7 motivos para migrar seus servidores de e-mail para a nuvem

Escrito por humanos

Os servidores de e-mail mais utilizados em todo mundo ainda são soluções on-premises, híbridas ou hospedadas em data centers físicos. Há muito receio e dúvida por parte dos CIOs e diretores de empresas quando o assunto é solução em nuvem.

A desconfiança parte da falta de informação e conhecimento dos recursos e possibilidades oferecidos pela hospedagem em nuvem. O objetivo deste artigo é mudar essa percepção equivocada e mostrar como a nuvem vai ajudar o seu negócio. Confira!

Por que você deve migrar seus servidores de e-mail para nuvem? Veja 7 motivos!

1. Garantia de funcionamento

A disponibilidade de um servidor de e-mail on-premises ou hospedado em data centers dependem totalmente do fornecedor ou da hospedagem. Em geral, esses recursos são limitados a um número de usuários, com isso sua possibilidade de atendimento tende a ser menor.

Em caso de instabilidade, é bem provável que os usuários sejam impactados. Os servidores em nuvem contam com data centers em todo o mundo, que permitem ter geo-redundância dos dados. Ainda assim, caso uma indisponibilidade seja enfrentada, os clientes estarão amparados por pelas cláusulas de compensação financeira de seus contratos.

2. Mobilidade de acesso

A mobilidade é um recurso essencial para empresas modernas. Os profissionais dependem de seus e-mails profissionais a todo momento, por esse motivo um servidor de e-mail deve proporcionar mobilidade. Muitos servidores de e-mail locais não contam com recursos que permitem o acesso de qualquer local e em qualquer momento.

Leia também: O QUE CONSIDERAR AO ESCOLHER UM DATA CENTER PARA O SEU NEGÓCIO?

3. Recuperação de desastres

A recuperação de desastres é uma estratégia que visa minimizar os impactos causados por qualquer problema técnico que o servidor possa sofrer. A maioria das empresas não conta com uma infraestrutura adequada para conduzir um plano de recuperação de desastres.

Fornecedores que oferecem servidores de e-mail em nuvem precisam ter a recuperação de desastres em seus planos, pois é uma garantia de segurança oferecida ao cliente.

4. Conectividade

Caso a empresa sofra uma instabilidade em sua conexão de internet, os colaboradores conseguirão acessar seus e-mails a partir de outras conexões, como 4g, por exemplo. Ou seja, a conectividade é mantida. O que não é possível com servidores de e-mail hospedados em servidores físicos.

5. Segurança

Os servidores de e-mail em nuvem oferecem múltiplos recursos de segurança para proteger as informações de seus clientes. Os servidores tradicionais também contam com seus recursos, porém são mais fáceis de serem invadidos, principalmente por colaboradores mal-intencionados.

6. Variedade de serviços

Um servidor de e-mail em nuvem oferece mais do que a possibilidade do envio e recebimento de mensagens on-line. Dependendo do serviço contratado, o cliente terá acesso a ligações por VoIP, vídeo conferências, planilhas, compartilhamento de tela, criação de alertas, sincronização com gerenciadores de tarefas etc.

7. Economia

Um servidor interno gera uma série de custos para a empresa, como com a compra de equipamentos, plataformas de e-mail, racks, eletricidade, refrigeração, equipe de suporte etc.

O custo da contratação de um serviço de e-mail em nuvem é fixo, vai depender do número de usuários ou da capacidade contratada. A empresa não terá que se preocupar com a manutenção desses recursos.

O e-mail é uma ferramenta fundamental para a comunicação e efetivação dos negócios. Terceirizar a manutenção e a garantia de segurança desse serviço vai reduzir o volume de processos e responsabilidades que a empresa precisa lidar.

Os data centers devem ser destinados para ações e necessidades mais estratégicas. Para isso, é preciso ter cuidado com os recursos utilizados. Afinal, as informações inseridas nesse local devem permanecer em segurança.

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