Receba conteúdo diretamente no Messenger Podcasts exclusivos, direto no Spotify

Como uma solução de videoconferência pode aumentar a produtividade nas empresas?

Algar Telecom | 20 de fevereiro de 2019

MGE

Toda empresa que sabe usar a tecnologia a favor dos negócios está adotando a solução de videoconferência. Trata-se de um investimento eficiente e que traz vários benefícios para o aumento da produtividade e redução de custos nas organizações.

Essa tecnologia eliminou para sempre as distâncias físicas entre os colaboradores. Por meio de qualquer dispositivo conectado à internet, todos podem participar de reuniões online como se estivem no mesmo local.

Quer saber mais sobre as vantagens da solução de videoconferência? Então continue lendo e saiba por que a sua empresa não pode ficar de fora dessa!

Solução de videoconferência: conheça os principais benefícios

1. Maior produtividade

Foi-se o tempo em que as pessoas precisavam gastar boa parte do expediente trocando e-mails ou falando pelo telefone para conseguir resolver algum problema ou tomar uma decisão. Afinal de contas, com a solução de videoconferência tudo ficou mais fácil.

Graças aos recursos de áudio e vídeo de alta qualidade, o dia a dia do mundo corporativo foi otimizado. Isso leva a um aumento significativo em termos de produtividade dos colaboradores, já que eles podem interagir em tempo real a partir de seus computadores e dispositivos móveis, sem ter que perder tempo com nada.

2. Mobilidade

Com a solução de videoconferência, fazer uma reunião se tornou uma tarefa muito mais simples. A mobilidade dessa ferramenta elimina a necessidade de deslocamento e, portanto, as conversas podem acontecem a qualquer hora e em qualquer lugar.

Isso é uma ótima vantagem especialmente nos casos em que é preciso marcar reuniões com urgência. Em vez de as pessoas terem que correr para o escritório, elas podem tomar decisões importantes de onde estiverem.

3. Mais agilidade

A solução de videoconferência traz mais agilidade para as empresas, pois elas oferecem diversos recursos úteis. Além de facilitar a participação de várias pessoas em uma mesma conversa, esses recursos fazem com que o encontro pareça presencial.

Mas como assim? A solução permite que os participantes compartilhem informações com os demais, como imagens, áudios, gráficos e outros tipos de arquivos. Dessa forma, é possível fazer demonstrações práticas, tirar dúvidas e tomar decisões conjuntas com rapidez.

4. Menos burocracia

Um dos objetivos da solução de videoconferência é fugir da burocracia das empresas. Embora seja algo inevitável, principalmente nas organizações de maior porte, saiba que é possível trazer certo alívio para as questões burocráticas.

Não ter que reservar uma sala para a reunião é apenas um dos exemplos. Ainda, no caso de algum participante estar ausente do escritório, a conversa não precisa ser cancelada. Afinal, todos podem participar online.

5. Redução de custos

Por fim, outro benefício da solução de videoconferência é a redução de custos. Isso só é possível porque a mobilidade proporcionada por ela evita o gasto com as viagens dos colaboradores, que acabam causando um desperdício significativo de recursos.

Sobretudo no caso de empresas com unidades em diferentes cidades, estados e até mesmo países, a porcentagem do orçamento gasto com os deslocamentos acaba sendo bem alta. Portanto, por meio dessa ferramenta, esses custos podem ser direcionados a outras áreas da empresa.

Ficou interessado na solução de videoconferência? Leia esse conteúdo e conheça os dois modelos disponíveis no mercado!

Posts relacionados:

Para melhorar sua experiência,
selecione um perfil de conteúdo: