Receba conteúdo diretamente no Messenger Podcasts exclusivos, direto no Spotify

Capital de giro: 3 dicas de como controlar suas finanças

Algar Telecom | 1 de janeiro de 2020

MPE

O capital de giro é uma ferramenta ligada diretamente à saúde financeira de um negócio. Por isso, saber como calculá-lo, e o momento certo de utilizá-lo, é fundamental para uma gestão segura e eficiente.

Quanto maior o controle no capital de giro, maior também é a garantia de o negócio cumprir com todas as suas obrigações, sendo um fator importante para a continuidade das atividades de uma empresa.

Para que você entenda mais sobre esse conceito e as maneiras de controlar melhor as suas finanças, preparamos este artigo. Continue com a gente e confira!

O que é o capital de giro?

Basicamente, o capital de giro é o suporte financeiro de uma empresa. É o ativo circulante utilizado para cobrir as despesas do negócio toda vez que o lucro mensal não consegue fazê-lo. Ele pode ser utilizado para quitar tanto custos fixos, quanto os variáveis.

Digamos que a sua empresa feche um contrato de serviço ou venda um produto a prazo — para receber o valor completo só depois de três meses. Com isso, nos dois meses subsequentes, o seu capital de giro terá que ser usado para garantir o cumprimento de todas as contas.

Esse ativo circulante pode vir dos mais variados recursos, por exemplo:

  • valores em conta bancária;
  • pagamentos a receber;
  • investimentos líquidos;
  • estoque da empresa.

Como calcular o seu capital de giro?

Para calcular o seu capital de giro, primeiro você deve identificar o Passivo Circulante e o Ativo Circulante. Entenda melhor.

Passivo circulante (PC)

O Passivo Circulante diz respeito aos custos fixos, ou seja, as despesas que a sua empresa não pode deixar de cumprir, por exemplo:

  • pagamento de fornecedores;
  • contas de energia e água;
  • encargos trabalhistas;
  • empréstimos;
  • salários;
  • aluguel.

Ativo circulante (AC)

Por sua vez, o Ativo Circulante é toda forma de recurso que a empresa pode converter em liquidez financeira, como aplicações, títulos, entre outros.

Com isso, basta subtrair o Passivo Circulante do Ativo Circulante para achar o Capital de Giro Líquido (CGL). A fórmula é a seguinte:

CGL = AC – PC

Qual é a diferença entre Capital de Giro e Patrimônio?

Um erro comum de muitos proprietários é confundir o Capital de Giro com o Patrimônio. Porém, é muito importante saber diferenciá-los.

O Patrimônio representa os direitos, os bens e as obrigações vinculados a uma empresa ou mesmo a uma pessoa.

Já o Capital de giro, como explicado, é como uma conta reserva utilizada quando a empresa precisa de recursos extras a fim de quitar suas despesas.

Como controlar as suas finanças?

Agora que você já sabe o que é o capital de giro, confira algumas dicas de como controlar as finanças para não depender tanto dos seus recursos extras.

1. Diminua os seus gastos gradativamente

O primeiro passo para controlar as suas finanças é identificar todos os gastos da empresa a fim de diminuí-los o tanto quanto possível. Muitas vezes, as despesas ultrapassam os ganhos simplesmente porque não há uma iniciativa por parte da gestão para controlar os custos.

2. Saiba negociar as dívidas com fornecedores

Os fornecedores devem ser os seus parceiros de negócio. A partir de um relacionamento saudável, você consegue negociar melhores acordos para as dívidas em aberto, por exemplo, com prazos mais longos ou valores mais baratos em pagamentos à vista.

3. Mantenha a disciplina na utilização do capital de giro

Sempre que utilizar o capital de giro, mantenha a disciplina na reposição. Ou seja, reponha assim os valores em caixa começarem a entrar. Sem esse gerenciamento, você corre o risco de perder o controle sobre as finanças.

O capital de giro é essencial para o sucesso de uma empresa. Para algumas instituições financeiras, por exemplo, o valor desse ativo é fundamental para aprovação ou não de empréstimos e financiamentos. Por isso, vale a pena se manter disciplinado e utilizá-lo de maneira consciente.

Quer controlar as suas finanças com inteligência e eficácia? Conheça o Gestão Financeira, o sistema online da Algar Telecom.

Posts relacionados:

Para melhorar sua experiência,
selecione um perfil de conteúdo: