O upsell e o cross-sell são técnicas aplicadas pelas marcas que desejam aumentar o faturamento. Você já utilizou alguma delas? Entenda melhor do que se tratam estes conceitos de venda e veja algumas dicas para começar a utilizá-los o quanto antes!
Embora tenham nomes e objetivos parecidos, estas duas técnicas apresentam algumas diferenças. Confira a seguir:
Em lojas online, supermercados e estabelecimentos de todos os tipos, o upsell é usado e você com certeza já deve ter entrado em contato com ele. Trata-se de uma estratégia que visa aumentar o ticket médio da empresa e, consequentemente, o faturamento.
A ideia é criar uma oportunidades para o cliente adquirir um produto ou serviço mais completo e com um valor mais alto. No lugar de um produto mais básico, a empresa mostra ao cliente as vantagens de levar algo mais premium ou em maiores quantidades.
Outra tática bastante comum é induzir a pessoa a levar mais itens de um mesmo produto, mostrando que o preço compensa. Vamos a uma situação prática: você vai ao supermercado comprar café e o preço do pacote é R$ 10. Mas, ao levar 3 pacotes, cada um sai por R$ 8. Isto é upsell!
O cross-sell é uma técnica de vendas usada para estimular o cliente a levar produtos que complementam a compra inicial. Sendo assim, consiste em um modo diferente de aumentar o ticket médio com base no que a pessoa já ia comprar.
As lojas virtuais são as que mais utilizam o cross-sell para potencializar ainda mais as vendas. Sabe quando você está buscando algo e logo abaixo vê aquela mensagem “você pode gostar de” ou “pessoas que adquiriram este produto também compraram”? É assim que este conceito é aplicado.
É claro que não adianta oferecer qualquer produto ou você não colherá bons resultados. Os produtos devem ser complementares. Para alguém que está comprando uma bicicleta, uma loja pode aproveitar a oportunidade e oferecer equipamentos de segurança, por exemplo.
Leia também: 5 ESTRATÉGIAS DE VENDAS PARA IMPLEMENTAR EM SUA EMPRESA
Embora a escolha dos produtos ligados à aplicação do upsell e do cross-sell dependa de cada segmento, alguns cuidados valem para todas as empresas. Por isso, lembre-se das dicas abaixo quando for implementar tais técnicas.
Para oferecer algo útil e que tenha real valor para o cliente, você deve conhecê-lo bem. De nada adianta mostrar um produto mais caro que não tenha nada a ver com as necessidades dele. Sendo assim, analise as preferências do seu público e a qualidade do que a empresa dispõe com cuidado.
Tanto para o upsell quanto para o cross-sell, as vantagens da compra devem estar claras. Isso porque não se trata de simplesmente induzir o cliente a gastar mais. É preciso que a decisão de compra seja feita de maneira consciente.
Por fim, tome cuidado para não bombardear seu público com uma quantidade enorme de itens. As sugestões de produtos ou serviços devem ser simples para não confundir as pessoas e garantir que elas mantenham o foco.
O que achou das dicas? Que tal conferir outros meios de aumentar ainda mais suas vendas? Clique aqui e veja como aumentar as suas vendas com a loja online da Algar Telecom!
Deixe seu comentário