Como aumentar as vendas no período pós-pandemia?

Escrito por humanos

O mundo praticamente virou do avesso por causa da pandemia do novo coronavírus. E, infelizmente, muitas empresas acabaram sofrendo grandes prejuízos. Porém, agora, com a flexibilização do isolamento e uma retomada da economia, é possível mudar esse jogo com uma gestão mais estratégica.

O maior “golpe” da pandemia em relação às empresas foi o fato de ela ter pegado todo mundo de surpresa. Ninguém estava preparado para algo tão impactante.

No entanto, passado o período mais crítico, os especialistas já conseguem apontar alguns caminhos para que as instituições aumentem suas vendas e melhorem suas situações financeiras.

Neste artigo, vamos falar sobre as iniciativas de gestão que você pode tomar para se preparar para o período pós-pandemia. Também vamos mostrar exemplos de empresas que conseguiram manter e até aumentar suas vendas durante esses meses.

Boa leitura! 

Melhores dicas de gestão para aumentar as vendas no pós-pandemia

A principal diferença entre o início da pandemia e o período atual é que agora a maioria dos empresários já entende que é preciso se adaptar ao “novo normal”. Planos e ideias do final do ano passado foram superados e adaptados à nova realidade.

Quer melhorar as vendas a partir deste ponto? Confira as nossas dicas!

Abrace a inovação

Provavelmente você vem ouvindo essa dica há muito tempo. Mas agora é diferente, pois um alinhamento com a inovação pode, de fato, salvar a sua empresa depois da crise pandêmica. Sem uma gestão lado a lado com a inovação, dificilmente a sua empresa conseguirá expandir os horizontes.

Mas é importante não cair em um erro crasso: abraçar a inovação não significa investir todo o seu poder financeiro em ferramentas tecnológicas. A tecnologia faz parte do processo, é claro, mas inovar também tem a ver com a maneira que você lida com os problemas e cria as melhores soluções para cada caso.

Por exemplo, mesmo após a pandemia, muitos clientes podem se mostrar receosos em ir até as lojas físicas. Ao propor uma solução para essa dificuldade, utilizando ou não a tecnologia, você estará fazendo uma gestão inovadora.

Invista em ferramentas para otimização dos serviços

Com uma gestão inovadora, você consegue definir com mais facilidade as ferramentas mais adequadas para a otimização dos serviços. Se o objetivo é aumentar as vendas, as soluções devem melhorar a comunicação com o consumidor e facilitar sua jornada de compra.

Para isso, você pode adotar soluções como, messenger, plataformas de gestão para integração, conexão de internet de alto padrão para manter a estabilidade do site, blog e outros canais online da empresa, entre outras.

Além disso, como no período de pandemia a maior parte do fluxo financeiro tende a ser digital, é interessante contar com uma solução financeira, para manter o controle de entrada e saída de dinheiro com mais facilidade.

Ofereça o serviço de entrega

Além do atendimento on-line e de sites mais estáveis, um dos segredos das empresas para manter as vendas dentro de um volume aceitável durante a pandemia foi a implementação do delivery, o serviço de entrega em domicílio.

Se tem algo que a pandemia mostrou para muitos empresários foi que esse tipo de estratégia não serve apenas para o setor alimentício. Qualquer segmento pode e deve adotar esse diferencial, a fim de trazer novas oportunidades de negócio e facilitar a experiência de seus clientes.

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Exemplos de empresas que mantiveram suas vendas durante a pandemia

Para não ficarmos apenas na teoria, confira o que algumas empresas fizeram para manter suas vendas em alta durante a pandemia.

Riachuelo

Com forte presença no setor de varejo, a Riachuelo viu todas as suas lojas físicas fecharem durante os meses mais críticos da pandemia.

Para não deixar as vendas caírem em demasia, a empresa partiu para o modelo digital, melhorando o seu e-commerce e oferecendo ofertas exclusivas dentro da plataforma.

Mondelez

Proprietária da marca Lacta, a Mondelez adotou uma estratégia semelhante à da Riachuelo. A empresa, que não tinha um e-commerce anteriormente, criou uma plataforma de vendas digitais em um curto espaço de tempo e atraiu os seus clientes para esse modelo de negócios.

Além disso, a marca fechou parcerias com renomados aplicativos de entrega e investiu forte em um sistema delivery.  

Embora sejam empresas de grande alcance, note que as estratégias utilizadas vão ao encontro das dicas apresentadas nesta postagem.

Ou seja, uma gestão alinhada com a inovação e o investimento em soluções digitais é o segredo de toda empresa, independentemente do tamanho, para manter e até aumentar as vendas no período pós-pandemia.

Então, analise nossas dicas e garanta bons números para o seu negócio.

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