A comunicação empresarial garante o alinhamento dos processos, o entendimento das necessidades do negócio e execução das tarefas. Quando a comunicação não está bem alinhada, todo andamento da organização pode ser prejudicado. Em alguns casos, os problemas com a comunicação empresarial podem prejudicar a imagem da companhia externamente.
Identificar os problemas que prejudicam a comunicação interna e resolvê-los não é uma tarefa simples. Pelo contrário, é preciso observar e estar atento para a empresa como um todo. Neste artigo, vamos mostrar alguns problemas que a sua companhia pode estar enfrentando e como você pode resolvê-los. Confira!
Para algumas empresas, ter profissionais atuando em locais diferentes, como em casa ou no cliente, pode ser um problema. A distância prejudica a comunicação e atrapalha o andamento dos processos.
A solução, nesses casos, é contar com um sistema de comunicação direta e que possa ser utilizada por todos. Alguns recursos, como Google Hangouts, Skype e Slack já são usados por muitas empresas e facilitam o contato.
A rotina dentro de uma empresa é bastante atribulada e nem sempre as agendas combinam. Quando isso acontece, o evento acaba sendo adiado e os assuntos que precisam ser resolvidos também.
Não é necessário que todos estejam no mesmo local para realizar uma reunião. Aplicativos e sistemas permitem que qualquer pessoa com um celular ou computador e internet consiga se reunir com outros profissionais.
O armazenamento de arquivos é um desafio que muitas empresas enfrentam. O uso de HDs e pen drives acaba atrapalhando ainda mais o processo. Esses recursos podem corromper os arquivos facilmente devido à má utilização.
Isso sem falar de situações em que o dispositivo é perdido ou o documento apagado. Usar esse tipo de recurso para compartilhar dados e documentos, principalmente sensíveis, é muito arriscado.
A empresa deve contar com sistemas próprios para o armazenamento e compartilhamento dos documentos. Esses recursos permitem o bloqueio dos arquivos, assim não há risco de serem apagados. Além disso, apenas quem tem acesso ao sistema conseguirá visualizar os arquivos.
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Uma queixa bastante comum entre os gestores corporativos é a dificuldade em fazer a mensagem chegar a todos na empresa. Isso acontece por diversos fatores. Muitas vezes, a mensagem até chega, mas não é compreendida. Dessa forma, é natural que haja inconsistências e divergências nas informações.
A empresa deve investir em sistemas de comunicação interna. Esses sistemas contam com recursos que permitem a publicação de comunicados que podem ser acessados pelos colaboradores a qualquer momento. Em casos de dúvida, o colaborador pode interagir diretamente com o responsável pela mensagem ou com toda a equipe.
A falta de organização nos projetos nem sempre é responsabilidade de um profissional. Os procedimentos adotados pela empresa também prejudicam a organização. A falta de integração entre sistemas, por exemplo, ou falta de conexão entre equipes e departamentos, impedem a organização.
Para resolver esse problema, a empresa precisa investir em recursos que permitam interligar as áreas que atuam em conjunto. O sistema deve facilitar a comunicação empresarial e a conexão dos processos.
Contar com recursos que modernizam a operação e facilitam a comunicação empresarial torna as tarefas mais ágeis e eficientes. Atuando dessa forma, os profissionais se tornam mais produtivos e os processos são modernizados. O Office 365 da Algar Telecom é uma ferramenta que proporciona essa e outras soluções para as empresas.
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