Ticket médio: o que é, como calcular e como faturar mais

Escrito por humanos

De forma direta: o ticket médio é a métrica que calcula o valor médio gasto pelo cliente com os produtos ou serviços de uma empresa. Ou seja, é o KPI que mostra o comportamento do consumidor junto a uma marca.

Acompanhar o ticket médio não é importante apenas para medir o número de vendas, mas também para entender o nível de satisfação do consumidor os serviços oferecidos. Isso torna a mensuração do KPI uma parte essencial de qualquer estratégia.

Para que você entenda de vez como funciona o ticket médio, apresentaremos os pontos mais importantes sobre a métrica, além de dicas de como aumentá-la no seu negócio. Continue lendo e saiba mais!

Como calcular o ticket médio?

Para que o cálculo do ticket médio possa ser feito de maneira correta é preciso estabelecer um período de análise – com o mínimo de 1 mês.

Definido o tempo de cobertura, você deve buscar os valores faturados e o número de pedidos dentro desse período. Com os dados em mãos, basta aplicar uma divisão. Vamos a um exemplo para ficar mais claro.

Digamos que, em um período de 6 meses, a sua empresa faturou 100 mil reais, sendo que nessa mesma época foram realizados 200 pedidos. A fórmula ficaria da seguinte maneira:

Ticket médio = faturamento total / número de pedidos

Ticket médio = R$ 100.000 / 200 = R$ 500

Assim, o seu ticket médio no período de 6 meses seria equivalente a R$500,00.

Como aumentar o ticket médio da sua empresa?

Agora que você já sabe o conceito, a importância, além da fórmula de cálculo do ticket médio, confira algumas dicas de como aumentá-lo, impulsionando o faturamento da sua empresa por consequência.

Ofereça um mix maior de produtos ou serviços

Aumentar o mix de produtos ou serviços é uma ótima maneira de elevar o ticket médio do seu negócio. Por exemplo, se a sua empresa realiza manutenções de computador, pode começar a vendas peças e acessórios de informática.

Com isso, o cliente,além de consertar o seu equipamento, pode adquirir hardwares e softwares durante o serviço.

Disponibilize facilidades, como frete grátis, a partir de determinado valor

Um dos segredos para impulsionar o valor do ticket médio é oferecer facilidades para o cliente, desenvolvendo estratégias que chamem a atenção do público.

Hoje, graças à internet, muitas transações são realizadas de maneira on-line. Esse cenário é uma ótima oportunidade para atrair clientes oferecendo frete grátis a partir de um determinado valor de compra. Essa vantagem é um ótimo incentivo para o usuário aumentar o ticket de compra.

Para evitar prejuízos para o seu negócio, é vital calcular a margem de lucro antes de oferecer qualquer facilidade. Além disso, é interessante negociar novos preços com as empresas transportadoras.

Invista no aperfeiçoamento de vendedores e atendentes

Muitas vezes, o ticket médio não apresenta um valor acima porque o trabalho de base não está sendo realizado corretamente. Ou seja, vendedores e atendentes não estão cumprindo com sua parte.

É comum o cliente apresentar dúvidas e receios quanto a determinados produtos e/ou serviços. Os colaboradores da empresa são justamente as pessoas responsáveis para resolver essas questões e apresentar os benefícios para o consumidor. Quando isso não acontece, a compra não acontece ou é realizada com valores mínimos.

Para garantir um cenário positivo, é importante investir no treinamento de pessoal, desenvolvendo as habilidades individuais e coletivas dos trabalhadores. Assim, todos estarão preparados para atender os clientes e oferecer uma experiência diferenciada.

Sem dúvida, o ticket médio é uma das métricas mais importantes de qualquer negócio. Ao monitorá-lo, a empresa consegue ter real noção sobre os ganhos e não corre o risco de cair na ilusão do número de vendas. Por isso, analise as dicas apresentadas e trabalhe para aumentar cada vez mais o ticket médio da sua organização.

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