1. Home
  2. /
  3. MGE
  4. /
  5. 5 problemas de comunicação empresarial mais comuns e como resolvê-los


MGE Escrito por Algar Telecom | 30 de outubro de 2019

5 problemas de comunicação empresarial mais comuns e como resolvê-los

Tempo de leitura: 3 minutos
Tempo de leitura: 3 minutos

A comunicação empresarial garante o alinhamento dos processos, o entendimento das necessidades do negócio e execução das tarefas. Quando a comunicação não está bem alinhada, todo andamento da organização pode ser prejudicado. Em alguns casos, os problemas com a comunicação empresarial podem prejudicar a imagem da companhia externamente.

Identificar os problemas que prejudicam a comunicação interna e resolvê-los não é uma tarefa simples. Pelo contrário, é preciso observar e estar atento para a empresa como um todo. Neste artigo, vamos mostrar alguns problemas que a sua companhia pode estar enfrentando e como você pode resolvê-los. Confira!

5 problemas de comunicação empresarial que sua empresa pode enfrentar

1. Profissionais alocados em locais diferentes

Para algumas empresas, ter profissionais atuando em locais diferentes, como em casa ou no cliente, pode ser um problema. A distância prejudica a comunicação e atrapalha o andamento dos processos.

A solução, nesses casos, é contar com um sistema de comunicação direta e que possa ser utilizada por todos. Alguns recursos, como Google Hangouts, Skype e Slack já são usados por muitas empresas e facilitam o contato.

2. Combinar agendas para reuniões

A rotina dentro de uma empresa é bastante atribulada e nem sempre as agendas combinam. Quando isso acontece, o evento acaba sendo adiado e os assuntos que precisam ser resolvidos também.

Não é necessário que todos estejam no mesmo local para realizar uma reunião. Aplicativos e sistemas permitem que qualquer pessoa com um celular ou computador e internet consiga se reunir com outros profissionais.

office 365

3. Arquivos perdidos ou corrompidos

O armazenamento de arquivos é um desafio que muitas empresas enfrentam. O uso de HDs e pen drives acaba atrapalhando ainda mais o processo. Esses recursos podem corromper os arquivos facilmente devido à má utilização.

Isso sem falar de situações em que o dispositivo é perdido ou o documento apagado. Usar esse tipo de recurso para compartilhar dados e documentos, principalmente sensíveis, é muito arriscado.

A empresa deve contar com sistemas próprios para o armazenamento e compartilhamento dos documentos. Esses recursos permitem o bloqueio dos arquivos, assim não há risco de serem apagados. Além disso, apenas quem tem acesso ao sistema conseguirá visualizar os arquivos.

Leia também: SISTEMAS DE GESTÃO | POR QUE AS EMPRESAS ESTÃO ADOTANDO?

4. Levar a mensagem a todos da empresa

Uma queixa bastante comum entre os gestores corporativos é a dificuldade em fazer a mensagem chegar a todos na empresa. Isso acontece por diversos fatores. Muitas vezes, a mensagem até chega, mas não é compreendida. Dessa forma, é natural que haja inconsistências e divergências nas informações.

A empresa deve investir em sistemas de comunicação interna. Esses sistemas contam com recursos que permitem a publicação de comunicados que podem ser acessados pelos colaboradores a qualquer momento. Em casos de dúvida, o colaborador pode interagir diretamente com o responsável pela mensagem ou com toda a equipe.

5. Falta de organização nos projetos

A falta de organização nos projetos nem sempre é responsabilidade de um profissional. Os procedimentos adotados pela empresa também prejudicam a organização. A falta de integração entre sistemas, por exemplo, ou falta de conexão entre equipes e departamentos, impedem a organização.

Para resolver esse problema, a empresa precisa investir em recursos que permitam interligar as áreas que atuam em conjunto. O sistema deve facilitar a comunicação empresarial e a conexão dos processos.

Contar com recursos que modernizam a operação e facilitam a comunicação empresarial torna as tarefas mais ágeis e eficientes. Atuando dessa forma, os profissionais se tornam mais produtivos e os processos são modernizados. O Office 365 da Algar Telecom é uma ferramenta que proporciona essa e outras soluções para as empresas.

Deixe seu comentário