1. Home
  2. /
  3. MPE
  4. /
  5. 4 Soluções Tecnológicas Inovadoras para Alavancar PME


MPE Escrito por Algar Telecom | 2 de dezembro de 2019

4 Soluções Tecnológicas Inovadoras para Alavancar PME

Tempo de leitura: 4 minutos
Tempo de leitura: 4 minutos

De acordo com um estudo da International Data Corporation, as PMEs que investiram em soluções tecnológicas nos últimos anos fizeram um progresso maior do que aquelas empresas que usaram pouca ou nenhuma tecnologia.

Embora as PMEs tenham a tendência de diferir em tamanho e capacidade de crescimento, um desafio comum que todos enfrentam é como integrar a TI de maneira economicamente viável. Existe uma concepção — errada, diga-se de passagem — que a tecnologia é para os grandes.

No entanto, com os avanços da nuvem e outras ferramentas, a tecnologia está se democratizando, dando chance a você, pequeno ou médio empreendedor, ter acesso às mesmas soluções tecnológicas que os grandes players do mercado.

Dito isso, há uma série de mudanças tecnológicas que podem ser adotadas para ajudar no crescimento de seus negócios. Para te mostrar, separamos as principais delas no decorrer deste conteúdo. Acompanhe conosco!

Por que investir em soluções tecnológicas?

As soluções tecnológicas podem ser de natureza física ou digital, e navegam entre softwares e aplicativos, máquinas e equipamentos, entre outros. Sendo muito benéfico investir nesses recursos.

Isso, porque ao se investir em soluções em tecnologia, precisa-se compreender o cenário em que está posicionado a empresa e o custo-benefício para cada tipo de negócio. Há opções de investimento em máquinas e equipamentos ou softwares e aplicativos, por exemplo. 

Independente da natureza, soluções tecnológicas bem aplicadas proporcionam ao PME:

  • Aumento da produtividade da equipe;
  • Melhor controle das atividades;
  • Redução de custos nos processos;
  • Otimização da comunicação interna;
  • Melhor comunicação com o cliente.

A transformação digital propicia o aumento de soluções de natureza digital, fazendo com que investir em tecnologia impacte diretamente no crescimento da empresa. 

Soluções em tecnologia da informação

Atualmente, aumentou-se as opções de soluções digitais inovadoras que possibilitam a otimização dos processos das empresas. Apostar na automação e eficiência de processos é considerada uma escolha inteligente para melhorar o desempenho.

Ferramentas inovadoras fazem com que seu negócio possa oferecer soluções personalizadas para os clientes e também aos seus colaboradores. Desta forma, é um investimento que gera solução de processos. 

Quais são as soluções tecnológicas inovadoras para empresas?

Consideradas um grande investimento dentro das empresas, as soluções inovadoras trazem consigo uma grande vantagem competitiva quando relatamos a otimização dos processos internos. As opções do mercado visam tornar a operação mais ágil e resultar em um contato com o cliente mais efetivo e, por vezes, apoiado em dados.

Desta forma, conhecer as diferentes soluções em tecnologia garante ao seu negócio uma escolha mais assertiva para o tipo de operação. Possibilitando, assim, que melhore seu desempenho, reduza custos operacionais e desnecessários, eleve a qualidade de serviços e a produtividade da equipe. 

Conheça algumas soluções tecnológicas para PME a seguir:

1. Computação em nuvem

A computação em nuvem está ganhando força, isso ajuda as PMEs a se tornarem mais ágeis e a reduzir custos, obtendo vantagem competitiva. A capacidade de oferecer uma solução/serviço gerenciada por especialistas em servidores de dados seguros ajuda as PMEs a concentrarem seu tempo em inovar de maneira eficiente.

O modelo “pay as you go” da nuvem pode ajudar as PMEs a ajustar seu consumo de acordo com a necessidade. Ou seja, você não precisa pagar por uma infraestrutura grande e cara, para usar apenas uma pequena parte dela, mas paga apenas por aquele pedaço que consome.

2. Office 365

O Office 365, produto da Microsoft,  possui uma incrível variedade de recursos relacionados ao gerenciamento de e-mail, compartilhamento de arquivos e reuniões online. 

Uma das maiores vantagens do 365 é a capacidade de trabalhar em qualquer lugar, desde que você tenha uma conexão com a internet. Como é totalmente baseado em nuvem, você pode acessar seus e-mails, arquivos e programas do Office (Word, PowerPoint, Excel) de qualquer local e qualquer dispositivo.

É possível acessar seus arquivos sem estar online, o que significa que seus dados mais importantes sempre estarão com você. Seus arquivos também estarão seguros, já que a Microsoft utiliza criptografia SSL para protegê-los.

3. Analisando Big Data por meio de soluções tecnológicas

Organizações, pequenas ou grandes, geram grandes quantidades de dados de negócios. As soluções tecnológicas de Big Data ajudam as empresas a converter esses dados em informações significativas e ajudam a localizar o valor comercial neles.

O software e os aplicativos analíticos também podem ajudar as PMEs a aprofundar e avaliar a eficácia de suas iniciativas de marketing ou prever o desempenho durante um período de tempo.

4. Conectividade por Wi-Fi

Não há dúvidas sobre a importância da internet para o trabalho em absolutamente qualquer empresa ou setor. Quase tudo que fazemos hoje depende não só de ter uma conexão, mas de ter uma que funcione bem e 100% do tempo — afinal, o tempo de inatividade pode custar caro.

Um repetidor de sinal Wi-Fi expande o espaço de cobertura da sua rede Wi-Fi, aumentando ou amplificando os sinais existentes. Ele permite que todos os dispositivos sem fio dentro desse espaço de cobertura expandido se conectem à internet ou rede sem fio semelhante.

É uma solução única que funciona puxando um sinal fraco de Wi-Fi do transmissor. Em seguida, amplifica-o para transmitir a mais espaços, quando necessário. O repetidor de sinal Wi-Fi ajuda a estender eficientemente sua rede Wi-Fi, atingindo vários andares em um edifício e todos os cantos de um escritório.

Qual é a melhor solução para conquistar clientes?

Para conquistar clientes em um mundo hiperconectado, é importante oferecer rede Wi-Fi pública para os consumidores se sentirem mais confortáveis dentro do seu negócio. 

Além de melhorar a experiência do cliente, com um Wi-Fi inteligente, sua empresa pode obter informações valiosas, que ajudam a conhecê-lo melhor e, assim, oferecer soluções personalizadas. 

Smart Connect, nova solução de Wi-Fi inteligente da Algar Telecom, permite que você crie uma experiência positiva e envolvente enquanto os clientes estão em seu estabelecimento. E ainda faça a análise de dados de clientes que se conectaram à rede com alta precisão, respeitando as determinações da LGPD, tenha novos insights sobre o negócio e muito mais.

Gostou de conhecer as soluções tecnológicas para alavancar PME? Sua empresa merece as melhores condições para crescer. Aproveite e saiba mais sobre a solução Smart Connect!

Deixe seu comentário