1. Home
  2. /
  3. MPE
  4. /
  5. WhatsApp Business: como funciona e quais as estratégias para vender mais com ele


MPE Escrito por Algar Telecom | 19 de setembro de 2019

WhatsApp Business: como funciona e quais as estratégias para vender mais com ele

Tempo de leitura: 3 minutos
Tempo de leitura: 3 minutos

Assim como a versão convencional, o WhatsApp Business é um dos aplicativos mais utilizados no mundo. No Brasil, o modelo criado para facilitar a comunicação empresarial chegou há pouco tempo, mas já está fazendo grande diferença para muitas instituições.

A importância desse tipo de solução é justamente a possibilidade de maior qualidade no atendimento que as empresas oferecem para os clientes, transformando assim a experiência dos usuários.

Quer saber o que é o WhatsApp Business e como utilizar a ferramenta para alavancar as vendas do seu negócio? Então continue lendo e confira este material especial.

O que é o WhatsApp Business?

O WhatsApp Business é a versão do famoso aplicativo de mensagem, mas voltado para empresas. É a ferramenta que pode fazer a diferença na comunicação de um empreendimento e melhorar a experiência do cliente, principalmente em empresas de pequeno e médio porte.

Quando baixado no smartphone, o aplicativo aparece com a sigla “WA Business”. Além de reforçar um perfil mais profissional para as empresas, a solução oferece opções para automatizar e personalizar respostas e segmentar os clientes de acordo com as preferências do usuário.

Como funciona o WhatsApp Business?

Dentro do WhatsApp Business existem funcionalidades exclusivas para os empresários. Por exemplo, é possível fazer o registro do aplicativo utilizando um número de telefone fixo. O seu funcionamento também é independente, podendo ser instalado juntamente com a outra versão.

Para utilizar todas as vantagens da ferramenta é preciso configurá-la com um perfil comercial. Nesse ponto, você deve adicionar informações sobre a sua empresa, dados relevantes que sejam importantes para o negócio e para os clientes, por exemplo:

  • Endereço físico e digital;
  • Horário de atendimento;
  • Descrição da empresa.

Quais os diferenciais do WhatsApp Business?

Por ser uma ferramenta para comunicação corporativa, o WhatsApp Business apresenta alguns ótimos diferenciais. Acompanhe.

Etiquetas

As “etiquetas” são utilizadas para que o usuário organize melhor os seus contatos. Funciona assim, você acessa as configurações do aplicativo e escolhe a etiqueta para classificar um contato ou uma conversa. Existem diversas opções para categorização, tais como:

  • Novo pedido;
  • Cliente novo;
  • Pagamento.

Respostas rápidas e personalizadas

Com a opção de “Respostas Rápidas” você pode personalizar frases para responder as dúvidas mais frequentes dos seus clientes. Na prática, você consegue dinamizar a comunicação em questionamentos básicos, como preço, tipo de serviço, prazos etc.

Estatísticas de fluxo de mensagens

Outro ótimo diferencial da ferramenta é a possibilidade de acessar as estatísticas de mensagens, para que o usuário mensure o fluxo da sua comunicação. Entre os dados disponíveis para consulta, estão:

  • Mensagens enviadas pelo usuário;
  • Mensagens entregues;
  • Mensagens lidas.

Como utilizar o WhatsApp Business para vendas?

De uma maneira geral, o WhatsApp Business foi criado para melhorar o poder comunicacional das empresas. Com isso, ela também se torna uma ótima ferramenta para impulsionar as vendas de um negócio.

Porém, para explorar todas as possibilidades nesse sentido é preciso seguir alguns passos importantes. Confira:

Número exclusivo

Utilize um número de telefone que seja exclusivo para a empresa, sem nenhum tipo de vínculo com questões pessoais.

Autorização

Não siga o mesmo protocolo que acontece na ferramenta convencional, peça autorização para os clientes antes de adicioná-los no seu WhatsApp Business ou enviar seus conteúdos. Em tempos de LGPD é essencial que sua empresa não envie informações ou, até mesmo, entre em contato sem a autorização do cliente. Isso pode gerar ruídos na comunicação e seus consumidores podem se irritar com a empresa, criando uma experiência negativa.

Divulgação

Divulgue o número do seu WhatsApp Business nas redes sociais, e-mail, blog e outros canais de comunicação da empresa. Assim, fica muito mais fácil para seus clientes encontrarem o seu número para poderem entrar em contato com a sua empresa. Aliás, também é bom deixar as informações de horário de atendimento, caso sua empresa não possua um chat aberto 24 horas.

Conteúdos

Além de enviar conteúdos relevantes para os seus clientes, foque em assuntos que estejam dentro do perfil do seu público. Não utilize a solução para conversas aleatórias. Além disso, é importante também que o seu planejamento tenha cuidado com o cronograma de envio e conteúdos, porque isso pode novamente gerar uma experiência negativa para o cliente, caso ele comece a receber várias mensagens que podem “flodar” seu WhatsApp.

Lista de transmissão

Utilize a lista de transmissão da ferramenta para enviar uma mensagem para diversos clientes de uma vez, mas com cada um recebendo de maneira privada. Dessa forma, é possível automatizar o processo e simplificar a rotina do seu time de atendimento. A lista de transmissão é importante para avisar sobre datas comemorativas, um lançamento ou uma novidade, por exemplo.

Automatização geral

Automatize também outros processos do seu negócio. Com o WhatsApp Business otimizando a sua comunicação, as outras atividades precisam apresentar o mesmo nível de qualidade a fim de fechar o maior número de vendas.

Se bem utilizado, o WhatsApp Business pode trazer resultados consistentes para a sua empresa. Quanta mais bem trabalhada a comunicação com o seu cliente, melhor para a negociação de vendas e para imagem da instituição como um todo. Hoje, para adquirir vantagem competitiva é preciso adotar a tecnologia certa para o seu negócio.

Agora que você já conhece as vantagens WhatsApp Business, que tal conferir um passo a passo de como vender na internet?

Deixe seu comentário