1. Home
  2. /
  3. MGE
  4. /
  5. Como a nuvem pode ajudar sua empresa a reduzir custos


MGE Escrito por Algar Telecom | 20 de setembro de 2019

Como a nuvem pode ajudar sua empresa a reduzir custos

Tempo de leitura: 4 minutos
Tempo de leitura: 4 minutos

A infraestrutura de TI é vista por muitas empresas como um ativo essencial. Afinal, é por meio dela que os negócios conseguem inovar, reduzir custos e criar estratégias mais eficientes. Além disso, as soluções de TI ainda podem ser empregadas para melhorar o fluxo de trabalho e, dessa forma, realmente direcionar os serviços às necessidades do público-alvo.

Por tudo isso e muito mais é que o uso da tecnologia tem sido apontado como alternativa para aquelas empresas que buscam formas de criar estratégias baseadas na redução de custos operacionais. Pois isso, pode ser alcançado com melhores processos, rotinas de gestão estratégica, uso de indicadores e até mesmo adoção de novas ferramentas!

Nesse cenário, uma possibilidade imperdível é a computação na nuvem, forma de execução de serviços de TI que proporciona escalabilidade e mobilidade operacional ao negócio. E ainda fica melhor: é possível reduzir custos com cloud facilmente! Quer conhecer todos os detalhes dessa tecnologia? Então confira nosso post de hoje!

A possibilidade de redução de custos com a nuvem

A cloud computing pode ajudar qualquer empresa a reduzir custos especialmente em 3 pilares: mobilidade operacional, escalabilidade dos sistemas e elasticidade da TI. Confira cada uma dessas possibilidades agora mesmo!

Mobilidade operacional externa

A mobilidade operacional está ligada à capacidade dos profissionais em executar suas atividades estando em qualquer ambiente sem perda de performance. Quanto maior for, mais facilmente a companhia conseguirá implementar políticas operacionais como as de home office. Com isso, custos relacionados ao deslocamento de colaboradores, por exemplo, são eliminados.

Ter uma equipe com alta mobilidade operacional pode ser um fator de destaque em várias áreas. No setor de serviços, por exemplo, empresas que conseguem criar um portfólio de soluções permitindo que os profissionais se direcionem diretamente para o ponto em que os clientes se encontram dá ao atendimento mais qualidade e competitividade.

Dessa forma, o número de potenciais clientes do negócio é ampliado. Todos os serviços prestados terão mais qualidade e, junto a isso, trarão uma experiência de ponta — algo fundamental para fidelizar consumidores e criar parcerias comerciais de longo prazo.

Mobilidade operacional interna

Em outras áreas, a mobilidade operacional pode otimizar rotinas internas, como as do help desk. Ao conseguir acessar informações a partir de qualquer lugar, técnicos atendem com mais eficiência e precisão as solicitações dos usuários.

Assim, as chances de eliminar um problema com agilidade se elevam. O atendimento a usuários terá sempre um bom nível de qualidade, independentemente da forma como é executado. A empresa garante, dessa forma, que nenhuma falha operacional causará um grande impacto em sua cadeia operacional.

Rotinas operacionais mais flexíveis também podem ser implementadas para reduzir custos operacionais a médio e longo prazo. Assim, a empresa diminui gastos com transporte, aumentar o engajamento dos profissionais e melhorar seus índices de qualidade.

Com o auxílio da computação na nuvem, diminui-se gastos e melhora a eficiência operacional, tornando-a mais flexível e dinâmica. O uso de plataformas de cloud storage, por exemplo, garante que os profissionais consigam acessar seus dados a partir de qualquer local. Desde, é claro, que tenham acesso à internet.

No fim, a execução de ferramentas na nuvem transforma a rotina de qualquer negócio, trazendo mais eficiência à rotina.

Leia também: COMO REDUZIR CUSTOS EVITANDO A ROTATIVIDADE DE FUNCIONÁRIOS?

Escalabilidade dos sistemas na nuvem

A escalabilidade operacional é a capacidade de um sistema aumentar ou reduzir seus recursos conforme a demanda do usuário. Isso permite que a empresa tenha sempre acesso a aplicações de alta performance, que não são impactadas pelas limitações da infraestrutura local.

Como dá para perceber, a escalabilidade é um fator que exerce grande influência na forma como o negócio consegue atender às demandas. À medida que a procura por serviços cresce (ou diminui), a empresa deve modificar seus recursos, de forma a manter a precisão dos gastos operacionais, adaptando-os ao cenário atual. Com ferramentas de bom custo-benefício, a empresa se mantém competitiva.

Ao migrar suas soluções para a nuvem, o gestor de TI consegue melhorar a forma como o empreendimento gerencia seus recursos. Conforme o número de usuários das plataformas é modificado, a empresa pode aumentar ou reduzir a quantidade de serviços contratada.

Como consequência, o gasto com aplicativos e licenciamento de soluções se torna mais preciso. Assim, sempre se tem a quantidade exata de recursos computacionais necessária para atuar de maneira estratégica. Dessa forma, impedem-se gargalos operacionais ou a existência de fatores que contribuem para o desperdício de recursos.

Elasticidade da TI com a nuvem

A elasticidade da TI é um conceito que está diretamente conectado à ideia de escalabilidade. Em poucas palavras, uma infraestrutura de TI elástica é aquela em que o usuário não precisa se preocupar em aumentar ou reduzir a quantidade de recursos disponíveis.

Sempre que há um pico (ou um vale) de demanda, as ferramentas de computação na nuvem modificam automaticamente os recursos disponíveis. Para o gestor de TI, isso é crucial para que possa continuar focando nos principais serviços do setor. Uma vez que não há necessidade de monitorar a infraestrutura continuamente em busca de problemas causados por excesso de carga de trabalho.

Sistemas de Big Data, por exemplo, tornam as rotinas de Business Intelligence mais precisas. Já a cloud computing aumenta a flexibilidade operacional e otimiza fluxos de trabalho. Profissionais conseguem trabalhar com mais integração e menos gargalos operacionais, fazendo com que a performance de todos os serviços seja sempre a máxima possível.

Enquanto isso, as ferramentas integradas no ambiente operacional permitem que a companhia tenha sempre uma posição estratégica no mercado. O negócio pode usar a integração de sistemas juntamente com outras ações, ampliando sua capacidade sem necessariamente aumentar seus custos operacionais. Como consequência, a empresa pode buscar novas fontes de receita e atingir metas cada vez mais ousadas.

Não tenha dúvida: ao longo dos próximos anos, a computação na nuvem terá um papel-chave para empresas de diferentes setores. Por meio dela, negócios conseguirão uma rotina de maior performance, utilizarão sistemas mais inovadores e, ao mesmo tempo, reduzirão custos. Quer ficar pronto desde agora e já começar a reduzir custos com cloud computing no seu negócio? Conheça as vantagens do Cloud Plus, a nuvem da Algar.

Baixe o infográfico sobre as Vantagens do Cloud Plus e da nuvem para o seu negócio

Deixe seu comentário