Receba conteúdo diretamente no Messenger Podcasts exclusivos, direto no Spotify

Como calcular preço de venda: 5 dicas essenciais

Algar Telecom | 18 de setembro de 2019

MPE

Saber calcular preço de venda é algo capaz de determinar o sucesso de um negócio. Porém, é comum ver empresários sofrendo com perdas e prejuízos por cobrarem um preço errado. Mas como descobrir o valor correto? O que é preciso levar em consideração?

De forma resumida, o valor de venda deve cobrir os custos de produção, outras despesas e ainda gerar lucro para a empresa. Confira as dicas abaixo e veja como elas podem te ajudar a calcular preço de venda dos seus produtos!

5 dicas para calcular preço de venda

1. Calcule o custo do produto

O primeiro passo é saber fazer o cálculo dos custos. Você pode dividi-los em custos fixos e variáveis. Os fixos correspondem aos gastos que não se alteram com a produção, ou seja, aluguel de espaço, mão de obra, etc.

Já os custos variáveis dizem respeito à matéria-prima, embalagens, insumos usados na produção, transporte, contratação de serviços, entre outros. Coloque tudo na ponta do lápis para garantir que todos os gastos sejam cobertos pelo valor das vendas.

2. Conheça o seu público

Outro aspecto importante é conhecer a fundo os seus potenciais clientes e quanto eles podem pagar pelo seu produto. Afinal, o preço é um critério para a definição do público e inclusive para o posicionamento da marca.

De nada adianta vender o produto por um valor inacessível para o público que você deseja atingir. Da mesma maneira que o preço muito baixo pode acabar desvalorizando a marca e atraindo outros perfis de cliente.

3. Realidade do mercado

Embora os custos e despesas sejam fatores cruciais na hora de calcular preço de venda, não defina os valores apenas com base neles e no quanto a empresa quer lucrar. É preciso fazer uma pesquisa para descobrir o quanto os concorrentes cobram por produtos similares.

Isso porque nem sempre o preço baixo é visto com bons olhos. E, caso o seu produto seja mais caro em relação às marcas concorrentes, o diferencial dele deve estar claro na estratégia de vendas.

4. Clareza sobre os tributos

Para garantir um bom lucro para a empresa, é fundamental considerar a tributação ao calcular preço de venda de qualquer produto. Todo negócio deve estar em dia com as tarifas tributárias para evitar prejuízos no futuro.

Por isso, uma dica é utilizar soluções de Gestão Fiscal. Elas permitem fazer consultas online e descobrir a tributação exata dos produtos nos diversos segmentos. Assim, fica muito mais fácil cadastrar produtos no sistema da empresa e emitir notas fiscais da maneira correta.

5. Aplique fórmulas

Uma fórmula genérica simples que pode ser utilizada para calcular preço de venda:

CUSTOS + DESPESAS + LUCRO = PREÇO DO PRODUTO

Nas despesas, você deve considerar os gastos para realizar as vendas, ou seja, comissões, impostos etc. Em relação à margem de lucro, será preciso definir uma porcentagem que garanta o crescimento constante da empresa.

Ficou mais fácil com essas dicas? Precisando saber mais sobre vendas online? Descubra agora como vender produtos pela internet!

Posts relacionados:

Para melhorar sua experiência,
selecione um perfil de conteúdo: