1. Home
  2. /
  3. MPE
  4. /
  5. Taxa de upload: o que é e quais as vantagens em aumentá-la


MPE Escrito por Algar Telecom | 16 de setembro de 2019

Taxa de upload: o que é e quais as vantagens em aumentá-la

Tempo de leitura: 3 minutos
Tempo de leitura: 3 minutos

Você sabe o que é taxa de upload? Sabia que o termo upload se refere ao ato de enviar dados de um computador local para um servidor remoto? Por exemplo, quando você anexa um documento a uma mensagem de e-mail, posta uma foto nas redes sociais, carrega um vídeo no YouTube, você está fazendo o upload de dados.

Portanto, a chamada taxa de upload diz respeito à velocidade dessa transmissão de arquivos. Veja abaixo tudo o que você precisa saber sobre o assunto e por que sua empresa deve contar com uma alta velocidade para o envio de dados.

Qual a diferença entre taxa de upload e taxa de download?

A taxa de download costuma ser muito mais conhecida pela maioria das pessoas do que a taxa de upload. Isso porque, ao contratar um plano de internet, a velocidade oferecida diz respeito à taxa de download que a sua conexão pode alcançar ao baixar dados.

Embora a velocidade de download seja mais alta que a taxa de upload, já que os usuários recebem um maior volume de dados em comparação ao que é enviado, a última não deixa de ser igualmente importante para a sua empresa.

Quando a taxa de upload é muito baixa, a navegação na internet corre o risco de ter a sua qualidade comprometida. No dia a dia de uma empresa, esse impacto pode ser sentido, por exemplo, na hora de anexar um arquivo a um e-mail ou salvar documentos do computador na nuvem. Apesar de parecer bobagem, essa lentidão pode levar a uma significativa perda de tempo.

Portanto, vale a pena gerenciar o seu plano de internet e fazer testes de velocidade periódicos para saber se o seu provedor de internet está realmente entregando a velocidade contratada. Afinal, a diminuição na taxa de upload e download é capaz de afetar significativamente a produtividade dos colaboradores.

Saiba como verificar a taxa de upload

Geralmente, a qualidade da internet banda larga é testada apenas quando acontecem quedas no serviço, falhas recorrentes ou nos dias em que a conexão está muito lenta. Entretanto, vale a pena testar a taxa de upload e download de vez em quando.

Não sabe como fazer isso? Acesse este link e, em apenas um clique, você tem acesso às informações sobre a sua conexão. Caso você identifique que a velocidade está muito abaixo da contratada, entre em contato com a operadora para cobrar a entrega do serviço.

Por que sua empresa deve contar com uma boa taxa de upload?

Ao contratar um plano de internet, tenha em mente o tamanho e a natureza do seu negócio. Quanto maior for o número de colaboradores conectados e a quantidade de dados enviados, maior deve ser a taxa de upload.

Para avaliar qual é a velocidade necessária, você pode fazer um levantamento simples das atividades da empresa que envolvem o envio de arquivos e a transferência de um alto volume de dados.

Com o crescimento das soluções baseadas na nuvem, a importância da taxa de upload cresce cada vez mais. Afinal, quando muitas pessoas estão transferindo arquivos de um computador local para um servidor remoto, a necessidade de uma velocidade alta é ainda maior.

Leia também: NUVEM PARA PEQUENAS EMPRESAS: 7 MOTIVOS PARA ADERIR A ESSA TECNOLOGIA

Isso significa que a sua empresa só tem a ganhar com o aumento da taxa de transferência de dados, já que seus colaboradores não precisarão mais perder tempo devido à lentidão na conexão, conseguindo ter ganhos significativos em produtividade.

Ficou interessado em saber o que é preciso ser feito para aumentar a velocidade de upload da sua empresa? Leia este conteúdo e descubra como!

empresas

Deixe seu comentário