1. Home
  2. /
  3. MPE
  4. /
  5. Tudo sobre ERP: o que é, quais os principais módulos e benefícios


MPE Escrito por Algar Telecom | 13 de setembro de 2019

Tudo sobre ERP: o que é, quais os principais módulos e benefícios

Tempo de leitura: 3 minutos
Tempo de leitura: 3 minutos

O ERP é um sistema de gestão que permite a integração de diversas áreas da empresa, como financeiro, estoque, contabilidade etc. O objetivo da ferramenta é automatizar a gestão, tornando-a mais simples, eficiente e segura.

Utilizando um ERP, a empresa tem acesso fácil às informações de gestão dos departamentos e pode utilizar esses dados de forma estratégica. Além disso, tem a visão macro do negócio e micro de cada departamento. Neste artigo, você vai entender mais sobre esse tipo de recurso. Confira!

O que é ERP?

ERP é a sigla para Enterprise Resource Planning. Em português o termo significa Sistema Integrado de Gestão Empresarial. Ou seja, um ERP é um software que permite a gestão da empresa de forma integrada, pois reúne informações de diferentes áreas.

Quais são os principais módulos de um ERP?

Atualmente, é possível encontrar ERPs para diferentes setores da indústria, mas, em geral, todos contam com módulos básicos:

  • RH;
  • Fiscal;
  • Estoque;
  • Compras;
  • Produção;
  • Financeiro;
  • Faturamento;
  • Gerenciamento de projetos.

Cada módulo conta com recursos específicos para atender determinada área e as informações são sincronizadas. Por exemplo, o módulo de compras é utilizado para inserir as informações sobre os produtos que foram comprados e entraram no estoque.

Esse módulo exige o lançamento da nota fiscal da compra. Quando um produto é vendido, é preciso dar a baixa no sistema de estoque. No e-commerce, a baixa é feita de forma automática, assim que o produto é comprado pelo cliente. Nesse processo, o sistema integra os módulos de compra, fiscal e estoque.

Outros módulos também são sincronizados de acordo com a necessidade de uso e conexão entre as áreas.

6 benefícios de adotar um ERP em sua empresa

Acesso de qualquer lugar

A flexibilização das relações de trabalho permite que os colaboradores realizem suas atividades de suas casas, coworkings ou de qualquer outro lugar. Para isso, é fundamental contar com um recurso que ofereça mobilidade.

Um ERP na nuvem permite que o profissional acesse o serviço de qualquer dispositivo conectado à internet.

Segurança para as informações da empresa

O ERP é um sistema seguro que permite a inserção dos dados da empresa e é acessado por meio de login e senha. O software conta com recursos de segurança que evitam o acesso de pessoas mal-intencionadas.

Leia também:COMO GARANTIR A SEGURANÇA DE DADOS DO SEU ESCRITÓRIO?

Eficiência nos processos

Processos manuais tomam muito tempo dos profissionais e prejudicam a eficiência das tarefas. Além disso, estão mais sujeitos a erros e perda de informações. Com o ERP, as informações ficam registradas no sistema, evitando riscos de inconsistências nas informações. As alterações são registradas, podendo ser identificadas.

Controle financeiro em tempo real

Não saber como andam as movimentações financeiras da empresa pode prejudicar os negócios. No ERP, as informações sobre transações bancárias, entradas e saídas são registradas e atualizadas em tempo real. Dessa forma, o gestor tem mais autonomia e agilidade para tomar decisões estratégicas.

Inventários de estoque atualizados

A gestão de estoque causa muita dor de cabeça nas empresas. A falta de atualização pode resultar em prejuízos e problemas com os clientes, caso um produto indisponível seja vendido, por exemplo.

O ERP sincroniza as informações do estoque em tempo real, permitindo que os profissionais do setor e seus gestores saibam exatamente a situação do departamento.

Reduz os custos da empresa

O ERP é um único sistema com diferentes módulos que são utilizados de forma integrada. Com isso, a empresa não precisa investir em um sistema para cada área. O uso do recurso torna os processos mais ágeis e eficientes, evitando que os profissionais percam tempo com atividades desnecessárias.

Usar um ERP é uma decisão estratégica que vai oferecer benefícios para a empresa, seus colaboradores e clientes. Antes de contratar o serviço é preciso analisar as necessidades da empresa para identificar a melhor opção. Veja como escolher o ERP para sua empresa neste artigo!

cloudbackup

Deixe seu comentário