MPE Algar Telecom | 21 de janeiro de 2020

Startups que Decolaram – Airbnb: conheça a história e como tudo começou

Tempo de leitura: 5 minutos

Sem dinheiro para se manter na Europa, Brian Chesky resolveu se mudar para a casa de um amigo nos Estados Unidos. Mas a situação por lá não estava tão diferente. Foi então que eles decidiram alugar colchões infláveis e a sala de casa para pessoas desconhecidas, criando assim uma das maiores startups de sucesso no mundo.

Por mais aleatória que pareça essa história, ela é real e marca o início de uma incrível trajetória. Com pouquíssimo investimento e uma enorme necessidade de ganhar dinheiro, três jovens amigos conseguiram revolucionar o setor de hospedagem para sempre.

Continuando a nossa série sobre startups de sucesso, hoje vamos destrinchar a história da Airbnb. Uma empresa com pouco mais de 10 anos que já alcançou a casa dos bilhões em valor de mercado.

Boa leitura!

Como foi o começo da Airbnb?

Airbnb é a sigla para a expressão “Air Bed and Breakfast” (Ar, cama e café da manhã, em português). O significado do nome da empresa ajuda a entender como tudo começou.

Como dito na introdução, a história se inicia em 2007, quando Brian Chesky viaja para a casa do seu amigo Joe Gebbia, em São Francisco, Estados Unidos.

Sem dinheiro para pagar as contas, os dois jovens resolvem alugar cômodos da residência e alguns colchões infláveis para hóspedes que iriam participar de uma conferência na cidade, mas que não tinham encontrado quartos de hotéis disponíveis.

A ideia, ou pelo menos era o que eles acreditavam, era acomodar jovens que não ligavam para luxo ou muito conforto. Porém, os primeiros “clientes” da dupla foram um pai de família, um indiano e uma mulher de meia idade.

Como não tinham nada diferenciado para oferecer, os amigos trabalharam a receptividade, conversando e ensinando para os hóspedes como poderiam se movimentar na cidade. A partir desse momento eles perceberam que era possível ganhar dinheiro alugando pequenos espaços da casa por um preço bem mais econômico que um quarto de hotel convencional.

Leia também: MERCADO DE STARTUPS | O QUE É, COMO ABRIR UMA, QUAIS PROBLEMAS SOLUCIONAM?

Quais foram as principais dificuldades e superações da startup?

Com a ideia definida, os dois amigos só tinham que criar uma forma de alcançar um número maior de pessoas. E foi aí que surgiu a primeira dificuldade. Brian e Joe eram designers e não sabiam como criar um site inovador.

Foi então que eles convidaram mais uma pessoa para englobar o projeto, Nathan Blecharczyk, programador formado na Universidade de Harvard. Naquele momento, Nathan já tinha passado por empresas como a Microsoft e outras marcas relevantes no mundo da tecnologia.

Com o trio formado, em 2008, o site oficial da empresa foi ao ar. O “Airbedandbreakfast.com” conectava pessoas que queriam alugar cômodos da sua casa a pessoas que estavam interessadas em diárias simples. A página era intuitiva e de fácil navegação.

Os três amigos ganhariam dinheiro cobrando uma pequena taxa toda vez que algum imóvel fosse alugado. O plano era ótimo e não tinha como dar errado, eles pensaram. Porém, a realidade foi completamente diferente.

O segundo e maior obstáculo enfrentado pela empresa foi a insegurança que usuários sentiam em alugar casas de pessoas desconhecidas. Como não havia nenhum tipo de garantia, era difícil convencer os potenciais clientes.

Em razão disso, a Airbnb simplesmente travou, e as pendências financeiras voltaram a assolar os amigos. Para se manter, os jovens passaram a vender cereais matinais para pessoas na rua. As caixas dos produtos carregavam as fotos de políticos como John McCain e Barack Obama.

A ideia inusitada chamou a atenção da imprensa, que passou a falar sobre os cerais matinais e, indiretamente, sobre a startup.

A partir daí a empresa ficou conhecida e várias pessoas começaram a se interessar nas hospedagens oferecidas pelo site. Pessoas famosas, como o ator Ashton Kutcher, não só gostaram da ideia como investiram dinheiro no projeto.

Foi o empurrão necessário para que a Airbnb crescesse e, no ano seguinte, já despontasse entre as startups de sucesso do Vale do Silício.

Como está a Airbnb, hoje, figurando entre as maiores startups de sucesso?

Hoje, a Airbnb não figura entre as startups de sucesso à toa. Os números da empresa são cada vez mais grandiosos. O seu valor de mercado já ultrapassa 13 bilhões de dólares e a marca está presente em mais de 190 países, oferecendo mais de 800.000 cômodos para aluguel.

Além disso, a empresa bateu o recorde de 25 milhões de clientes, tornando-se número 1 do mundo no ramo de hospedagem. Até as maiores redes hoteleiras ficam atrás da marca.

Outro ponto que faz da Airbnb um destaque até entre as principais startups de sucesso do mundo são as opções inusitadas de estadia. No site da empresa é possível alugar cômodos em castelos, barcos, casa na árvore, iglu e até na mansão do filme “Crepúsculo”. É de fato uma jornada que mostra que é possível ser bem-sucedido no mundo dos negócios ao utilizar as ferramentas corretas e manter o foco no objetivo principal.

Que tal agora conferir o nosso artigo com 6 dicas para uma parceria de sucesso entre startups e investidores?

empresas

Deixe seu comentário