6 dicas para aumentar a retenção de clientes

Escrito por humanos

Nenhuma empresa deseja perder clientes. Mas, para isso, não basta apenas oferecer bons produtos e serviços de qualidade, pois a retenção de clientes demanda alguns esforços extras.

Se você tem tido dificuldades para manter os clientes que conquistou, saiba que dá tempo de correr atrás do prejuízo. Veja quais práticas sua empresa pode adotar para aumentar a retenção de clientes!

O que significa reter clientes?

Diversos benefícios podem ser desfrutados pelas empresas que trabalham para manter o vínculo estabelecido com os clientes. É sobre isso que se trata a retenção. Não é à toa que esta é uma preocupação sobretudo de empresas que oferecem serviços contínuos e que podem ser cancelados a qualquer hora.

Você já deve ter ouvido falar que reter clientes sai mais barato do que atrair novos clientes, não é mesmo? Afinal, novas estratégias de atração demandam muito mais recursos e tempo de trabalho. Ao valorizar o cliente e colocar em prática algumas atitudes, a empresa pode conseguir o sucesso esperado com o seu público.

6 maneiras de garantir a retenção de clientes

1. Ofereça um atendimento de qualidade

Em qualquer assunto ligado ao relacionamento, a excelência no atendimento é um ponto crucial. Mais do que saber tratar bem os clientes, você deve assegurar que eles façam o melhor proveito do que contrataram ou compraram. Além disso, é preciso estar sempre à disposição para oferecer suporte e resolver problemas com agilidade.

2. Conheça o cliente a fundo

A sua empresa conhece, de fato, o público-alvo? A retenção de clientes depende de informações precisas sobre o perfil deles, o que gostam, como se comportam ao consumir, quais são seus valores etc. Por meio destas informações, fica mais fácil criar uma estratégia adequada de retenção de clientes.

3. Tenha programas de fidelidade

Os programas de fidelização costumam trazer bons resultados quando, de fato, apresentam vantagens ao cliente. Saiba que é preciso ter regras claras e oferecer benefícios reais. Afinal, quando eles são mal planejados, podem produzir o efeito inverso e acabar comprometendo a imagem da empresa.

4. Invista no pós-venda

Depois de o cliente fazer a compra, a sua empresa mantém contato com ele? O fato de alguém ter escolhido o seu produto ou serviço para atender certa necessidade não significa que você “ganhou” o cliente. O pós-venda é fundamental para descobrir se o cliente está satisfeito com a compra e, ao mesmo tempo, mostrar que a empresa não está preocupada apenas em vender.

5. Use métricas

Se você não usa métricas no seu negócio, saiba que adotá-las é crucial para a retenção de clientes. Isso porque são elas que permitem fazer uma análise dos resultados e tomar decisões mais apropriadas. No caso de serviços por assinatura, por exemplo, o nível da taxa de cancelamento é um indicativo para planejar ações.

6. Dê valor à sua marca

Tente não criar aquela reputação de empresa que trata melhor os novos clientes do que os que já utilizam o serviço há mais tempo. Dessa maneira, mantenha os clientes atuais atualizados sobre as novidades, ressalte as vantagens oferecidas etc. Essas atitudes impactam diretamente a retenção de clientes.

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