresa estejam atualizadas.

Geralmente, é possível programar para que as atualizações sejam instaladas de forma automática. No entanto, sua empresa deve avaliar se esse procedimento não irá interferir no desempenho da rede.

Vale lembrar que, para que sua empresa tenha acesso às atualizações, ela precisa estar utilizando ferramentas devidamente licenciadas. Nesse sentido, o uso de softwares pirata, além de ilegal, representa uma grande ameaça à segurança dos seus dados.

4. Backup

Finalmente, para garantir a proteção dos dados é fundamental que sua empresa faça backup dos dados na frequência adequada. Assim, caso você venha a sofrer com qualquer incidente de segurança ou qualquer desastre, sua empresa ainda terá meios para recuperar os dados e manter sua operação.

Agora você já conhece algumas das principais formas para prevenir sua empresa contra vazamento de dados.

Além desses procedimentos citados, a utilização de soluções em nuvem aumenta consideravelmente o nível de segurança da informação. Clique aqui e descubra como a migração do Data Center para a nuvem pode contribuir para a segurança de seus dados.

Posts relacionados:

Para melhorar sua experiência,
selecione um perfil de conteúdo: