Geral Algar Telecom | 20 de novembro de 2020

Como estar preparado para o aumento de pedidos na Black Friday?

Tempo de leitura: 5 minutos

Há pouco mais de uma década a Black Friday chegava ao Brasil com o objetivo de criar mais um dia de promoção para os clientes. Hoje, depois de comoções e muitos números a favor, ela se tornou uma das datas mais importantes para o comércio do país.

Nesse período, a Black Friday cresceu tanto, que deixou de ser uma promoção de um único dia para se tornar uma estratégia de mês inteiro. Ainda temos a “Black Friday”, é claro, mas há muito tempo as empresas já utilizam todo o mês de novembro para criar promoções e chamarizes.

Esse grande apelo à Black Friday não é à toa, em 2019, por exemplo, o comércio brasileiro ultrapassou a casa dos 3 bilhões em faturamento só com a data. Mas, é sempre bom lembrar que resultados assim não acontecem por acaso.

Para vender muito é preciso estar preparado. Em um momento tão específico, o cliente pode ir da empolgação à frustração em um curto espaço de tempo. Sem corresponder às expectativas, a sua Black Friday pode não acontecer.

Quer saber como estar preparado para o aumento de vendas durante a Black Friday? Confira as nossas dicas.

Boa leitura!

Garanta um estoque adequado para a Black Friday

Por mais que essa seja uma das principais dicas em toda época de Black Friday, a verdade é que muitos clientes ainda têm dor de cabeça para encontrar os produtos desejados durante a data – as próprias reportagens que destacam o recorde de vendas no ano passado, também frisam o descontentamento dos consumidores por não conseguirem comprar alguns itens.

Além de ser uma falha grave, não garantir um estoque adequado chega a ser contraditório. Ora, como você espera vender muito se não disponibiliza uma quantidade de produtos que atenda à demanda do momento?

Você precisa se mexer desde já, tomar iniciativas para abastecer o estoque dentro da realidade do seu público durante a Black Friday. Algumas ações necessárias são:

  • estudar o histórico de vendas do ano anterior;

  • aplicar inventários prévios do seu estoque;

  • negociar contratos com os fornecedores.

Conte com uma equipe preparada de atendimento

No dia a dia é normal que a equipe de atendimento responda dúvidas dos clientes sobre os produtos oferecidos. Mas, nada se compara à Black Friday. Afinal, com a visão de “promoção imperdível”, o consumidor tende a ser menos paciente para conseguir suas respostas. Isso significa que, sem um time preparado, você corre risco de perder muitos compradores.

Não vale a pena arriscar. Invista na preparação da equipe de atendimento para que a métrica da “desistência de compra” fique sempre controlada. Além disso, o trabalho do atendimento é essencial para acabar com falácias que só existem durante a Black Friday, por exemplo:

  • entregas instantâneas;

  • descontos infinitos;

  • trocas imediatas.

Adote um sistema eficiente para não perder pedidos, clientes e vendas

Mesmo com organização e uma equipe focada é comum que, no momento mais intenso da Black Friday, algumas empresas se percam. Isso acontece, pois em meio a tantas negociações o gestor tem dificuldade para acompanhar os processos e acaba perdendo o controle da equipe.

Para evitar que esse tipo de contratempo aconteça na sua empresa é preciso contar com um sistema de gerenciamento completo. Portanto, não uma ferramenta puramente de supervisão, mas sim uma plataforma que facilite o trabalho do gestor durante toda a jornada da Black Friday. Um sistema que permita:

  • criação e divulgação de links nas redes sociais;

  • canal exclusivo de comunicação com cliente;

  • cadastro de produtos e serviços;

  • gestão das entregas das vendas;

  • acompanhamento de pedidos.

Além de simplificar o trabalho da sua empresa, uma ferramenta a esse nível consegue transformar de vez a experiência do seu cliente. Assim, você lucra durante a data e ainda atrai o consumidor para o restante do ano.

Enfim, a Black Friday já é, de fato, uma das datas mais importantes para o comércio no país. Mas, não adianta esperar o mês de novembro chegar e acreditar que uma mágica acontecerá. Para assegurar os bons resultados é necessário investir em estratégias e ferramentas que façam a sua empresa superar as expectativas dos clientes e tornem a sua marca altamente competitiva. Não fique para trás.

Continue no nosso blog e confira agora como aumentar as vendas da sua PME durante a Black Friday.

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