Receba conteúdo diretamente no Messenger Podcasts exclusivos, direto no Spotify

E-business: entenda o que é este modelo de negócio

Algar Telecom | 29 de novembro de 2019

MPE

Modelos de negócio como o e-business estão fazendo cada vez mais sucesso. E isso não é à toa. A transformação digital é uma realidade, e por mais que algumas ações se mostrassem eficientes no passado, hoje, não há como se manter forte aplicando conceitos retrógados.

Se os consumidores desejam praticidade e agilidade, as empresas devem buscar maneiras de oferecer serviços e produtos que correspondam à expectativa. Não há segredo: quem entrega experiência, sai na frente da concorrência.

Então, para que a sua empresa continue a se destacar no mercado, neste artigo, apresentaremos o modelo de negócio utilizado por marcas de sucesso. Continue lendo e saiba mais. Boa leitura!

O que é e-business?

Basicamente, é um modelo de negócio que funciona de forma majoritariamente digital. Para entender o seu conceito, é interessante fazer um paralelo com o e-commerce, outra metodologia constantemente confundida com o e-business.

Embora o e-commerce seja o “comércio virtual”, alguns processos podem acontecer offline, como a negociação com fornecedores ou entrega da mercadoria, por exemplo. Já com o e-business é diferente, com todos os processos acontecendo de forma digital.

Na prática, o e-commerce é uma forma de e-business, sendo uma plataforma digital utilizada para comercialização de produtos e serviços.

Como transformar o seu negócio em um e-business?

Agora que você já sabe o que é o modelo, entenda como trabalhar a sua empresa dentro desse modelo de negócio.

Crie um plano de negócios

O primeiro passo deve ser a criação do plano de negócios, identificando as oportunidades de recursos e definindo as melhores ações para a empresa digital. É nesse ponto também que você estabelece uma persona e os valores de investimento necessários.

Defina uma plataforma

A definição da plataforma é uma escolha essencial para o sucesso do seu e-business. Aqui, você deve considerar o segmento de atuação do negócio a fim de garantir adequação a operação e ao plano de negócios.

Escolha um gateway de pagamento

Os clientes de empresas digitais buscam praticidade, tanto na hora de adquirir produtos e serviços quanto na hora de realizar os pagamentos. Por isso, ao escolher um gateway para esse fim, é importante considerar fatores como:

Desenvolva uma estratégia para atração

Uma empresa e-business deve ter uma estratégia inteligente para atração de clientes. Ou seja, não basta criar um site aleatório e esperar os consumidores surgirem repentinamente.

É necessário à implementação de técnicas para melhorar a atração e o engajamento de usuários, por exemplo:

  • Marketing de conteúdo;
  • Ferramentas SEO;
  • Redes sociais.

Quais empresas são bem sucedidas com o e-business?

Ainda está com dúvidas sobre a força do modelo dentro do mercado atual? Então, conheça algumas empresas bem sucedidas dentro dessa estratégia.

Netflix

A Netflix talvez seja o exemplo de e-business mais conhecido atualmente. A empresa também é uma ótima maneira de reforçar a forma como funciona esse modelo de negócios.

Como você sabe, a Netflix é um serviço de streaming, no qual você faz a contratação, a utilização e o cancelamento do contrato, sempre de maneira virtual. É exatamente como funciona o e-business, sem a necessidade de processos físicos.

Definitivamente, a Netflix não é um e-commerce, e sim um e-business de extremo sucesso.

Google

A gigante Google é outro grande exemplo de e-business. Embora muitas pessoas só conheçam o mecanismo de busca da empresa, a Google conta com um leque enorme de produtos e serviços para os seus usuários, tudo de maneira digital.

Plataformas EAD

As plataformas de ensino a distância também são negócios e-business. É preciso que existam as faculdades físicas, porém, a contratação, o ensino e as provas ocorrem através de ferramentas virtuais.

O sucesso dessas e outras empresas é a prova do quanto o e-business é um modelo de negócio importante na era digital. Nadar contra a maré da inovação é um erro que nenhum empreendedor deve cometer hoje em dia. Então, analise as informações apresentadas e não corra riscos de ser ultrapassado pela concorrência.

Para facilitar ainda mais o processo de e-business do seu negócio, confira o nosso guia de inovação para pequenas empresas.

Posts relacionados:

Para melhorar sua experiência,
selecione um perfil de conteúdo: