Saber calcular preço de venda é algo capaz de determinar o sucesso de um negócio. Porém, é comum ver empresários sofrendo com perdas e prejuízos por cobrarem um preço errado. Mas como descobrir o valor correto? O que é preciso levar em consideração?
De forma resumida, o valor de venda deve cobrir os custos de produção, outras despesas e ainda gerar lucro para a empresa. Confira as dicas abaixo e veja como elas podem te ajudar a calcular preço de venda dos seus produtos!
O primeiro passo é saber fazer o cálculo dos custos. Você pode dividi-los em custos fixos e variáveis. Os fixos correspondem aos gastos que não se alteram com a produção, ou seja, aluguel de espaço, mão de obra, etc.
Já os custos variáveis dizem respeito à matéria-prima, embalagens, insumos usados na produção, transporte, contratação de serviços, entre outros. Coloque tudo na ponta do lápis para garantir que todos os gastos sejam cobertos pelo valor das vendas.
Outro aspecto importante é conhecer a fundo os seus potenciais clientes e quanto eles podem pagar pelo seu produto. Afinal, o preço é um critério para a definição do público e inclusive para o posicionamento da marca.
De nada adianta vender o produto por um valor inacessível para o público que você deseja atingir. Da mesma maneira que o preço muito baixo pode acabar desvalorizando a marca e atraindo outros perfis de cliente.
Embora os custos e despesas sejam fatores cruciais na hora de calcular preço de venda, não defina os valores apenas com base neles e no quanto a empresa quer lucrar. É preciso fazer uma pesquisa para descobrir o quanto os concorrentes cobram por produtos similares.
Isso porque nem sempre o preço baixo é visto com bons olhos. E, caso o seu produto seja mais caro em relação às marcas concorrentes, o diferencial dele deve estar claro na estratégia de vendas.
Para garantir um bom lucro para a empresa, é fundamental considerar a tributação ao calcular preço de venda de qualquer produto. Todo negócio deve estar em dia com as tarifas tributárias para evitar prejuízos no futuro.
Por isso, uma dica é utilizar soluções de Gestão Fiscal. Elas permitem fazer consultas online e descobrir a tributação exata dos produtos nos diversos segmentos. Assim, fica muito mais fácil cadastrar produtos no sistema da empresa e emitir notas fiscais da maneira correta.
Uma fórmula genérica simples que pode ser utilizada para calcular preço de venda:
CUSTOS + DESPESAS + LUCRO = PREÇO DO PRODUTO
Nas despesas, você deve considerar os gastos para realizar as vendas, ou seja, comissões, impostos etc. Em relação à margem de lucro, será preciso definir uma porcentagem que garanta o crescimento constante da empresa.
Leia também: MARKETPLACE: O QUE É E COMO ELA PODE AJUDAR A SUA EMPRESA?
Ficou mais fácil com essas dicas? Precisando saber mais sobre vendas online? Descubra agora como vender produtos pela internet!
Deixe seu comentário