Tecnologia Algar Telecom | 9 de abril de 2021

Conheça o SD-WAN Super Seguro, a evolução do SD-WAN da Algar Telecom

Tempo de leitura: 5 minutos

As soluções SD-WAN tradicionais ofereciam um meio de aprimorar a automação da rede de longa distância que reduzia os custos operacionais, aumentava a agilidade da rede e fornecia visibilidade e controle no nível do aplicativo entre as filiais físicas de uma empresa.

Mas com a mudança para a transformação digital e a adoção de sistemas de TI nativos da nuvem, esse nível de sofisticação não é mais suficiente. A nuvem e a transformação digital expandiram rapidamente os limites tradicionais da rede corporativa, exigindo que uma nova solução surgisse para acomodar essas mudanças. 

O SD-WAN Super Seguro, a nova geração do SD-WAN, cria uma visão completa da rede a partir de um único modelo de governança. Conheça mais sobre o SD-WAN Super Seguro e veja porque ele é o próximo passo da evolução da sua empresa!

Primeiro, o que é o SD-WAN?

SD-WAN é o nome dado a um conjunto de funções de rede. Essas funções são agrupadas para dar aos usuários finais a capacidade de criar redes de sobreposição privadas usando conexões de banda larga de baixo custo, às vezes aumentadas por links MPLS tradicionais. 

As soluções SD-WAN geralmente incluem um controlador central para administrar a topologia de rede, definir e distribuir políticas para QoS e acesso, gerar relatórios de uso e desempenho. Além do controlador, há também um conjunto de nós de acesso que inclui:

  • Implementação como um dispositivo ou como uma função de rede virtual em execução em um servidor;
  • Otimização de WAN, incluindo um ou mais de caches, compressão, correção de erros de encaminhamento, priorização e balanceamento de carga;
  • QoS e aplicação da política de acesso, incluindo monitoramento no nível do aplicativo;
  • WAN híbrido, incluindo a capacidade de enviar tráfego para mais de um uplink;
  • Um mecanismo de roteamento;
  • Firewall e funções de segurança;
  • Medição de latência.

Ok, essa era a primeira geração do SD-WAN. E a nova geração, o que tem de diferente?

Veja mais >> SD-WAN: quando devo contratar uma operadora de serviços para essa solução?

SD-WAN Super Seguro: a evolução do SD-WAN tradicional

O SD-WAN certamente foi uma evolução na forma como a conectividade entre matriz e filiais era gerenciada. No entanto, essa evolução ainda não era perfeita.

As soluções SD-WAN são monolíticas. Elas entregam uma combinação de funções como um único dispositivo. Isso pode limitar a personalização da solução, deixando de atender alguns dos requisitos dos clientes.

Outro ponto negativo do SD-WAN tradicional é que a solução é gerenciada pelo usuário, o que pode aumentar os custos operacionais.

Novo SD-WAN Super Seguro

Tudo isso muda com o SD-WAN Super Seguro. A nova solução pega todos os recursos que já existiam no SD-WAN e adiciona novas funcionalidades para resolver os problemas que seu predecessor apresentava, especialmente relacionados à segurança.

Tal como acontece com SD-WAN, SD-WAN Super Seguro oferece a capacidade de criar uma rede privada usando conexões de banda larga padrão, conexões de banda larga sem fio, conexões VPN de linha privada ou uma WAN híbrida usando qualquer combinação das opções acima.

No entanto, o SD-WAN é uma tecnologia de sobreposição, ou seja, ela não interage com a rede subjacente. Já o SD-WAN Super Seguro permite fazer peering com a rede MPLS de uma operadora.

Ele criptografa todo tráfego entre filial e matriz, fazendo o roteamento do tráfego de forma inteligente. Isso reduz a quantidade de tráfego que precisa passar por firewalls e mecanismos de segurança, facilitando o gerenciamento e aumentando a proteção.

Além disso, o SD-WAN Super Seguro possui medidas básicas de segurança inerentes, permitindo que alguns recursos sejam implementados diretamente pela plataforma, sem que a empresa tenha que contratar ou construir outros mecanismos. 

O produto ainda é entregue como uma plataforma virtualizada e com componentes que permitem a hospedagem de funções e serviços virtuais adicionais. 

Tudo isso para entregar um serviço de distribuição de rede ainda mais otimizado para você.

Ficou interessado? Conheça o SD-WAN Super Seguro da Algar Telecom agora mesmo!

Clique e peça um contato dos especialistas

Deixe seu comentário