O SD-WAN é uma abordagem de rede de longa distância que permite conectar várias redes locais (LANs) geograficamente distantes. Isso é feito por meio de um software de controle, que substitui a necessidade de vários hardwares de rede.
Tradicionalmente, as organizações usam WANs para conectar suas filiais à rede central. No modelo tradicional, o software que controla e define o tráfego é totalmente integrado ao hardware e adquirido de um único fornecedor. A SD-WAN surge para oferecer mais flexibilidade, aproveitando diversas opções de conectividade. Entenda mais a seguir!
O que é SD-WAN?
Um SD-WAN, sigla para “Software-defined Wide Area Network” (rede de longa distância definida por software), gerencia a conectividade entre redes locais em grandes áreas geográficas. Diferente do modelo tradicional, o SD-WAN desacopla o software do hardware, permitindo uma gestão mais flexível e eficiente.
Uma WAN conecta escritórios, data centers e aplicações, ultrapassando os limites de um campus ou edifício. No modelo tradicional, as empresas utilizam links ponto a ponto que garantem tráfego exclusivo da empresa — o que não é eficaz no contexto atual de soluções em nuvem. Essa abordagem tradicional se torna rígida e cara, pois exige hardware centralizado.
Com a adoção crescente de aplicações SaaS (software como serviço) e IaaS (infraestrutura como serviço), as WANs tradicionais não conseguem lidar eficientemente com o aumento de tráfego na rede devido à nuvem. A SD-WAN resolve esses desafios, reduz os custos operacionais e oferece alta disponibilidade.
Como o SD-WAN funciona
A SD-WAN conecta filiais por meio de um software, proporcionando uma conexão simples e segura, independentemente do tipo de acesso (4G, banda larga etc.) Empresas que já usam MPLS podem adotar SD-WAN para novas conexões sem necessidade de refazer toda a estrutura de rede.
A SD-WAN consiste em três componentes principais: CPE, agregador e controlador. As funções de roteamento e comutação são implementadas por redes virtualizadas, eliminando a necessidade de centralização no data center principal.
-
CPE (Customer Premises Equipment): dispositivos nas dependências do cliente, como roteadores, servidores e firewalls;
-
Agregador: software que une diferentes conexões WAN em uma camada unificada;
-
Controlador: monitora a rede e implementa políticas em todas as filiais.
Desse modo, o tráfego da SD-WAN é encaminhado de forma dinâmica e automática, baseado nas condições de rede e segurança.
Como o SD-WAN estabelece e gerencia conexões?
Ele usa um software que permite controlar a conectividade e fazer a gestão de serviços entre data centers e filiais. Além disso, sua empresa pode automatizar a configuração e a gerência da rede, bem como a orquestração de políticas de tráfego. Isso gera uma abordagem mais eficiente e ágil.
Uma rede de longa distância definida por software estabelece e gerencia conexões por meio de roteamento inteligente, virtualização de redes, computação em nuvem e monitoramento do tráfego em tempo real.
Roteamento inteligente e otimização de tráfego
O roteamento é baseado em políticas para fazer o direcionamento de tráfego de forma eficiente. As aplicações consideradas críticas são priorizadas, utilizando a melhor rota disponível para garantir performance.
Tecnologias envolvidas
Na prática, a SD-WAN usa sistemas baseados na computação em nuvem para distribuir a rede nas filiais de uma empresa, independente do dispositivo e da localização, bastando ter o software de gerenciamento.
Virtualização de redes
A rede de longa distância definida por software é uma tecnologia de conectividade habilitada para a virtualização. Com isso, a matriz e filiais de uma empresa podem acessar serviços e aplicativos em nuvem pública.
Monitoramento em tempo real
Com a SD-WAN, sua empresa pode usar as ferramentas de gestão integradas nessa solução para monitorar o desempenho da rede em tempo real e realizar ajustes conforme necessário.
Automatização e políticas baseadas em software
A gestão da rede definida por software é automatizada e se baseia nas políticas definidas previamente pelos técnicos responsáveis, assegurando uma melhor distribuição do tráfego das aplicações.
Como você pode perceber, uma rede SD-WAN traz uma abordagem moderna para a gestão de redes corporativas, proporcionando otimização de desempenho, redução de custos e maior segurança.
Quais são as vantagens do SD-WAN?
A SD-WAN apresenta inúmeras vantagens, como segurança, pois a interligação de rede é criptografada. Além disso, oferece flexibilidade e escalabilidade, permitindo uma rede com múltiplas VPNs, no qual o caminho utilizado sempre será o melhor. As vantagens incluem:
-
Desempenho e confiabilidade;
-
Melhoria na qualidade de serviço (QoS);
-
Alta disponibilidade e failover automático;
-
Segurança;
-
Recursos de segurança integrados;
-
Proteção de dados e criptografia;
-
Flexibilidade e escalabilidade;
-
Facilidade de implementação e gestão;
-
Escalabilidade conforme a demanda.
O melhor caminho é sempre utilizado e o software permite gerenciar e configurar o tráfego de forma automática e simplificada, fazendo do SD-WAN uma excelente opção no cenário tecnológico!
Como o SD-WAN é utilizado no dia a dia?
A tecnologia SD-WAN é usada por várias empresas no dia a dia das atividades corporativas para integrar a matriz com suas filiais, permitindo o compartilhamento de banco de dados, informações de aplicações e outros dados entre colaboradores e sistemas.
Outra forma de uso é no trabalho home office, permitindo que os colaboradores acessem o ambiente de trabalho remotamente para realizar suas atividades, sendo adotado principalmente por desenvolvedores de sistemas.
Quais são os Desafios e Considerações ao Implementar SD-WAN?
Embora essa tecnologia proporcione muitos benefícios, ela também enfrenta desafios e questões que devem ser resolvidas conforme a demanda aumenta. Um dos maiores embates é a redução de custos, que pode ser difícil de quantificar para a implementação.
Outros desafios estão relacionados com segurança, conectividade de aplicativos e gestão. Uma SD-WAN pode melhorar drasticamente a produtividade dos negócios, contudo, é preciso escolher a solução certa e implementá-la corretamente:
-
Conectar usuários e aplicativos: conforme os recursos corporativos de TI se movem do data center local para a nuvem, os projetos de rede SD-WAN devem incluir conexão de forma segura e eficiente — o que pode ser difícil em ambientes distribuídos de várias nuvens;
-
Segurança: a WAN definida por software não possui todos os recursos de prevenção de última geração necessários para proteger contra ameaças cibernéticas. Portanto, a empresa necessita combinar a SD-WAN com ferramentas modernas de segurança;
-
Complexidade na gestão: como as soluções de SD-WAN podem ser implementadas sobre várias infraestruturas e podem ser formadas por ferramentas de diferentes fornecedores, a gestão pode se tornar complexa.
Para conseguir encarar tais desafios, é preciso contar com um parceiro com experiência, que possa oferecer apoio técnico especializado. O SD WAN super seguro da Algar Telecom, facilita para sua empresa gerenciar e monitorar todas as suas filiais de modo simples e ágil.
O que esperar do Futuro do SD-WAN?
Embora algumas empresas já adotem um modelo híbrido de rede, é questão de tempo para que todas as organizações escolham a SD-WAN como sua principal forma de conexão. A ascensão de novas tecnologias, como o 5G e IoT (Internet das Coisas), será facilmente gerenciada e implantada, pois a WAN definida por software é projetada para lidar com diversos tipos de links.
Tais links podem incluir MPLS, fibra, 4G, 5G, 3G, ADSL, entre outros, tudo isso graças ao software que permite determinar parâmetros de qualidade para escolher a forma mais eficiente de se conectar a vários locais.
Pelo blog da Algar Telecom, você sabe mais sobre o SD-WAN e conhece outras tendências da tecnologia que podem auxiliar sua empresa nas tarefas do dia a dia. Conte conosco para se manter atualizado no mercado!