Receba conteúdo diretamente no Messenger Podcasts exclusivos, direto no Spotify

O que você precisa saber antes de abrir uma franquia

Algar Telecom | 13 de maio de 2016

A franquia consiste em um tipo de contrato comercial entre duas empresas independentes: um franqueador e um franqueado. A parceria é benéfica para ambos os lados: o franqueador expande sua marca, estrutura e reduz custos. Já o franqueado, em troca de seu investimento e uma porcentagem dos lucros, abre uma marca pronta e usufrui da experiência prévia que o franqueador oferece. No entanto, antes de tomar a decisão de fechar esse tipo de negócio, existem alguns itens que precisam ser considerados. Confira:

Trace um plano de negócios

Um plano de negócios é essencial para qualquer empresa. É ele que irá orientar o empreendedor na obtenção de informações detalhadas sobre o ramo, os produtos e serviços a serem oferecidos, quais são os riscos, benefícios e oportunidades que envolvem essa negociação. Ao obter essas informações, o empresário decidirá se vale a pena abrir o negócio, qual será seu custo benefício e poderá identificar a melhor maneira de gerir a empresa.

Além disso, é fundamental ter um bom conhecimento acerca do setor em que pretende iniciar o empreendimento. Para isso, é preciso fazer uma pesquisa de mercado e uma análise da concorrência. Também se faz crucial uma estimativa dos recursos necessários, visto que nem tudo é oferecido pela franqueadora.  

Escolha um bom ponto

É importante encontrar a melhor localização possível, considerando, obviamente, o tipo de negócio. Muitas vezes, o franqueador dá orientações quanto ao tipo de estabelecimento e o local mais adequado para a gestão da atividade. Escolhido o local, acontece a adequação de acordo com a imagem corporativa dos outros estabelecimentos da rede de franquias.

Fique atento às cláusulas contratuais e não hesite em contratar um advogado para lhe auxiliar no processo. Lembre-se que a escolha de um ponto bom ou ruim pode ser determinante para o sucesso do seu negócio. Portanto, avalie os prós e contras e faça uma boa negociação.

Entre em contato com outros franqueadores

Como é essencial ter informações mais detalhadas, não hesite em entrar em contato com a empresa franqueadora ou com outras franqueadas da mesma rede para ter uma noção melhor da teoria funcionando na prática.

Para saber detalhes, tais como se a franqueadora realmente garante suporte para o franqueado e como é a lucratividade do negócio, o ideal é mesmo conversar com franqueados que já operam unidades da rede. A troca de experiências pode ser muito útil, principalmente, para os empreendedores que ainda estão na dúvida sobre o ramo de investimento.

Abrir uma franquia pode facilitar muitos processos, visto que alguns fatores como marketing, jurídico, fornecedores, desenvolvimento de produtos, layout de loja e pesquisa de mercado já se encontram prontos e fazem parte do pacote. No entanto, é preciso conhecer bem o negócio e o mercado no qual está prestes a se inserir.

E você, já teve alguma experiência com franquias? Comente e compartilhe conosco!

Posts relacionados:

Para melhorar sua experiência,
selecione um perfil de conteúdo: