Receba conteúdo diretamente no Messenger Podcasts exclusivos, direto no Spotify

Saiba porque todos devem entender qual o Core Business de sua empresa

Algar Telecom | 12 de maio de 2016

Com certeza você já ouviu alguma coisa sobre Core Business, mas a verdade é que esse termo ainda causa certa confusão, seja em sua definição enquanto conceito ou mesmo no entendimento do que ele realmente representa na prática de um negócio. O Core Business é a principal atividade de uma empresa, o ponto forte e estratégico da atuação da mesma.

Apesar da definição, há uma certa dificuldade de se conseguir identificar o que está no centro da atuação de uma empresa. Isso acontece porque muitas vezes as corporações decidem não falar abertamente sobre o seu Core Business, que é divulgado apenas para quem faz parte do dia a dia do negócio. Essa decisão pode ser justificada pela concorrência presente no mercado, e que é decisiva no processo de criação de produtos e serviços.

Mas a verdade é que o Core Business pode ser a alma de um negócio, por isso é essencial saber identificá-lo. Isso se torna ainda mais importante em negócios que envolvem uma gama de produtos e serviços, pois se você entende qual o ponto forte da empresa, os recursos-chave do negócio serão melhor direcionados para o que realmente importa.

Como descobrir o Core Businees da minha empresa

Olhe para a sua empresa: Comece organizando informações sobre a atuação e o desempenho do negócio. A Endeavor, organização líder no apoio a empreendedores ao redor do mundo, indica alguns questionamentos para auxiliar nesse direcionamento de análise:

  • Quais são os clientes mais lucrativos do negócio?
  • A empresa traz alguma inovação ao mercado? Se sim, quais são essas inovações?
  • Quais são os principais canais de venda da empresa?
  • Quais são as capacidades estratégicas que diferenciam a empresa no mercado?
  • Há algum ativo que é estratégico que ainda não é aproveitado pelo negócio?

Limites e campo de ação: É através dos limites de onde e como atuar que o Core Business é definido. Em meio a esse processo é possível até descobrir oportunidades que ainda não são exploradas pela empresa, o que pode trazer ainda mais poder estratégico e de diferenciação para o negócio.  

Para Chris Zook, especialista em crescimento sustentável e rentável de empresas, há possibilidades de crescimento fora do Core Businees, porém ele deve estar diretamente alinhado e relacionado a ele. Essa nova linha de crescimento, definida por Zook como Beyond the Core, tem crescido cada vez mais no mundo dos negócios e levado a prática da terceirização de serviços, ou seja, ela mantém o foco no que faz de melhor mas ao mesmo tempo amplia sua gama de produtos e serviços através da delegação do operacional para um terceiro.

O especialista identificou que há seis tipos de movimentos que motivam as empresas a buscarem o crescimento aliado ao Core Business. Esses movimentos são denominados por Zook como:

  1. Mudar o “core business” para um novo lugar fisicamente
  2. Implantar um novo canal de distribuição
  3. Passar a atender um novo segmento de clientes
  4. Vender um novo conjunto de produtos para os seus clientes
  5. Integrar novas etapas ao longo da cadeia de valor
  6. Construir um novo negócio com base nas suas capacitações

Conseguiu identificar algum desses movimentos na sua empresa? O seu negócio está próximo de algum desses estágios? Vamos falar melhor sobre esse crescimento aliado ao Core a seguir.

O Core Business em ação

Com o Core Business bem definido, muitas empresas têm decidido ampliar sua área de atuação, mas sempre mantendo o foco no que conseguem fazer de melhor. O desenvolvimento da tecnologia e comunicação, aliado às inovações do setor de logística, impulsionaram as empresas no sentido de conseguirem expandir a criação e a comercialização de novos produtos e serviços, terceirizando a operação desses novos negócios.

Um ótimo exemplo disso é o trabalho feito pela Apple, que terceirizou boa parte da fabricação de seus produtos para empresas estrangeiras na China e em Cingapura. Gadgets de sucesso da marca, como Macbooks, iPhones e iPods são montados em empresas terceiras localizadas na China, mas todo o processo de criação e design dos produtos é feito nos Estados Unidos pela própria Apple. Ou seja, ela mantém o foco no que consegue entregar de melhor aos clientes, mas terceiriza a execução a fim de manter sempre o Core Business definido pelos executivos da marca.  

A Nike também faz isso muito bem. A marca está sempre criando roupas e tênis com design e tecnologia cada vez mais avançados, o que faz dela uma empresa referência em um mercado altamente competitivo como o de materiais esportivos. Porém, até a chegada dos produtos nas lojas muitas outras empresas, geralmente localizadas em países em desenvolvimento, são envolvidas nesse processo de fabricação.

Expansão dentro do Core Business

Em um artigo publicado na Harvard Business Review, Chris Zook mostra que é possível expandir os negócios sem fugir do ponto forte de atuação da empresa no mercado. As motivações para essa tomada de decisão são variadas, mas para ser bem sucedida ela precisa ser discutida e planejada nos mínimos detalhes. A reflexão sobre o crescimento com foco no Core Business pode ser iniciada a partir das seguintes perguntas:

  • Quais são as capacidades que diferenciam o seu negócio?
  • Qual é o estado dessas capacidades em relação à concorrência? Será que os clientes concordam com você?
  • Quais são os novos recursos que precisam ser adicionados para atingir o status de classe internacional? Qual é o plano para adicioná-los de maneira eficiente?
  • Quais são as oportunidades de crescimento que essas novas capacidades permitirão a curto e a longo prazo?
  • Será que você está investindo o suficiente?

Esse é um ótimo exercício para as equipes de gestão de empresas que estão pensando em ampliar seus produtos ou serviços com foco no seu Core. Afinal, é com planejamento que o crescimento sustentável pode ser alcançado: saber por qual caminho seguir, como e onde investir os recursos disponíveis e traçar as estratégias para conquistar o objetivo proposto, são determinantes para a segurança de uma aventura com sucesso garantido ao final da jornada.

Gostou do texto? Comente e ajude a enriquecer a discussão sobre Core Business.

Posts relacionados:

Para melhorar sua experiência,
selecione um perfil de conteúdo: